O Corpo Perfeito para o do Verão

U Marcos A.    t 2 de janeiro de 2014


Quem quer ir para a praia ou para a piscina se divertir com a família e os amigos nas férias? Todo mundo não é mesmo? Mas quem quer ser apontado e taxado de gordinho da turma pelos próprios “amigos”? Ninguém. É uma dura realidade, mas o império da beleza é uma das coisas mais sagradas que temos nos dias de hoje. As mulheres querem ser sexy, ter uma barriga chapada e um bumbum sem estrias ou celulites. Os homens querem um corpo perfeito, definido, cheios de músculos para impressionar.

Corpo Perfeito

Os adultos de hoje

Acho que é nesse mundo que você vive não é mesmo? E infelizmente sentimos a imensa necessidade de se adequar aos padrões. Deixamos de comer coisas deliciosas por medo de engordar e ficamos completamente paranoicos pelas calorias. É incrível, temos muito mais tecnologia que na época dos nossos pais, sabemos exatamente qual o índice de carboidratos e gorduras que vem em cada alimento, temos diversos profissionais no mercado como o nutricionista, o nutrólogo e o educador físico que podem nos ajudar. Mas ao que parece somos mais gordos que os nossos pais eram.

Corpo Perfeito

Isso porque junto com todos esses benefícios também vieram os fast foods, as comidas em conserva, comida congelada, bebidas com alto teor calórico, alimentos com alto índice glicêmico e por ai vai. Olhando para todas essas maravilhas culinárias do mundo moderno fica quase impossível de resistir a tantas tentações. É muito complicado deixar de comer uma bela lasanha para entupir o prato com uma colorida salada.

A gordura em números

Estamos mais gordos e, consequentemente, estamos mais propensos a doenças como cardiovasculares, diabetes, doenças no fígado e até o câncer. Os Estados Unidos é o país com a maior quantidade de adultos obesos no mundo, mais de 55% dos adultos com mais de 20 anos estão acima do peso. E não estão apenas com uns pneuzinhos não, estão com pelo menos 20% a mais de peso que o ideal para a sua idade. E isso é grave, muito grave.

Corpo Perfeito

Com vistas nesse panorama, a obesidade se transforma num problema de saúde público e consegue gastar mais de 70 bilhões de dólares dos cofres americanos. Esse montante é definitivamente assustador para o país que vem tentando controlar o seu problema ano após ano sem sucesso. Fora isso, a quantidade de mortes por problemas de obesidade, seja de forma direta ou indireta, é muito acima do esperado, mais de 300 mil óbitos por ano.

Mexendo com as emoções

Além de problemas físicos, quem sofre com a obesidade enfrenta muitos problemas emocionais e isso pode vir a desencadear um sério transtorno psiquiátrico. A compulsão por comida é clássica porque mesmo sabendo que você não deve comer aquilo e que você pode chegar a ter um câncer você não consegue parar. Isso com certeza pode ser encarado como um sofrimento psíquico que já fugiu do seu controle há muito tempo.

Corpo Perfeito

A ansiedade e o estresse são campeãs em fazer as pessoas comerem. É impressionante como descarregamos nossas frustrações e decepções numa bandeja de pizza ou num maravilhoso e grande pote de sorvete. A própria TV nos induz a isso em filmes e séries que produzem porque recebem patrocínios de grandes empresas de fast food. E depois de encher a barriga de comida nos sentimos culpados e irritados porque fomos vencidos pela nossa mente. E é nesse ponto que muitos podem chegar à depressão.

Crie bons hábitos saudáveis

Quase tudo na nossa vida depende das próprias escolhas. Você pode escolher ir para uma churrascaria com os amigos ou pode escolher ficar em casa e fazer uma comida saudável e que não vai tomar muito de seu tempo. Se no tempo dos nossos pais eles não eram tão gordos, hoje nós temos sites especializados em comidas naturais com receitas de tudo, desde saladas a tortas. Aprenda a usar a tecnologia a seu favor.

CV4

Lembre-se de uma coisa: nada vem sem esforço. Sentar na frente da TV e assistir novela comendo salgadinhos com certeza não vai te deixar mais magro. Fazer caminhadas todos os dias, além de fazer com que você perca algumas calorias, irá reduzir o seu estresse e a sua ansiedade e por consequência, você passará a comer menos e sentirá menos culpa. Assim, você poderá acabar com esse ciclo mortal da obesidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *