Fortaleça o seu vasto medial e proteja o joelho

U Marcos A.    t 23 de setembro de 2015


Não são poucas as pessoas que acabam adquirindo algum tipo de lesão na academia por conta de exercícios feitos de maneira incorreta, com carga excessiva ou sem fazer a preparação muscular devida. Uma das articulações que mais sofrem com esse problema é o joelho. Ele é o responsável por suportar as grandes cargas que erguemos todos os dias nas academias.

Veja também quais são as lesões que mais acometem pessoas que praticam musculação.

Uma ótima forma de manter essa parte do corpo tão importante longe de problemas é fortalecendo o vasto medial. Esse músculo, por ser pequeno e acessório, acaba sendo negligenciado durante os treinos, mas ele é muito importante para manter a integridade dos joelhos. Use a musculação não apenas para estética como também para melhorar a sua saúde (é o objetivo principal) e prevenir lesões.

Sobre o joelho e o vasto medial

Fortaleça o seu vasto medial e proteja o joelho

O joelho é uma articulação bastante complexa. Nele, encontramos diversos ligamentos como o cruzado anterior, cruzado posterior, ligamento colateral medial e colateral lateral. Além dessas, temos outras estruturas como os tendões, o menisco e a patela, o osso que forma a protuberância do joelho.  Todas elas são importantes para absorver os impactos que o corpo sofre com o passar do dia.

O principal músculo que o joelho movimenta é quadríceps. Na verdade, ele é um grupo muscular formado pelo reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial. Quando estamos usando o joelho, para qualquer que seja o movimento, todos esses músculos são ativados e todos ajudam na estabilização. Mas, dependendo do movimento, uns músculos são mais ativados que outros.

Fortaleça o seu vasto medial e proteja o joelho

Na academia é muito comum fazer exercícios que realizem a contração do quadríceps. Quando isso ocorre, acontece uma discreta laterização da patela. Com o tempo, ocorre um desgaste, principalmente se você estiver fazendo da forma errada e com excesso de peso. Um problema muito comum que pode aparecer é a condromalácia patelar (um “amolecimento” da cartilagem que fica ao redor da patela, deixando-a frouxa).

É justamente o vasto medial que consegue puxar a patela em sentido contrário, ou seja, medialmente. Quando esse músculo está fraco, ocorre um desequilíbrio da articulação do joelho, ocorrendo frouxidão e possíveis lesões. Mas aí vem a pergunta: como fortalecer o vasto medial?

Exercícios para o vasto medial

Quando realizamos o movimento de extensão do joelho, o vasto medial só é mais ativado nos 25° finais do movimento. Uma maneira prática de fortalecer o vasto medial é quando estamos fazendo exercício na cadeira extensora. No momento final da extensão, é possível dar maior ênfase a esse momento.

Também é possível solicitar mais o vasto medial durante o agachamento demorando um pouco mais nos momentos finais da extensão das coxas. Se você deseja fazer um trabalho específico de fortalecimento do vasto medial, o mais interessante é se focar nos graus finais do movimento de extensão do joelho. Mas é claro, sem deixar de fortalecer os outros grupos musculares.

Fortaleça o seu vasto medial e proteja o joelho

Cuidados

É importante destacar que você não deve exercitar o vasto medial de maneira isolada se não há nenhum tipo de processo patológico na região. Um joelho saudável precisa de toda a musculatura em volta dele bem fortalecida, tanto quadríceps quando cadeia posterior da coxa.

Lembre-se de que ganhos rápidos não são possíveis e muito menos saudáveis. Se você quer ficar com o corpo preparado para o verão, comece a se exercitar meses antes e comece uma alimentação mais saudável. Contratar um profissional também ajudará muito nos ganhos musculares.


Deixe uma resposta