10 dicas para começar a sua reeducação alimentar

U Milena Costa    t 5 de dezembro de 2017


Se exercitar e se alimentar bem faz parte de um estilo de vida, muita gente cai na enrascada das dietas malucas que prometem perda de peso, acontece que todos os quilinhos voltam e às vezes até mais, quando a dieta acaba. Por este motivo a reeducação alimentar é muito importante na sua vida.

O ideal é não entrar em dietas e sim aprender a se alimentar melhor, não apenas ganhando conhecimento sobre comidas saudáveis, mas aprendendo a gostar delas, nesse artigo você conhece 10 incríveis dicas que vão te ajudar a começar a sua reeducação alimentar.

alimentos

Procure um nutricionista

Pode parecer a dica mais clichê, mas acontece que é o ideal a fazer, antes de sair cortando alimentos e inserindo um monte de coisa que não está acostumado nas suas refeições, porque alguém disse que é bom, vá ao nutricionista e procure entender o que é melhor para o seu corpo.

Aprenda a cozinhar

Cozinhar é divertido e cozinhando você entende mais sobre sua comida, o que ingerimos é combustível para o nosso corpo, e assim como você não quer colocar qualquer gasolina no seu carro também não devia colocar qualquer coisa no seu corpo.

cozinhando

Pegando gosto por cozinhar suas próprias refeições você com certeza vai querer se alimentar melhor, optar por alimentos mais frescos e se sentir ainda mais feliz com os resultados. Pode pedir ajuda de alguém e não precisa de tornar um chef.

Comece com calma

Não vá mudando tudo no primeiro dia, nem na primeira semana, as chances de você desistir no meio do caminho são enormes se você começar assim. Lembre-se que você está se acostumando a um novo estilo de vida e se reeducando.

alimentação saudável


Não saia cortando alimentos de cara, comece reduzindo e aos poucos é muito provável que você chegue a um momento que não sinta mais falta de diversos alimentos e passe a ingerir apenas de vez em quando ou até não os consuma mais.

Não se compare

Não fique pensando naquele seu amigo que se tornou um rato de academia, melhorou a alimentação e atingiu o peso que queria em tempo recorde, vocês são diferentes, seus corpos reagem de formas diferentes.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre coisas que todo mundo deve saber sobre metabolismo

Muito mais importante do que atingir seu objetivo em tempo recorde é atingir o objetivo, e os benefícios que a sua mudança de hábitos vai te trazer, não coloque tudo a perder por se comparar com outras pessoas.

bebendo água

Não exagere

Se você ama chocolates não precisa decidir que não vai comer chocolate nunca mais, a não ser que tenha algum problema como alergia, e ainda existem outras alternativas nesses casos, você pode sim comer o que gosta e se reeducar, você só não precisa comer toneladas desses alimentos todos os dias.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como alimentos congelados podem ser nutritivos

Seja positivo

Muita gente acaba desistindo da reeducação alimentar porque só reclama das mudanças, muitas se julgam e crucificam no fim do dia por que comeram um pedaço de pizza no fim de semana.

comendo

Seja positivo, comemore seus avanços, passou a gostar de um legume que odiava? Fique feliz! Quanto mais positivo você for em relação a sua nova alimentação, mais seu cérebro vai entender que as mudanças são positivas e mais próximo você vai ficar de conquistar bons hábitos.

Nutrição é importante

Não fique tão preso as calorias que vai ingerir, mais importante do que calorias é a nutrição, converse sobre isso com seu nutricionista, e relaxe quanto as calorias, claro que não precisa comer montanhas de comida, mas também não precisa se preocupar tanto.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o que a vontade de comer diz sobre sua saúde

Faça boas trocas

frutas

Muitas vezes uma coisa pequena já pode representar um passo gigantesco e muito significante na sua reeducação alimentar, trocar carnes vermelhas por carnes magras, optar por versões integrais, que tem vitaminas e fibras e ajudam a controlar colesterol, glicemia e ajudam na sensação de saciedade.

Ao invés de comer um pacote de biscoito ou salgadinho quando bater uma fome no trabalho, você pode levar uma fruta que goste ou comer uma barrinha de cereal.

Reduza açúcares e álcool

homem bebe água

O mal que o açúcar e o álcool fazem ao corpo já são muito conhecidos, açúcares aumentam o risco de obesidade, diabetes, colesterol alto, entre outros problemas, o álcool também está ligado a hipertensão, AVC, impotência sexual e diversos tipos de câncer.

Não precisa cortar totalmente esses dois, mas é bom reduzir, diminuir os refrigerantes, não tomar um barril inteiro no dia da cervejinha com os amigos, já é um ótimo passo para melhor sua saúde e para a sua reeducação alimentar. Beber bastante água é o melhor que você pode fazer pelo seu corpo.

Tenha um apoio

parceiros

Ter uma pessoa que te incentive a melhorar sua alimentação pode ser tudo o que você precisa para não desistir. Podem ser seus pais, namorado ou namorada, um amigo, se a pessoa topar embarcar nessa com você melhor ainda.

Assim um apoia o outro e quando parecer difícil o outro vai te lembrar dos motivos de estar fazendo isso, além de que com os dois podem se empolgar juntos sobre novas receitas e tornar o processo mais tranquilo.


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