Roupa para correr no inverno – Como escolher?

Você sabe escolher a melhor roupa para correr no inverno? Pois bem, no texto de hoje, vamos entender como este processo pode ser simples e prático, levando em consideração apenas alguns aspectos fundamentais para que seu treino seja, de fato, produtivo.

É claro que há muitos critérios técnicos em alguns tipos de roupas que são importantes de entender. Por exemplo, as roupas térmicas. Mas o intuito deste texto não é indicar a melhor marca ou modelo. Mas sim, te ajudar a entender o que você precisa ter em mente na hora de fazer a compra, pensando na eficiência do material e na qualidade da sua corrida.

Assim como há tênis certos para correr, há também as roupas. E no caso do inverno, é ainda mais importante se atentar para alguns cuidados básicos, que entenderemos a seguir. Acompanhe o texto para entender tudo sobre o tema.

roupa para correr no inverno
Roupas para treinar no frio – Foto: Freepik

Roupa para correr no inverno – Como escolher?

Escolher a melhor roupa para correr no inverno é fundamental para que você possa ter um rendimento normal ou mesmo acima da média. Como você sabe, o inverno é um período difícil para treinar. Há mais fatores impeditivos e que convidam você a ficar em casa. Logo, é importante não só saber como reagir a isso. Mas também, ter os recursos certos.

Para prosseguirmos, vale um entendimento sobre como nosso cérebro funciona. Basicamente, estamos a todo momento tentando “sobreviver”. Nosso cérebro quer sempre buscar paz e conforto para que o corpo fique bem. Automaticamente, temos menos ânimo e vontade para sair e para correr em um dia chuvoso, pois o cérebro entende que aquilo é negativo. Ou seja: tudo que nos tirar da zona de conforto, se tornará difícil.

E se correr já é sair da zona de conforto, por que não fazer isso de forma a ter conforto na hora da corrida? Vejamos alguns critérios, então, para considerar na hora da compra de uma boa roupa. Vamos lá?

Para ler depois: Exercícios para fazer durante o inverno

treino no inverno
Roupas para treinar no frio – Foto: Freepik

A proteção é o primeiro critério

Proteger é o primeiro critério que você precisa considerar. Dependendo da cidade que você mora, o frio pode ser extremamente agudo. Principalmente em cidades do Sul do Brasil ou mesmo com uma altitude mais elevada. Logo, é fundamental que os treinos também sejam preparados para suportar tanto frio.

Então, compre roupas que protejam suas extremidades: luvas, boas meias, gorros e, dependendo da temperatura, até mesmo um bom cachecol. Isto é importante para não “queimar” a pele e nem congelar os dedos, por exemplo.

O conforto não pode ser deixado de lado

Preze sempre pelo seu conforto. Lembra que mencionamos a importância de se sentir na zona de conforto, para o cérebro não criar repulsa? Pois bem, uma boa roupa para correr no inverno deve priorizar o seu conforto. Somente assim você terá muito mais disposição e ânimo para continuar treinando.

Ao contrário do que muita gente pensa, “sair da zona de conforto” nem sempre é positivo. Afinal, é neste local que nos sentimos bem e produtivos. Por que não construir nossa zona de conforto dentro de atividades que nos tiram dela?

roupa para correr no inverno
Roupas para treinar no frio – Foto: Freepik

Critérios térmicos são importantes

Dependendo do frio da sua região, é fundamental ter roupas térmicas para garantir a temperatura corporal. Por mais que você esteja praticando um exercício e isto, por si só, faz com que sua temperatura aumente, pode ser que em alguns locais isto seja difícil de acontecer. Muito vento e até mesmo chuva, podem causar até mesmo situações de hipotermia. Então, preserve sua saúde antes de qualquer coisa, ok?

Veja também: Qual a roupa certa para malhar no inverno?

Utilize roupas flexíveis para não impedir seus movimentos

Muitos casacos ou roupas grossas podem fazer com que a corrida seja ruim de ser realizada. Por isso, opte por peças flexíveis e dedicadas a treinos. Quanto mais flexibilidade você tiver para correr, melhor será seu treino e mais os seus músculos poderão trabalhar sem incômodos.

roupa para correr no inverno
Roupas para treinar no frio – Foto: Freepik

Estética – por que não?

E por fim, a estética. Por que não ter roupas da moda? Melhorar nosso aspecto psicológico faz com que possamos ter mais produtividade. E se você sentir-se bem em alguma roupa específica, não hesite em usá-la, desde que proteja seu corpo do frio e auxilie no treino!

Leia também: Corrida na chuva faz mal para a saúde?

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui