O que é e como usar a L-Carnitina

U Marcos A.    t 5 de setembro de 2014


Quando falamos que queremos perder peso e emagrecer estamos dizendo que queremos mesmo é perder a gordura em excesso, aquela que forma os pneuzinhos e manter a massa magra. Essa é a grande preocupação de quem treina arduamente nas academias e fazer exercícios físicos todos os dias. A função da L-Carnitina é exatamente essa: fazer você perder gordura e manter a massa magra.

Confira também nosso artigo especial sobre o Oxyelite Pro.

Como a L-Carnitina funciona

O que é e como usar a L-Cartinina Líquida

O mecanismo é bem simples: ela é um oxidante da gordura. Ou seja, ocorre a combustão da gordura e a transforma em fonte de energia para ser usada durante os exercícios. A L-Carnitina já é produzida pelo nosso organismo, mas a carência desse nutriente em grande e pouca gente sabe sobre isso. A perda dele ocorre justamente durante os exercícios físicos, dietas restritivas e crianças em fase de crescimento.

O que é e como usar a L-Cartinina

Essa substância é produzida pelos rins e pelo fígado e armazenada nos músculos. A função da L-Carnitina é justamente o de levar a gordura para dentro das mitocôndrias para que ela seja oxidada e assim, ser utilizada como fonte de energia. Para que esse nutriente possa ser sintetizado dentro do nosso corpo são necessários dois tipos de aminoácidos essenciais (lisina e metionina), niacina, vitamina B6 e C e ferro.

Principais fontes

O que é e como usar a L-Cartinina Líquida

A L-Carnitina pode ser encontrada em sua forma natural nos alimentos ou sintetizada na forma de comprimido ou líquida. A sua principal fonte está na carne vermelha, em especial, na de carneiro onde é possível encontrar 78mg para cada 100g de carne. Outros alimentos como derivados do leite, aspargos e algumas espécies de peixes possuem a L-Carnitina em sua composição.

Algumas vezes o suprimento desse nutriente através dos alimentos não é o bastante e precisamos recorrer a outras fontes como os suplementos. As formas sintéticas são normalmente encontradas misturadas com outros nutrientes que ajudam na perda de peso como o chá verde ou CLA. A carência de L-Carnitina pode provocar uma série de sinais:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Cirrose;
  • Aumento das taxas de gordura no sangue;
  • Hipotireoidismo, entre outras;

Suplementação de L-Carnitina

O que é e como usar a L-Cartinina Líquida

Infelizmente, a L-Carnitina não é dos melhores suplementos, pois os seus resultados demoram muito para aparecer. Alguns autores nem se quer concordam com essa suplementação porque praticamente quase 100% da substância é excretada pela urina e muito pouco é absorvida pelo organismo. E o pouco que fique talvez não penetre nos músculos o que seria inútil para os que praticam musculação. Ainda deve-se levar em consideração que algumas marcas adulteram o produto e, na verdade, a porcentagem de L-Carnitina ali é muito menor do que afirma.

Veja também nosso artigo sobre os riscos e benefícios da Albumina.

O que se pode concluir

O que é e como usar a L-Cartinina

Infelizmente ainda não há nenhum consenso entre os pesquisadores quanto a esse suplemento. Não se descobriu ainda nem mesmo a dosagem correta para ser ingerida. Nos estudos feitos, foram oferecidos apenas 5 gramas de L-Carnitina por indivíduo e ainda assim nenhum efeito foi apresentado. Doses maiores podem levar à intoxicação e causar patologias se usado de forma contínua. A melhor opção seria em cápsula que já possui uma dosagem exata para ser consumida.


Uma resposta para “O que é e como usar a L-Carnitina”

  1. mariza ribeiro de cordova disse:

    oi gostaria de saber se estou usando l carnitine corretamente uso 2 capsulas pela manha em jejum e treino a tarde gostaria de saber se posso tomar outra dose antes de malhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *