Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

U Marcos A.    t 16 de setembro de 2014


Ter uma alimentação saudável é a parte mais importante para as pessoas que praticam musculação. Durante os treinos ocorrem microlesões musculares que precisam ser recuperadas para que ocorra o crescimento muscular. Essa reparação do tecido só acontece se houver proteínas disponíveis e isso se obtém na alimentação. O problema é que poucas pessoas conseguem manter uma dieta adequada e é aqui que entram os suplementos.

Alimentação Depois do treino

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

Você já deve ter notado que algumas pessoas levam umas garrafinhas com um pó dentro para a academia. Essa substância é um suplemento alimentar à base de proteínas que deve ser ingerido imediatamente após o treino juntamente com uma porção de carboidratos para facilitar a utilização desses nutrientes pela fibra muscular. Veja os tipos de proteínas que são vendidas como suplementos alimentares.

Confira também nosso artigo sobre os alimentos que te ajudam a ganhar músculos.

Proteína hidrolisada

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

O processo de hidrólise é basicamente o que transforma cadeias longas e proteínas em cadeias menores. Isso torna o nutriente mais fácil de ser digerido e é rapidamente absorvido pelo organismo. É como se a hidrólise fizesse uma pré-digestão da proteína para que fique mais fácil de ser utilizada. É ideal para ser consumido logo após o treino, porém é mais cara que os outros tipos.

Proteína isolada do soro do leite

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

 

Essa é sem dúvidas a melhor opção de proteína para ser utilizada logo após os treinos, quando o músculo se encontra em um momento crítico. Logo após um treino intenso o tecido muscular age como uma esponja que suga toda a proteína que está disponível naquele momento. A proteína do soro do leite é a base da composição do suplemento Whey Protein e um dos mais utilizados.

Proteína concentrada

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

É uma proteína de excelente qualidade e com um preço que cabe no bolso de grande parte dos consumidores. Não é completamente pura, mas a quantidade de hidratos de carbono e gordura são consideravelmente menores se comparado a outros tipos. Ele consegue manter as frações benéficas da proteína e ainda é mais barato do que o tipo hidrolisado.

Caseína

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

Essa proteína é vendida, normalmente, acompanhada da proteína do soro do leite. Assim, quando grande parte da proteína do soro já foi absorvida pelo músculo, a caseína ainda consegue ficar disponível por até 7 horas. Isso é muito importante para garantir a síntese proteica e recuperação muscular mesmo depois do momento crítico após o treino. Outro benefício que a caseína oferece é o de ajudar na proteção contra o câncer de cólon, como foi constatado pelos cientistas.

Soja

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

A proteína extraída da soja é riquíssima em aminoácidos, principalmente a arginina, glutamina e outros. Ela consegue ser absorvida e digerida tão rapidamente quanto a proteína do soro e pode ser misturada a outras proteínas. A melhor opção é adquirir a proteína da soja como coadjuvante do soro do leite ou da caseína. A melhor hora para ingeri-la é antes de ir dormir para que durante o período de jejum do sono os músculos tenha proteína acessível.

Albumina

Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação

Essa proteína tem tudo o que um praticante de musculação deseja: é de fácil acesso, baixo custo, alto valor nutritivo e possui uma boa variedade de aminoácidos. É uma proteína tipicamente encontrada na clara do ovo, mas também está presente na composição do leite e do sangue. Ela é uma proteína que possui maior eficácia de ingerida antes de dormir ou quando acordar, pois a albumina será disponibilizada aos músculos durante todo o dia.

Confira também nosso artigo especial sobre os benefícios da albumina.


2 respostas para “Quais os tipos de proteína para serem utilizadas na alimentação”

  1. Oi meu nome e jéssica tenho apenas 12 anos e peso 43 , e tenho gorduras localizadas !!!!E queria saber como perde isso , eu sou tao nova preciso mesmo preocupar com isso !! Tem muitas meninas que tem 12 anos e nao tem gorduras localizadas , sao magrinhas !!!!O que posso fazer , me ajude ?

  2. David disse:

    Olá
    Gostei bastante da página e quero mais digas.

Deixe uma resposta