Motivação na Academia – Como se motivar? Como não desistir?

Encontrar motivação na academia nem sempre é fácil. Principalmente para quem está começando agora e todos os dias tem centenas de desculpas prontinhas para serem usadas e não ir ao treino. Se você passa por isso, saiba que é absolutamente normal! Você não é menos que qualquer outra pessoa pelo fato de não sentir-se motivado.

Acredite: há milhares de pessoas que demonstram uma motivação exorbitante para os outros, mas quando chega em casa, questiona-se de tudo. Não é fácil estar motivado. Muito menos quando nos sentimos deslocados ou em desacordo com o que realmente queremos e acreditamos.

Por isso, no texto de hoje, vamos entender um pouco mais como você pode ter mais motivação na academia! Acompanhe.

motivação na academia
Foto: Freepik

Motivação na academia – Como conseguir manter-se motivado?

Se você quer ter motivação para treinar frequentemente ou mesmo que de vez em quando, saiba que está na posição de milhares de pessoas. Você não está sozinho! E este é o primeiro passo que você pode dar: sentir empatia e entender que você não é menos do que absolutamente ninguém.

Sentir desmotivação é fácil. O nosso corpo tende a rejeitar tudo aquilo que faz ele sair da zona de conforto. É normal. Logo, sentir motivação na academia pode ser um exercício difícil de superar. E não adianta você ler frases motivadores ou ouvir da boca das outras pessoas que tudo vai melhorar. O caminho não é esse.

O caminho, é estabelecer uma relação entre perguntas e respostas para que você, de alguma forma, esteja calçado de energias e motivações. Para isso, você deverá pensar no seguinte:

  • Por que você treina?
  • O otimismo em excesso não é positivo!;
  • Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Esqueça um pouco as frases motivacionais;
  • Você é único e não pode espelhar-se na realidade do outro;

Falaremos sobre cada um destes tópicos de forma mais detalhada a partir de agora. Por isso, convidamos você a entender um pouco mais sobre os mistérios da motivação e como você poderá fazer para tê-la. Acompanhe!

motivação na academia
Foto: Freepik

Por que você treina? Motivação é motivo!

O primeiro ponto para encontrar motivação na academia, é entender a seguinte pergunta: por que você treina? Parece simples e talvez a resposta já esteja na ponta da língua. E isto é muito bom, pois garante a você alguns excelentes argumentos para lidar com a falta de motivação em um dia ruim.

Seja se você está iniciando na musculação, dando as primeiras pernadas para uma corrida de rua ou andando os primeiros quilômetros de bike, o importante é sempre conseguir responder esta pergunta de forma objetiva. Entendendo o por que, você terá menos recursos para desistir. Motivação é motivo. Lembre-se disso.

Otimismo em excesso pode causar frustrações

Talvez você já tenha percebido que existem pessoas de diversas personalidades: aquelas super otimistas, as neutras e aquelas um pouco mais pessimistas. Isto é normal e o mundo é repleto de todas as personalidades. E o grande ponto para você, é entender que não é somente de otimismo que você precisa.

O excesso de otimismo pode fazer você sentir uma grande frustração quando algo der errado. Por isso, o ideal é que você tenha equilíbrio e consiga converter o otimismo em confiança. Assim, você não prende nem para um lado e nem para o outro. E consegue ter a motivação que você tanto busca.

motivação na academia
Foto: Freepik

Tenha um objetivo de curto, médio e longo prazo

Esta é uma dica que está relacionada com o primeiro tópico. Ou seja, motivação é motivo. E uma das formas de conseguir estabelecer bons motivos, é colocando objetivos de curto, médio e longo prazo. Assim, você cria “linhas de chegada” e sabe para onde está indo. Há motivos para querer “chegar lá”.

Esqueça as famosas frases de motivação

Se você tem dificuldades para emagrecer, para ganhar massa muscular ou para conseguir superar os primeiros dez quilômetros de corrida de rua, saiba que estes obstáculos fazem parte. E, muitas vezes, tentamos superá-los de formas “não-práticas”, digamos assim.

E um exemplo disso, são os excessos de frases de motivação. É claro que elas podem ser usadas e podem servir de inspiração. Mas, não deixe que elas guiem a sua vida. Afinal, a motivação não é um passo a passo. É preciso muito mais do que isso. E as frases motivacionais podem muitas vezes mais desmotivar do que motivar!

Sua realidade é única e isto precisa ser respeitado, ok? E é justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico. Acompanhe!

motivação
Foto: Freepik

Cada um é cada um – não espelhe-se em quem você não é

E, por último, um fator extremamente importante: cada um é cada um! Você é uma pessoa única, com uma realidade única, com problemas únicos e sucessos únicos. Não podemos simplesmente querer viver a realidade do outro. Por exemplo, se você enxergar uma motivação enorme na vida de outra pessoa, não queira ser ela. Queira entender quem você é, o que você quer e onde você quer chegar.

Lembre-se: motivação é motivo. Encontre os seus para que você possa se motivar todos os dias um pouquinho.

Se você quiser contribuir com alguma dica de motivação, comente!

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui