Exercícios e bom humor: Como a atividade afeta positivamente o cérebro

U Milena Costa    t 24 de agosto de 2018


Você sabia que exercícios e bom humor podem ter uma grande ligação? Muito se fala da endorfina e da sensação de bem estar que o exercício causa. Mas não é tão simples assim. Nesse artigo vamos falar um pouquinho de como os exercícios e bom humor estão ligados.

Essa é uma dinâmica que acontece no cérebro e pode sim ter relação com a atividade física que você pratica. Se ainda não faz nenhum exercício físico é bom começar e experimentar tantos benefícios.

vencer a preguiça

Exercícios e Bom humor

A ciência vem avançando cada vez mais e descobriu que os neurônios continuam nascendo ao longo da vida. Ou seja, nosso cérebro sempre continua se desenvolvendo. O hicampo é uma área muito importante para a nossa regulação emocional.

Portanto o nascimento de neurônios nessa região é muito importante, pois melhora o humor. E onde exercícios e bom humor estão ligados? Acontece que esses neurônios são muito responsivos a atividade física.

Ao que se sabe, enquanto os efeitos da endorfina , que causa a sensação de bem estar, são momentâneos. Enquanto a neurogênese, como é chamado esse processo dos neurônios. Tem efeito a longo prazo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a influência da meditação no corpo humano 

Como se exercitar

Exercícios e bom humor

Sabendo disso, quem não vai querer se exercitar? Mas é preciso cautela para se exercitar da forma correta. Quem é iniciante pode e deve procurar um instrutor. Não é necessário se exercitar apenas na academia, mas recomendamos o acompanhamento de um profissional.

Antes de tudo é importante usar uma roupa que não atrapalhe os movimentos e tenha um tecido respirável. Também é bom usar tênis adequados para o exercício e lembre-se de se hidratar e se alimentar no pré e pós-treino.

Para se exercitar comece alongando o corpo. Entrelace os dedos das mãos e estique os braços para o alto mantendo os braços encostados nas orelhas. Estique todo o corpo.

Depois ainda de pé, dobre o tronco para frente esticando o corpo, depois abaixe o corpo e tente tocar os pés sem dobrar os joelhos. Não se preocupe se não conseguir.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre exercícios com bola suíça para fazer em casa

Depois do alongamento você ainda deve se aquecer se for fazer um exercício de alta intensidade. Para os iniciantes que querem exercícios e bom humor, vale a pena começar com uma caminhada leve.

Exercícios e bom humor

Andar de bicicleta, fazer um esporte, corrida no parque ou na rua. Ou até mesmo yoga, pilates ou musculação na academia. Escolha o que tiver mais a ver com você. No caso de exercícios de musculação, os anaeróbicos, é indicado procurar um profissional trainer para te auxiliar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre exercícios simples com objetos da casa

Nada de Exagerar

Os exercícios e bom humor tem uma ligação apenas quando a atividade física é leve ou moderada. Então quem pega pesado, excedendo limites, não vai ter tais benefícios. Por isso se você ai começar se exercitar visando a melhora no seu emocional, é importante que tenha em mente atividades de intensidade moderada e até mais tranquilas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *