Como iniciar os exercícios

U Marcos A.    t 28 de julho de 2014


Você finalmente tomou coragem, deixou a preguiça de lado e fez a matrícula na academia. Você está com todo o gás e já quer “chegar chegando”. Você vai para a sala de musculação e vê aquelas pessoas musculosas pegando muito peso e pensa logo em fazer igual. Sabe o que pode acontecer? Causar uma grande lesão muscular ou esquelética e ficar muitos dias de molho na cama por isso.

O que fazer quando se é um iniciante

Como iniciar os exercícios

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que todas aquelas pessoas musculosas que você vê nas academias só estão daquela maneira porque já estão há anos num processo que você está iniciando agora. Então, não tente se comparar a eles pegando uma imensa quantidade de carga porque você vai acabar muito mau.

Como iniciar os exercícios

No dia seguinte você vai sentir muitas dores musculares o que é muito comum também. Afinal de contas, os seus músculos não estão acostumados a realizar um trabalho tão pesado. A origem da dor são as microlesões causadas pela musculação e são elas que gerarão a hipertrofia que você tanto espera. Por isso que a frase “sem dor não há ganho” se encaixa perfeitamente na situação.

Confira também o nosso guia para iniciantes.

Qualidade é sempre melhor que qualidade

Como iniciar os exercícios

Aqui, a palavra de ordem é fazer tudo da maneira mais correta possível. Cada angulação ultrapassada pode gerar uma série de problemas. Muita gente acha isso uma grande besteira porque já malha há mais de 2 ou 3 anos e nunca sentiu nada. Acontece que os ligamentos e os tendões, que são os mais prejudicados, vão se desgastando com tempo e isso pode levar mais do que simples 2 ou 3 anos.

Isso porque o nosso corpo tem a capacidade de regenerar tecidos. Já pensou se toda vez que sofrermos um arranhão ou um corte a pele nunca mais voltasse ao seu estado normal? O mesmo acontece com as partes internas do nosso corpo. Mas as lesões mais graves, como um rompimento de ligamento, ocorrem quando a destruição do tecido e mais rápida do que a degeneração e por isso elas acabam acontecendo.

Como iniciar os exercícios

Sentir dor muscular após os treinos é normal, mas se a dor for muito forte e aguda, é provável que a lesão tenha sido mais profunda do que você imagina. Mas e o que fazer para que isso não aconteça? Muito simples: inicie os treinos com pouco peso. Para saber o quanto você pode aguentar basta verificar se está fazendo o movimento de maneira correta. Quando começar a desequilibrar e fazer as angulações erradas é porque a carga é demasiadamente grande para você.

Tudo deve ser feito de forma gradativa

Como iniciar os exercícios

Não adianta apressar o corpo, pois ele vai responder da maneira errada. Comece com exercícios de fácil execução e pode ser que apenas o peso do seu próprio corpo contra a gravidade seja o suficiente. Depois, vá aumentando gradativamente o peso e deixando os exercícios mais complexos, envolvendo equilíbrio e coordenação motora ao mesmo tempo.

Confira nosso artigo especial para quem está iniciando na musculação.

Como iniciar os exercícios

Procurar uma ajuda profissional é sempre uma boa opção, principalmente para quem está iniciando esta rotina. Ele vai avaliar todo o seu corpo, ver as suas limitações e traçar um plano de exercícios de acordo com as suas necessidades. Há atividades diferentes para cada objetivo, por exemplo, para perder peso são exercícios aeróbicos os mais necessários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *