Como regular o intestino e não ser surpreendido na corrida

U Fabíola Cunha    t 27 de outubro de 2016


Há uma razão pela qual banheiros químicos são colocados em locais onde ocorrem corridas de rua, maratonas e eventos do tipo: muitos corredores querem e precisam esvaziar o intestino antes de correr quilômetros seguidos.

Parece desagradável falar nisso? Pois essa é uma preocupação muito válida – durante uma corrida longa, ser surpreendido com cólica, gases e a vontade propriamente dita de usar o banheiro – pode acabar com meses de treino e esforço disciplinado.

intestino

Os movimentos que os corredores fazem, movendo pernas, contraindo e descontraindo músculos pélvicos, faz com que o cólon – porção final do intestino – também se movimente, o que pode induzir a uma dor de barriga.

Então o que fazer para que o intestino funcione antes de uma corrida, não durante?

Beber café

intestino

Um xícara de café forte na alimentação pré-corrida pode ajudar o intestino a despertar e tem efeito laxativo para muitas pessoas. Um chá feito de gengibre ralado, suco de um limão, 1 colher de chá de mel e 1 colher de sobremesa de óleo de coco pode ajudar aqueles que não gostam ou não podem tomar café.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre a memória muscular.

Dê tempo ao tempo

intestino

Longas filas para usar o banheiro químico antes da corrida ou simplesmente acordar em cima da hora são problemas a serem evitados. Acorde mais cedo, tome o café da manhã com tempo para aquela ida ao banheiro satisfatória. Uma hora a menos de sono é bem mais vantajoso que uma inesperada urgência no meio da pista.

Tome café da manhã

intestino

Fazer uma refeição matinal, com o estômago – afinal, você estava dormindo – é o suficiente para estimular o reflexo gastrocólico: o movimento peristáltico do intestino como consequência da entrada de alimento no sistema digestório.

Nada de laxantes

intestino

Por mais suaves ou naturais que sejam, os laxantes podem causar cólica ou funcionar…demais. O efeito pode ser uma contínua necessidade de ir ao banheiro, durante todo o dia, ao invés de apenas uma vez, como esperado – e necessário. Especialmente em pessoas que nunca usam esse tipo de remédio.

Alongue-se e relaxe

intestino

Alongar os músculos das pernas, abdome e costas faz com que o intestino acorde. Aquecimento leve também tem esse efeito – nada de tentar 20 polichinelos ou pranchas intensas.

Faça o teste antes

intestino6

Planeja tomar suco de ameixas, de couve ou comer mais fibras na noite anterior a uma grande corrida? Teste esses truques semanas antes, afinal, ninguém quer ser surpreendido pela eficiência dessas combinações de alimentos no dia da corrida. Dê chance para o corpo se ajustar.

Quais são seus hábitos para manter o intestino regulado e não ser surpreendido durante uma corrida? Deixe seu comentário abaixo!


Deixe uma resposta