Não é só quando você vai se exercitar que se alongar é recomendado. Alongamento pode ser bom de diversas outras formas. Sendo indicado em diversas situações e ao decorrer do dia, seja ele se exercitando ou em um dia comum com trabalho, filhos e deveres para fazer.
Então se você busca saúde e bem-estar e quer um corpo saudável e equilibrado. Entenda mais sobre se alongar no seu cotidiano e entenda como fazer isso. Aprenda também quais benefícios virão junto com o alongamento.
Benefícios
São vários os benefícios de quem decide se alongar ao decorrer do dia. Aprenda alguns dos principais motivos pelo quais você deve se alongar.
- Ativa a circulação
Ajuda a melhorar sua circulação e reduz desconfortos musculares.
- Relaxa
Ajuda no relaxamento. Então se você está tenso ou preocupado um relaxamento pode ajudar.
- Aumenta disposição
Sim, o alongamento ajuda a aumentar a disposição, pois ele serve para preparar o corpo para outra atividade.
- Sensação de bem-estar
Com todos os benefícios acima, é óbvio que além de uma sensação de conforto o alongamento traz bem-estar.
- Previne lesões
O alongamento serve para preparar o corpo para outra atividade, assim como foi dito acima. Por isso ele ajuda a prevenir lesões, mesmo que você não esteja se exercitando.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como 10 minutos de atividade diária podem ser tão benéficos quanto uma hora
Quando se alongar?
Além de é claro se alongar antes de se exercitar, seja na academia ou não. Outros ótimos momentos para se exercitar são ao acordar. Antes de fazer alguma atividade como ir resolver algum problema na rua, e até mesmo ao longo do dia quando sentir alguma tensão muscular.
Comece a se alongar da forma correta ao decorrer do dia no seu cotidiano e você irá notar a diferença. Tudo isso também ajuda a ter um corpo mais preparado e resistente para se exercitar de outras formas, caso você queira malhar ou fazer outra atividade de maior intensidade.
Como fazer
Abaixo você aprende algumas dicas para se alongar ao decorrer do dia. Você pode e deve fazer os que puder, adaptando uma sequência para o seu cotidiano.
- Braços
De pé com os pés abertos na largura dos seus ombros, levante um dos braços e toque com a palma nas suas costas. Apoiando a outra mão no cotovelo erguido. Depois faça com o outro braço.
Na mesma posição entrelace os dedos das mãos nas suas costas. Depois tente erguer as mãos o máximo que puder mantendo a coluna reta.
- Tronco
Na mesma posição, em pé e com os pés na largura dos ombros. Erga os braços na altura dos ombros em posição de circulo e rotacione o corpo. Para um lado e depois para o outro, o máximo que puder.
Para o próximo exercício você deve se alongar esticando os braços e curvando o corpo para frente. Tente tocar os dedos das mãos nos pés. Mas nada de exagerar, vá até seu limite.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 8 coisas que te impedem de emagrecer
- Pernas
Ainda de pé erga uma das pernas e tente manter o corpo bem reto. Coloque a perna colada no seu tronco e estique seu pé na direção do chão. Repita com a outra perna, esse também é um exercício de equilíbrio.
- Pescoço
Para se alongar nessa região você deve virar a cabeça para um lado e para o outro. Depois gire em círculos para cima e para baixo.
- Calcanhares
De pé, coloque uma das pernas sua frente, como em um passo largo. Depois se incline sem tirar o pé de trás do chão enquanto dobra o joelho da frente. Isso irá alongar seus calcanhares. Repita com o outro pé depois. Você pode fazer de frente para uma parede para se apoiar.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como organizar seus horários das refeições
Dica
É ideal que quem vai se alongar não exagere. O alongamento não é bom quando feito em excesso. Então 30 segundos de alongamento pode ser o ideal. Não precisa fazer muito, e você vai poder repetir outras vezes. Sempre durante pouco tempo.