11Esse artigo não vai te dizer se você deve ou não comer carne. Essa é uma decisão sua e cada um deve decidir de acordo com seu estilo de vida. O que vai ser colocado aqui é uma distância de preconceitos.
Um dos preconceitos ainda muito comum é que não dá pra malhar e crescer sem consumir muita carne. Mas não é bem assim. É um alimento que tem seus benefícios e malefícios e tudo em excesso pode ser ruim. Queremos levantar aqui um debate saudável que vai te ajudar a tomar uma decisão livre de preconceitos e mitos.
Alimentação humana
Os seres humanos possuem características de animais onívoros e por isso somos considerados onívoros. Isso significa que nossa alimentação pode ser composta por carne e plantas. Ou seja, não necessariamente devemos comer apenas um ou outro.
Logo no início a carne tinha uma importância muito grande na alimentação humana. Já que os humanos não sabiam plantar e alimentos eram escassos. No início os humanos precisavam guardar o máximo de energia para caçar e comer.
Benefícios da carne
Esse alimento tem sim proteínas. Ela possui aminoácidos essenciais para reparar e regenerar tecidos. Por isso esse alimento pode ser um grande aliado para o bom funcionamento do corpo humano, e é considerado completo nesse quesito.
Ou seja, carne é bom sim, e não um grande vilão. Mas é claro que como a maior parte das coisas. Excesso pode ser bem ruim, e embora não seja um monstro, ela também não é um anjinho.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre lanches saudáveis para o seu dia a dia
Malefícios
Os maiores índices de câncer e enfarte atingem quem consome principalmente carne vermelha. Dependendo do corte, a carne também contem muitas calorias. Ou seja, dependendo de como a pessoa consome, pode atrapalhar quem quer emagrecer.
Consumir muita carne vermelha – principalmente de cortes mais calóricos – pode sim aumentar o colesterol. Isso não é saudável e por isso as pessoas acabam reduzindo o consumo desse alimento quando precisam diminuir o colesterol.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre trocar o açúcar por uma opção mais saudável
Vegetarianismo
O vegetarianismo é muito mais um estilo de vida ligado a questões de consumo. Os vegetarianos alegam como motivos para cortar a carne de sua dieta, ser contra a crueldade da indústria animal.
Outro motivo é a vontade de ingerir alimentos mais saudáveis, tendo em vista que nem sempre as carnes que chegam ao mercado são bem tratadas. A questão é que dá pra viver sem carne e dá para viver bem.
Como foi citado, esse é um alimento que contém proteínas e aminoácidos essenciais, sendo um alimento completo nesse quesito. Mas é possível ter uma alimentação rica e completa apenas sem carne, combinando vegetais que se completem. Inclusive vegetais são saudáveis e devem estar na alimentação de todos, isso é incontestável.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como organizar os horários das suas refeições
Atletas que não comem carne
Confira dois exemplos de atletas que são vegetarianos e tem ótima performance:
- Frank Medrano
O fisiculturista Frank Medrano é vegano e especialista em Calistenia. Essa técnica usa o peso do próprio atleta para trabalhar o corpo aumentando flexibilidade e força.
- Patrik Baboumian
Outro fisiculturista, este é vegano, que não ingere nenhum produto de origem animal. Além de ter o título de homem mais forte da Alemanha, ele ainda quebrou o recorde mundial carregando 550Kg ao longo de 10 metros. Ou seja, é possível ficar bem forte sem consumir esse alimento. Uma frase dita por ele é “Os animais mais fortes do planeta são comedores de plantas. Gorilas, búfalos, elefantes e eu”.
Comer ou não comer carne?
Saiba que a decisão é sua. Mas também não significa que é só comer de qualquer jeito. É preciso levar em consideração como comer ou não comer carne de forma saudável.
- Carne na alimentação
Quem optou por não abrir mão também não deve consumir de forma descontrolável. Além de optar por carnes magras, também é bom optar por cortes magros quando for consumir carnes vermelhas.
Outra boa dica também é não comer carne vermelha antes de dormir. Isso atrapalha o sono e o metabolismo. E vai atrapalhar seu desempenho na academia. Opte pelas magras e cortes magros e coma pelo menos duas horas antes de dormir.
Além de procurar bons cortes, mais magros e não consumir em excesso. Consuma carne de qualidade.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como emagrecer consumindo suplementos alimentares
- Vegetarianismo
Quem resolveu optar pelo vegetarianismo e quer abrir mão de comer carne, é importante buscar ajuda de um profissional. Um nutricionista responsável vai te ajudar a montar refeições completas que vão ajudar no seu desempenho na academia e te manter saudável.