Efeitos e Benefícios da Albumina

U Marcos A.    t 19 de Março de 2014


Quem pratica musculação sempre está atrás de algo que faça o treino render ao máximo e produzir ganho de massa muscular. Muitas pessoas usam o whey protein que é um tipo de proteína extraída do soro do leite e é de rápida absorção. Portanto, ela é muito utilizada logo após o treino para realizar um rápido reparo muscular. Mas existem outros tipos de proteínas quem podem ser utilizadas como a albumina, uma proteína extraída da clara do ovo, de alto valor biológico, mas de lenta absorção.

O que é albumina?

É um tipo de proteína presente no plasma sanguíneo e pode ser encontrada em grande quantidade, na clara do ovo. Os suplementos dessa proteína são feitos a partir da desidratação da clara do ovo e pode ser utilizado não só pelos praticantes da musculação, mas também em receitas de alimentos. Ela contém os dois tipos de aminoácidos: os essenciais e não essenciais, além de vitaminas do complexo B e 12. Também contém minerais como o maganês e o zinco. Dependendo do lugar onde se encontra ela pode ter três nomes: ovolbumina (clara do ovo), seroalbumina (sangue humano) e lactoalbumina (no leite).

Efeitos e Benefícios da Albumina

Benefícios da Albumina

Um dos diferenciais entre a albumina e o famoso whey protein é o fato daquela ser de lenta absorção e isso ajuda a manter uma quantidade significativa de proteínas disponível para ser utilizada pelo organismo durante todo o tempo. Veja alguns outros benefícios que essa proteína pode lhe oferecer:

Efeitos e Benefícios da Albumina

  • ajuda no bom funcionamento do metabolismo por contar com nutrientes como a leucina, ácido glutâmico e aspártico;

  • causa hipertrofia, pois ajuda na reparação do músculo;

  • possui grande quantidade de vitaminas e sais minerais;

  • é ótimo para quem quer perder peso, pois por ser uma proteína de lenta absorção ela consegue retardar a vontade de comer e aumenta o tempo de saciedade;

  • você encontrar albumina de qualidade e com um custo muito mais barato que o whey protein;

  • ajuda no pós-operatório durante o processo de cicatrização. Na verdade, qualquer proteína ajuda nesse processo, mas por ter uma absorção mais lenta, a albumina consegue evitar a formação de fibrose, que é causado também pelo excesso de proteína na alimentação;

Como e quando tomar a Albumina

A albumina, por ser de lenta absorção, é recomendada para grandes períodos de jejum ou durante o dia. Assim, os melhores horários para ingeri-la é antes de dormir para evitar o catabolismo muscular durante o sono e logo pela manhã no café da manhã, pois a proteína terá todo o dia para ser absorvida pela organismo. Ela não é indicada para ser tomada no pós treino. A quantidade ideal vem no rótulo do produto e normalmente é de 2 colheres de sopa para 200 ml de água, suco ou leite (de preferência que seja desnatado).

Confira também nossa dieta para ganhar massa muscular.

Efeitos e Benefícios da Albumina

Quanto a forma de consumo, existem várias maneiras de tomar a albumina e você pode dar uma incrementada no seu shake. Justamente por ter um sabor um pouco ruim e um cheiro de ovo bastante forte, muita gente tem dificuldade de ingerir a substância misturando apenas com água. Você pode fazer uma vitamina de banana com cereais ou então bater a proteína com suco de frutas. No mercado é possível encontrar essa proteína em vários sabores como banana, chocolate, baunilha ou morango. Isso esconde um pouco o sabor forte de ovo. Ela é um pouco difícil de ser dissolvida, então você pode utilizar o liquidificador para te ajudar nessa tarefa.

Efeitos e Benefícios da Albumina

Contras

O excesso de proteína (qualquer uma delas, não apenas a albumina) pode causar uma sobrecarga nos rins e por isso deve ser tomada com toda a cautela. O ideal é que não seja necessário o uso de suplementos e que você consiga comer as proteínas em forma de alimento como nas carnes, brancas ou vermelhas, ovo (de preferência cozido), soja, leite, iogurte e queijo. Esses são os alimentos que mais possuem proteína e são facilmente encontrados no mercado.

Efeitos e Benefícios da Albumina

Pessoas que possuem algum tipo de sensibilidade intestinal não deve tomar albumina, pois ela pode causar diarreias e acúmulo de gases. Outro problema que vem sendo pesquisado e refere-se a todos os tipos de proteína é o fato dela prejudicar a absorção de cálcio pelo organismo e a longo prazo causar problemas como a osteoporose.


4 respostas para “Efeitos e Benefícios da Albumina”

  1. fabricio do carmo oliveira disse:

    muito bom …apos os treinos

  2. Rafael Murcia disse:

    Parabéns pelo post!
    Minha dieta é rica em proteínas e a albumina é uma delas.
    Consumo comendo ovos e quando não tenho tempo para isso faço o meu shake.

  3. Rafael disse:

    Sim, comprei albumina a uns dois dias, tomo antes de dormir, hoje estou com muitas gases e o cheiro é muito forte :(, esse efeito demora pra passar?

  4. graziele disse:

    Gosto muita da abulmina e por incrível que pareça não acho o gosto ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *