Dormir bem melhora seu desempenho na academia

U Milena Costa    t 29 de março de 2018


Dormir bem pode ser para muita gente um inimigo da academia. Afinal, elas malham de manhã e levantar da cama para se exercitar pode ser um sacrifício para alguns. Acontece que dormir bem melhora o desempenho na academia.

Nesse artigo você entende mais sobre o assunto e confere dicas incríveis para melhorar suas noites de sono. Dormindo bem você vai conseguir melhorar seu desempenho na academia.

Dormir bem

Relação entre dormir bem e academia

Quando um atleta ou qualquer pessoa se exercita, os músculos precisam se regenerar. O corpo precisa se recuperar do desgaste.  Por isso adultos e principalmente pessoas que se exercitam devem dormir em média 8 horas por noite.

Durante a fase do sono chamada de N3, sono profundo, nosso corpo produz hormônio do crescimento. Ele é responsável pelo vigor físico e recuperação do corpo. Todos precisam desse hormônio, quem se exercita com frequência precisa ainda mais desse hormônio. Por isso dormir bem é importante para quem frequenta a academia.

Verifique colchão e travesseiros

Dormir bem

Uma das grandes dicas para dormir bem é verificar seu colchão e travesseiros. Muitas vezes fazemos tudo certo, menos verificar se estamos usando esses itens de qualidade. Se você está com colchão ou travesseiros velhos, talvez o ideal seja trocar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como evitar lesões na academia ou fora dela

Procure por itens ortopédicos. Vale a pena investir em todo o quarto, para que seu sono seja de qualidade. Ambiente fresco, lençóis sempre bem limpos e confortáveis. Dormir com pouca roupa também ajuda a dormir melhor.

Fique longe de aparelhos eletrônicos

Dormir bem

O ideal é que pelo menos 20 minutos antes de dormir você se afaste do celular, tablete e outros aparelhos eletrônicos, como televisão e computador. Deixe o smartphone longe da cama.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 5 exercícios fáceis de fazer em casa sem aparelhos

Vale a pena ler um livro, conversar com outros membros da casa. Como a luz dos aparelhos eletrônicos faz nosso cérebro ficar muito ativo, fica mais difícil dormir bem.

Siga a rotina de sono

Dormir bem

É importante ir para a cama na mesma hora todas as noites e levantar na mesma hora também. Tenha hora certa para dormir e para acordar, assim seu sono fica mais controlado. Desenvolver uma rotina antes de ir para coma, como o último lanche –o mais leve possível- o banho, a roupa de dormir.

Quanto mais o momento de ir dormir e a hora de levantar forem rotina, melhor seu cérebro vai associar o momento de dormir. E assim é mais possível conseguir dormir melhor.

Alimentação

Dormir bem

Assim como uma boa alimentação é importante para melhor o desempenho na academia. Também é importante para dormir melhor. Coma alimentos mais frescos possíveis. Evite alimentos pesados antes de dormir.

Aproveite parara conferir também nosso artigo sobre alimentos que tiram energia no cotidiano

É ideal que você jante algo leve pelo menos 2 horas antes de ir para a cama. Um último lanche também deve ser bem leve, chás são ideais. Evite café, principalmente a noite. Investir em uma boa alimentação ajuda a dormir melhor e isso ajuda no seu desempenho na academia.

Dormir demais

Dormir bem e dormir muito não são a mesma coisa. Portanto se você acha que ficar horas na cama, dormir o dia todo depois da academia ou ficar fazendo nada na cama vai te ajudar no seu desempenho na academia. Está muito enganado.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como praticar yoga em casa, yoga ajuda a proporcionar melhor qualidade de sono

8 horas de sono para um adulto, é ideal. Mas é possível que menos horas sejam suficiente, vai depender de cada um. Lembre-se que é preciso encaixar uma boa noite de sono na sua rotina todos os dias. Então aproveite bem seu dia, para conseguir aproveitar melhor a noite e dormir bem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *