Quantos Quilos Perder? Veja como analisar

Você sabe quantos quilos perder? Parece uma pergunta com uma resposta lógica. Afinal, muitas pessoas tem a resposta na ponta da língua. Mas a verdade é que muitos critérios precisam ser considerados na hora de ter um dado conclusivo indicando uma perda de peso saudável.

Antes de mais nada, você precisa entender que cada pessoa é única e cada organismo, também. Logo, cada pessoa deverá fazer um tipo de dieta ou exercício que se adeque a realidade e necessidade de momento. E é justamente isso que muitas vezes “afasta” uma pessoa de um processo de emagrecimento.

Afinal, este já é um processo difícil. E quando as informações e o passo a passo são também complicados, as chances de não haver resultados são realmente grandes. E por isso, vamos te ajudar a entender melhor tudo isso no texto de hoje.

Vamos lá?

quantos quilos perder
Perdendo medidas de forma saudável – Foto: Freepik

Quantos quilos perder? Passo a passo para saber

Antes mesmo de entender como emagrecer e quantos quilos perder, precisamos entender o que não fazer para emagrecer! Sim, há muitas formas de “chegar lá” e com certeza a grande maioria delas nem sempre são as mais indicadas para você.

Para começar a entender melhor o processo, claro, você precisa saber quantos quilos perder. Em cima disso, você vai buscar estratégias alimentações adequadas. Porém, esta “quantidade” não pode ser exagerada e muito menos insignificante.

Por exemplo, jamais estipule metas extremamente difíceis. Principalmente no início da sua jornada. Isto poderá afastar você do sucesso, principalmente pelo fator desmotivação. Então, como primeira dica para entender quantos quilos perder, saiba que muitos de uma vez não é interessante!

Mas, claro, há também outros critérios a se considerar, como os seguintes:

  • Faça um acompanhamento nutricional desde cedo;
  • Entenda o seu metabolismo;
  • Entenda o valor do longo prazo;
  • Seu objetivo precisa ser de acordo com sua realidade;
  • Não olhe para os outros – Seu corpo é único;

Entenderemos detalhadamente cada um deles a partir de agora. Vamos lá?

Faça um acompanhamento nutricional desde cedo

O primeiro critério e talvez o mais importante a se considerar para entender quantos quilos perder na sua jornada de emagrecimento, é: procure um profissional nutricionista. Ele (e somente ele) poderá indicar para você um plano passo a passo de emagrecimento saudável.

Esqueça dietas radicais e fórmulas milagrosas de emagrecimento. Esqueça também o simples ato de “parar de comer” para perder alguns quilinhos. Tudo que é feito de forma radical e extrema, tem também resultados extremos e, muitas vezes, mais negativos do que positivos.

Por exemplo, o simples fato de você não se alimentar bem durante o dia com o objetivo de “comer menos” para emagrecer, pode ser tão prejudicial quanto alimentos ruins para a saúde. Afinal, nós precisamos comer. Nosso corpo continua precisando de nutrientes, independente do nosso plano de emagrecimento.

E isto precisa ser considerado. Logo, uma dieta equilibrada com auxílio profissional é o primeiro passo para entender quantos quilos você quer (e pode) perder daqui pra frente. Combinado?

quantos quilos perder
Alimentação saudável para emagrecer – Foto: Freepik

Entenda o seu metabolismo

O segundo passo, então, é entender o seu metabolismo. Você não pode simplesmente estipular quantos quilos perder de uma forma “aleatória”. É preciso fazer isso de forma pensada para que, de fato, você consiga atingir seus objetivos no médio e longo prazo.

O metabolismo é um dos fatores mais importantes neste aspecto. Afinal, é através dele que nosso corpo processa mais ou menos rápido a queima de calorias. Um metabolismo muito acelerado, por exemplo, tende a colaborar para um emagrecimento também mais rápido. Agora, um metabolismo muito lento, certamente dificultará o processo.

Por isso, entender como é seu metabolismo vai ser importante para entender qual o seu número de quilos ideal para emagrecer.

Entenda o valor do longo prazo

O longo prazo é um dos fatores mais importantes para o emagrecimento. Independente de quantos quilos você quiser ou precisa perder, contar com a ajuda do longo prazo certamente fará com que você possa atingir seus objetivos de forma muito mais saudável.

Tudo que você faz “de uma hora para outra”, também pode desaparecer na mesma velocidade. Por isso, vá com calma. Ao estipular um objetivo de emagrecimento, o faça pensando na ação do tempo. Quanto mais você considerar o tempo, melhores serão os resultados e mais motivação você terá.

Leia aqui sobre emagrecimento rápido e entenda como isto pode ser negativo.

quantos quilos perder
Exercícios para emagrecer – Foto: Freepik

Seu objetivo precisa ser de acordo com sua realidade

Entender a sua realidade é fundamental para, então, entender quantos quilos perder. Você não pode simplesmente olhar para os outros e, com base nisso, traçar os objetivos para você. Sua vida é única e sua realidade também. Logo, quanto antes você interpretar tudo isso, melhores serão os resultados físicos e emocionais.

Emagrecer de forma saudável é importante. Conhecer seus limites e objetivos, também. Valorize seu corpo e sua realidade. Isto fará toda diferença no médio e longo prazo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui