Para emagrecimento e perca de gordura localizada, o treino intervalado é o mais indicado. Com certeza é o tipo de treino que vai ajudar você a perder aqueles quilinhos e pneuzinhos que tanto incomodam.
Nesse artigo você aprende sobre os benefícios do treino intervalado, e como fazer. Assim pode aplicar esse tipo de treino na sua rotina. E conseguir obter melhores resultados, além de se sentir muito melhor.
O que é treino intervalado?
As atividades tradicionais aeróbicas realmente ajudam a queimar gordura, mas mais a gordura do sangue. No geral são atividades de baixa intensidade em tempo e intensidade contínua, por um longo tempo. Por exemplo, 1 hora de caminhada diária.
Esses exercícios de baixa intensidade não são os melhores aliados para quem quer perder gordurinhas. O indicado é que exercícios assim sejam feitos por quem está se recuperando de lesões ou iniciantes.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 exercícios fáceis para fazer em casa sem aparelho
O treino intervalado intercala intensidades, entre moderado e forte, com pausas de recuperação em ritmo leve, sem parar. Esse tipo de treino não dura longos períodos de tempo, mas por ter a intensidade maior tem maiores resultados.
Benefícios
Conheça alguns dos benefícios do treino intervalado e se empolgue para melhorar seus resultados.
- Redução da gordura corporal
Já foi falado que devido a alternação e a alta intensidade a gordura corporal é eliminada mais facilmente.
- Redução da fadiga
Quem pratica treino intervalado, que é indicado pela manhã, não sofre de cansaço daquela fadiga ao longo do dia. Claro que é necessário ter uma boa alimentação como aliada.
- Melhora do condicionamento cardiorrespiratório
Melhora a capacitação de oxigênio e trabalha o coração, por isso é importante verificar a frequência cardíaca por minuto durante o exercício. Um relógio que verifica os batimento cardíacos é bem vindo.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como dormir bem ajuda a melhorar o desempenho na academia
Como fazer
Vamos te explicar como fazer o treino intervalado, basta seguir algumas dicas e na teoria é bem simples.
- Alongamento e aquecimento
Antes de começar o exercício é preciso fazer um bom alongamento, sem exagerar, cerca de 30 segundos. Depois é preciso fazer um aquecimento antes de começar de fato o exercício.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como praticar exercícios mesmo sem academia
O alongamento e o aquecimento preparam seu corpo para a atividade que vem a frente. Como será uma atividade de alta intensidade é necessário realizar esse preparo.
- Escolha o exercício
Não é só corrida intercalada com caminhada, você também pode fazer treino intervalado em outros exercícios, como bike e corda. Basta escolher o que se encaixa melhor com você.
- Monte o treino com intensidade moderada, alta e pausa de ritmo lento
Após o alongamento e aquecimento (em ritmo lento) comece a variar entre o moderado e intenso, pode ser 2 minutos em moderado e 2 em forte.
Depois retorne para o ritmo leve. Depois é só repetir o ciclo até completar o tempo de exercício. Que pode ser entre 30 e 40 minutos.
Exemplo
Segue um exemplo de treino intervalado de corrida com duração de 30 minutos:
Aquecimento de 4 minutos de caminhada
2 minutos de corrida moderada e intensa e 2 minutos caminhada leve
Repete esse ciclo por 6 vezes
Finaliza com mais 2 minutos de caminhada leve
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com lesões no treino
Dica
Antes de sair fazendo qualquer atividade é indicado procurar um médico. Como o treino intervalado requer intensidade moderada e alta e pede muito do corpo é preciso procurar um médico antes.
Fazer uma avaliação física e uma avaliação cardíaca é bom antes de praticar esse tipo de treino. Evite problemas posteriores. Se você já faz exercícios de alta intensidade pode estar apto, mas ainda é indicado fazer avaliações rotineiras.
Se você é iniciante, além de procurar um médico, o indicado é que também comece devagar. Com 20 minutos no início. Indo apenas de leve a moderado. Com o tempo sua resistência aumenta.