Quem deve ou Pode tomar Suplementos?

1

Os suplementos alimentares estão cada vez mais presentes nos ambientes das academias e também de outras atividades físicas. O problema é que todo mundo pensa que todos precisam tomar suplementos quando estão praticando exercícios, o que não poderia ser um erro maior. Quem possui uma alimentação saudável e ingere as quantidades certas de cada nutriente não precisa se preocupar com suplementos alimentares. O que anda acontecendo é que além de tomar esse tipo de substância sem necessidade, as pessoas estão ingerindo os suplementos sem nenhum tipo de orientação e isso pode ser um grande prejuízo para a saúde.

O Mercado dos suplementos está em alta

A venda de suplementos alimentares nunca esteve tão alta. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, o número de lojas que vendem esses produtos aumentou de 6 mil em 2012 para 10 mil agora em 2014. Estranho é que as pesquisas mostram que o número nas vendas de suplementos cresceu de repente, mas número de pessoas que praticam musculação não. Antigamente, esses produtos eram alvos dos fisioculturistas e atletas e hoje são consumidos por todos, desde adolescentes até idosos.

Veja também nosso artigo especial sobre os suplementos vitamínicos.

Whey Protein

Esse produto representa 60% no mercado de vendas de suplementos e sem dúvidas é o mais pedido pelos praticantes de musculação. Com as vendas disparadas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) começou a investigar o produto e com isso, proibiu a venda de mais de 20 marcas em todo o país. O motivo é que eles apresentavam uma composição diferente da que estava no rótulo da embalagem. O teor de carboidratos eram maiores e o de proteínas eram muito menores, enganando os consumidores.

Leia também qual a melhor marca de Whey Protein.

Controvérsias

Os médicos e os profissionais de nutrição ainda não chegaram a um consenso em decidiram quem pode ou não tomar suplementos. Alguns pensam que a substância traz como benefício o ganho de massa sem causar prejuízos para a saúde. Mas a maioria defende que todos os nutrientes que o organismo necessita deve vir apenas da alimentação e que tomar suplementos sem orientação pode causar alguns problemas de saúde como:

  • aumento dos níveis de açúcar no sangue;
  • arritmia cardíaca;
  • distúrbios renais;
  • ganho de gordura;

Vilões ou mocinhos?

Não é que os suplementos alimentares tenham que ser terminantemente varridos da face da terra. O grande problema da atualidade é a maneira indiscriminada com a qual eles são administrados. Sem uma orientação profissional quanto ao tipo ideal para o seu organismo, a quantidade que deve ser ingerida e por quanto tempo ele se faz necessário são fatores muito importantes quando se fala em consumir suplementos. Se são usados para o ganho de massa muscular é preciso saber qual a maneira e o horário certo de tomá-los. Por exemplo, o whey é ideal para logo depois do treino, já a albumina deve ser ingerida pouco antes de dormir, pois essa proteína é de absorção lenta e portanto leva horas para ser distribuída para todo o organismo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais Dicas Legais

Mais conteúdo Similar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui