Proteja seu joelho durante a corrida

U Marcos A.    t 25 de setembro de 2015


Correr faz bem não só para a saúde, mas para a mente também. Porém, alguns problemas podem acontecer durante a sua corrida, inclusive causar danos a uma articulação muito importante: os joelhos. É muito comum ver corredores com dores nos joelhos, mas é possível evitar esse incômodo tomando alguns pequenos cuidados.

Veja quais são os alimentos ideais para quem pratica corrida.

Cuidando dos joelhos

Mas, porque os joelhos são os mais afetados? É bem simples, são eles que recebem quase todo o impacto vindo do peso do corpo contra o chão. E como a corrida é um movimento repetitivo, imagine esse impacto todos os dias durante muitos minutos nessa articulação? É preciso ter alguns cuidados antes de iniciar a sua corrida.

Faça uma avaliação

Proteja seu joelho durante a corrida

Avaliar a postura antes de iniciar qualquer tipo de treino é de grande importância. Não podemos pensar nos músculos como partes isoladas do corpo. Eles formam uma grande cadeia, onde um grupo muscular interfere direta ou indiretamente no outro. Por exemplo, quem tem escoliose, que é um desvio na coluna, pode lesionar o joelho durante as corridas. Isso porque esse problema postural, afeta o quadril que, por sua vez, afeta a coluna.

Escolha o tênis certo

Proteja seu joelho durante a corrida

Tem gente que acha que isso é uma grande bobagem e é apenas mais uma forma das empresas de calçados ganhar dinheiro em cima dos consumidores. Mas, escolher um tênis apropriado para corrida é muito importante para prevenir lesões. Principalmente, se você tem um desvio na pisada como o pré pronado ou supinado. Você pode observar isso observando o solado do seu sapato que, provavelmente, estará mais gasto de um lado.

Comece aos poucos

Proteja seu joelho durante a corrida

É complicado começar uma corrida. Você vê aquele senhor com mais que o dobro da sua idade correndo muito mais rápido e acha aquilo inadmissível. Então, começa uma corrida desesperada para alcançá-lo. Você pode até conseguir, mas manter o ritmo é outra história.

Aprenda a respirar da maneira certa durante a corrida.

O que acontece é que esse senhor, muito mais velho, já pratica corrida há muitos anos e você acabou de começar. Não adianta, você não vai conseguir correr uma maratona no primeiro dia de treino. Estabeleça a quantidade de minutos para a sua corrida e a intensidade. Vá aumentando esses números gradativamente, não esquecendo de dar intervalos de descanso.

Prefira locais com piso maleável

Proteja seu joelho durante a corrida

O mais comum é ver pessoas correndo em chão de concreto, ou seja, extremamente duro. Uma boa maneira de fugir do impacto que esse tipo de chão causa é optar por correr na grama (no campo de futebol perto da sua casa), na areia da praia, entre outros.

Porém, aqui também é preciso ter mais cuidado pois esse tipo de piso, principalmente areia, costuma ser irregular e pode lesionar. Você pode correr um pouco mais devagar, até porque na areia, o esforço é maior.

Fortalecimento

Proteja seu joelho durante a corrida

Um bom fortalecimento dessa articulação pode evitar uma série de lesões no joelho. Para fortalecer é muito simples: basta fazer séries com mais repetições e menos carga. Isso pode ser realizado na academia ou dentro de casa usando caneleiras com pesos variados. Além disso, os outros músculos também devem estar fortalecidos como um todo, principalmente a região do core que está diretamente relacionada com o equilíbrio.


Deixe uma resposta