Hipercalóricos: o que são, como tomar e quais os seus efeitos

U Marcos A.    t 8 de janeiro de 2015


Quem leva os treinos a sério e gosta de passar horas na academia certamente precisa de uma energia extra. Mesmo que você coma antes dos treinos uma refeição com carboidratos complexos, ainda não é o bastante para um treino de mais de uma hora, por exemplo. Depois desse tempo, o organismo começa a consumir proteína para gerar energia e isso não é algo desejável para aqueles que desejam ganhar hipertrofia. É justamente nesse ponto crucial que os hipercalóricos entram.

Leia também: Saiba qual a melhor marca de Whey Protein.

O que são hipercalóricos?

Hipercalóricos: o que são, como tomar e quais os seus efeitos

É uma mistura de nutrientes, sendo constituído basicamente por carboidratos (em maior quantidade), proteínas, gorduras e alguns possuem sais minerais e vitaminas e até mesmo substâncias como o ômega-3 e ômega-6, excelentes para a saúde. É importante lembrar que os carboidratos contidos aqui são de elevado índice glicêmico. Assim, se você não se exercitar enquanto toma o suplemento, aumentará o tecido adiposo em vez do muscular.

Para que servem os hipercalóricos?

Hipercalóricos: o que são, como tomar e quais os seus efeitos

Como o próprio nome já diz, esse suplemento é rico em calorias e é mais indicado para aqueles que estão iniciando os treinos ou que querem intensificar o desenvolvimento muscular. Além dos carboidratos, eles conseguem oferecer doses extras de proteínas, o que melhora os resultados da musculação. Esses dois nutrientes em um só suplemento dão um gás para quem quer resultados rápidos.

Como tomar os hipercalóricos?

Hipercalóricos: o que são, como tomar e quais os seus efeitos

Quando você acorda, o seu corpo está em processo de catabolismo já que você passou muitas horas sem se alimentar. Não é o caso, é claro, daqueles que tomam albumina antes de dormir. Portanto, os hipercalóricos podem acompanhar o café da manhã e essa é uma excelente opção para aquelas pessoas que não possuem o hábito de fazer essa refeição de maneira reforçada. Você pode tomar com um iogurte, suco ou frutas.

Antes dos treinos também é um bom momento para ingeri-lo já que possuem carboidratos complexos e conseguem oferecer energia por um maior período de tempo. Os hipercalóricos podem ser misturados com água ou leite desnatado, da mesma forma que você faz com o seu suplemento de proteínas. Tome cerca de 30 minutos antes de iniciar os treinos.

Hipercalóricos: o que são, como tomar e quais os seus efeitos

Outro momento importante para ingerir o hipercalórico é no pós-treino. A lógica é a mesma para o momento do café da manhã. Após os treinos o corpo entra em catabolismo e se não houver nutrientes de rápida absorção para recuperar o organismo das microlesões da musculação, haverá perda de proteínas e consequentemente, de músculos.

Contraindicações dos Hipercalóricos

Pessoas que sejam portadoras de alguma doença nos rins ou no fígado, devem tomar o hipercalórico com cuidado. Eles possuem doses extras de proteínas, que em excesso podem sobrecarregar os órgãos em questão. Portadores de diabetes e de hipotireoidismo também não devem ingerir esse suplemento. O ideal é que ele só seja ingerido através de uma recomendação médica ou do nutricionista e com as doses exatas para a necessidade de cada um.


2 respostas para “Hipercalóricos: o que são, como tomar e quais os seus efeitos”

  1. guilherme disse:

    oi, eu queria saber de qual forma eu começo a malhar para perdr peso fazendo os exercícios por ordem que eu nao m prejudico muito mus musculos queria que vcs me mandezem as seão por ordem qu devo fazer agradeço desde ja …

  2. Olá,
    Eu estou entrando na academia pela primeira vez,
    Meus objetivos é ganhar massa, e crescer o corpo,
    Sou muito magro, e tenho uma péssima alimentação,
    Tenho de altura 1,74 e Peso 54 Kg.
    Queria que você me indicasse uma dieta pra evoluir meu corpo, ganhar massa, ficar forte.
    Uma dieta no café da manhã, no almoço e no jantar e no treino, e pós treino, e também
    Gostaria que você me indicasse o tempo certo de eu começar a suplementação,
    #E a dúvida, Whry Protein? OU Hipercalorico?
    Quais você recomenda??
    E como tomar??
    BCCA e Creatina ajuda mais??
    Obrigado desde já, ficarei agradecido com sua ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *