Exercícios para gestantes: Saiba como se exercitar grávida

U Milena Costa    t 13 de junho de 2018


A gravidez não é doença e por isso sim, exercícios para gestantes são muito bons. Mas é preciso ter cautela, afinal o corpo da mulher está funcionando para dois nessa fase. Se você descobriu que está grávida e quer se exercitar, então nesse artigo você aprende sobre o assunto.

Entenda como cada gestante deve se adaptar a ideia de se exercitar nessa fase. Por que gestantes podem se exercitar e quais os cuidados que devem ser tomados. Por isso fique atenta a todas as dicas desse artigo.

Exercícios para gestantes

Liberação médica

Se você descobriu que está grávida e quer se exercitar. É importante buscar a liberação médica antes. Exercícios para gestantes devem ser feitos com cautela. Dependendo do tipo de gravidez a mulher pode ser proibida de se exercitar. Podendo precisar de repouso extremo para manter a saúde do bebê.

Então não é só pensar “gravidez não é doença” e sair malhando. Vá ao seu médico e converse com ele, explique qual atividade você costuma praticar ou deseja fazer. E com a liberação médica é possível que a mulher pratique exercícios por toda a duração da gestação.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar os horários das suas refeições

Benefícios dos exercícios para gestantes

Exercícios para gestantes

Se exercitar na gravidez traz benefícios sim. Melhora a postura e consequentemente evita dores nas costas. Muito comuns na gestação. Pode evitar o aumento excessivo de peso e o inchaço que incomoda bastante trazendo desconforto para as mamães.

Praticar atividades físicas na gestação também melhora a circulação sanguínea das gestantes. Isso evita desconforto e até problemas de saúde que podem aparecer nessa fase. O aumento da consciência corporal do fortalecimento do corpo e da resistência também pode ajudar na hora do parto.

Mas é importante que seja qual for o tipo de atividade escolhida, a gestante interrompa o treino ao sentir qualquer mal estar. A melhor coisa a fazer nesse caso é procurar o médico.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como incluir hábitos saudáveis no seu cotidiano

Musculação moderada

Exercícios para gestantes

Para quem já faz musculação e já está acostumada a esse estilo de vida, é possível continuar. Mas os médicos recomendam que a malhação seja moderada. Exercícios mais intensos devem ser deixados para depois de ter o neném e depois da recuperação.

Busque acompanhamento de um personal, de preferência que já tenha experiência nesse quesito. Ele vai te ajudar a fazer seus exercícios de forma mais moderada. Prezando pela sua saúde e do seu bebê.

Gestantes sedentárias

Exercícios para gestantes

Se você costumava ser sedentária e ao descobrir a gravidez resolveu levar uma vida mais saudável. Ótimo, mas tenha calma. Mamães que eram sedentárias não podem começar uma musculação intensa e mudar drasticamente o estilo de vida. Isso não é indicado.

O melhor a se fazer nesse caso é buscar uma atividade física mais leve. Você pode começar fazendo caminhadas leves, natação hidroginástica.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como se alongar no seu cotidiano

Dica

Exercícios para gestantes

Exercícios para gestantes são sim indicados. Mas uma boa dica é não exagerar ou começar uma atividade mais pesada se você costumava ser sedentária. Algumas mulheres podem ficar assustadas com as mudanças corporais ou querer estar mais fortes para o parto. E tudo bem nisso.

Mas é importante que você se lembre que exageros podem fazer mal tanto ao bebê quanto a mãe. Então não exagere, pratique exercícios mais leves se você não tinha o hábito de se exercitar.

Depois da gravidez e do repouso necessário, mesmo com um bebê em casa, é possível perder o peso adquirido e se exercitar com calma. Estudos revelam que 10 minutos de exercícios diários intensos podem ser o suficiente. Por isso nada de pânico, você pode aumentar a intensidade após a gravidez.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *