Saiba quais são os benefícios da atividade física

0

Todo mundo sabe que os médicos e outros profissionais de saúde recomendam os exercícios físicos como uma forma de prevenção ou tratamento para vários tipos de patologias. Praticar atividades físicas proporciona bem estar tanto físico quanto emocional e melhora e muito a saúde. Mas quais são exatamente os efeitos os exercícios no nosso corpo? É isso que você vai descobrir a partir de agora.

Reduz a chance de ter AVC ou Infarto do Miocárdio

ombro

As placas de gordura, chamadas de ateroma, ficam presas às paredes dos vasos ou ficam passeando pela corrente sanguínea. Em um determinado momento pode ocorrer um bloqueio do vaso pela passagem de uma placa de ateroma por conta do seu tamanho ou o depósito de gordura no lúmen dos vasos é tão grande que causou uma interrupção da passagem sanguínea. Isso que você acabou de ler é o mecanismo que provoca o AVC (acidente vascular cerebral) ou o tão conhecido infarto. Com a prática de atividades físicas é possível reduzir a formação das placas de ateroma e dessa forma, prevenir a interrupção da passagem sanguínea, principalmente nesse órgãos por onde passam inúmeros vasos.

Ossos mais resistentes

calistenia

No momento em que você está fazendo uma caminhada, corrida, musculação ou qualquer outro exercício, a força que o seu músculo faz ao se contrair promove uma tração no tendão junto ao osso. Essa tração estimula a produção de mais matriz óssea a partir das células chamadas de osteoblastos. Assim, quando mais você praticar exercícios mais fortes os seus ossos ficarão.

Benéfico até para os olhosgym

Quem tem glaucoma sofre com o aumento da pressão intraocular e precisa de tratamento especializado com um oftalmologista. Mas, além de fazer o tratamento médico é preciso dar uma “mãozinha” para ajudar a saúde a melhorar a cada dia. O exercício físico ajuda a reduzir a pressão sanguínea, pois ocorre uma dilatação dos vasos para fazer o sangue correr mais rápido. Assim, são aliviados os sinais e sintomas produzidos pelo glaucoma.

Um coração mais fortegym

Além de proteger um dos órgãos mais importantes do corpo do risco de infarto, a prática de atividades físicas também ajuda a melhorar o desempenho do coração, previne e trata a hipertensão arterial. A prática de esportes consegue reduzir as taxas de LDL (colesterol ruim) e aumentam das de HDL, que faz bem ao coração e a todo o corpo. Os exercícios aeróbicos são os mais eficazes em fortalecer a musculatura cardíaca e dar maior desempenho ao órgão.

Tristeza? Nem pensar!muscle

A atividade física também pode ser uma excelente amiga num momento de angústia, ansiedade e depressão. Já percebeu que depois de fazer qualquer tipo de exercício você se sente bem disposto e bem consigo. Isso é o resultado da liberação dos hormônios do bom humor como a serotonina, que fornece a sensação de bem estar. Se os sintomas continuarem, a melhor tática é procurar ajuda profissional.

Perdendo a memóriagym

Pode ser que agora você esteja jovem e cheio de energia, mas já pensou como vai ser quando chegar a velhice? Várias doenças acometem as pessoas que estão acima dos 60 e entre elas podemos citar o Mal de Alzheimer, Parkinson, a dificuldade de assimilar informações e a redução da memória e do aprendizado próprias do envelhecimento. Mas, é possível retardar e até mesmo evitar esse mal com a ajuda da atividade física.

Veja também nosso artigo a memória muscular.

Não cheguem perto: estou com TPMgym

Muitas mulheres passam por esse período que é um verdadeiro saco de emoções jogados sobre suas cabeças de uma única vez. Mas, o problema pode se tornar crônico ao passo que também acaba interferindo de maneira revelante no seu convívio social. A atividade física é capaz de reduzir as cólicas e aliviar a tensão, além de liberar endorfinas, uma substância que promove uma sensação de relaxamento no corpo inteiro.

Tratamento e prevenção de problemas respiratóriosgym

As patologias respiratórias são inúmeras podendo ser asma, DPOC (que se caracteriza pela presença de bronquite e enfisema pulmonar juntas) e até mesmo o câncer de pulmão. A prática de exercícios aeróbicos melhor as condições do sistema respiratório, melhorando a capacidade de trocas gasosas, aumentando o volume pulmonar e equilibrando o teor de oxigênio e gás carbônico presente no sangue.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui