Qual a atividade física certa para a sua idade?

U Marcos A.    t 13 de maio de 2015


Sabemos bem que não há idade certa para praticar exercícios físicos e também não há como delimitar uma e dizer: “a partir de x anos você não poderá mais se exercitar”. Porém, existem alguns tipos de atividades físicas que já não trazem muitos benefícios para uma pessoa de determinada idade.

Saiba o que acontece com o seu corpo quando você faz exercícios em excesso.

Com a grande diversidade de modalidades de exercícios que temos disponíveis nos dias de hoje sempre é possível encontrar algum que se encaixe não apenas no nosso gosto e necessidade como também na capacidade do corpo de suportar aquele tipo de exercício. O mais importante mesmo é praticar o que gosta para se manter em atividade constante. Veja abaixo alguns exemplos de exercícios que podem se encaixar para o seu momento.

Atividade física – Entre 12 e 19 anos

Qual a atividade física certa para a sua idade?

É fase típica da adolescência em que os hormônios estão a mil e a mente precisa trabalhar o tempo todo. Ficar parado é entendiante e poucos são os jovens que gostam apenas de estudar. Porém, essa também é a fase que muitos passam as tardes, se não o dia inteiro, na frente de um computador jogando vários games, assistindo seriados e, principalmente, conectado nas redes sociais.

As escolas já oferecem vários tipos de esportes para que os alunos possam escolher: handebol, vôlei, basquete, futsal, entre vários outros. Para os que não se interessam por atividades em grupo é possível escolher a corrida, natação ou a dança, um dos mais preferidos pelas mulheres. Isso é também um alerta para os pais que são contra os filhos entrarem em aulas de dança. Hoje não há mais espaço para preconceitos, em especial nessa idade.

Atividade física – Dos 20 aos 29 anos

Qual a atividade física certa para a sua idade?

Tanto homens e mulheres, quando chegam a idade adulta aumentam a sua preocupação com corpo. As mulheres ficam completamente iludidas com os corpos esculturais que olham na TV e revistas e os homens querem cada vez mais músculos e um corpo esculpido, muitas vezes para arranjar um parceiro(a).

Também é nessa fase que muita gente está correndo atrás, em busca de emprego e de uma boa colocação no mercado. É o tempo de entrar e concluir a faculdade e investir na carreira. Neste caso é muito comum que as pessoas digam que não têm tempo e aqui, o ideal, é encontrar um esporte que não tenha hora marcada como a musculação e a corrida.

Não há quase nenhuma restrição (ou nenhuma) para a prática de exercícios físicos nessa idade. Aqui pode entrar natação, todos os tipos de lutas, Pilates, treinamento funcional, ioga, aulas de ginástica, tênis e tantas outras. Como já disse acima, o importante é ter prazer no que se faz.

Atividade física – Entre 30 e 39 anos

Qual a atividade física certa para a sua idade?

Para os presentes que já passaram da casa dos 30, o melhor é dar preferência para atividades aeróbicas já que depois dessa idade o metabolismo declina com o avançar dos anos. É importante destacar que as mulheres estão tendo seus filhos nessa faixa etária e portanto o ideal é procurar atividades de baixo impacto e que não necessitem de um grande esforço como a musculação ou corrida. O melhor neste caso é o Pilates para manter o corpo em forma e torneado ou a hidroginástica onde o nível de estresse articular é mínimo.

Atividade física – De 40 a 49 anos

Qual a atividade física certa para a sua idade?

Aqui a preocupação com a chegada de algumas doenças típicas da velhice já começam a preocupar muita gente. Manter uma rotina de exercícios é muito importante para evitar que essas doenças se desenvolvam, principalmente aquelas de caráter degenerativo. E quem disse que musculação não pode não sabe do que está falando. Não apenas pode como deve ser feita!

Atividade física – Acima dos 50

Qual a atividade física certa para a sua idade?

Aqui podemos encontrar todos os benefícios das atividades físicas vistas nos exercícios para as outras faixas etárias. Para quem já passou nos 50 anos, atividades de luta como box que é um pouco mais agressivo não é ideal. A explicação é simples: ainda que você esteja se exercitando desde sempre, naturalmente o seu corpo já não responderá da mesma forma que o de um jovem de 25 anos. Portanto, é melhor tomar alguns cuidados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *