Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

U Marcos A.    t 17 de agosto de 2014


Bem, tudo começa naquela olhada para o espelho e não se sentir muito satisfeito com o que você está vendo. Você finalmente decide que é hora de mudar e já vai direto fazer a matrícula na academia. Vai todos os dias fielmente, cumpre todos os exercícios, muda os hábitos alimentares e pouca coisa muda. Cadê os músculos?

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Esse tipo de ansiedade faz muita gente desistir da academia bem antes do tempo. Várias pessoas começam a praticar musculação 1 mês antes do verão e imagina que durante as férias na praia estará tão musculoso quanto um modelo nas passarelas ou então, as mulheres esperam ter o corpo da Jennifer Lopez num passe de mágica. Não adianta ter pressa ou então o resultado vai demorar a chegar cada vez mais.

Ninguém é igual

Você se matricula com um amigo na academia e os dois começam a malhar juntos pegando a mesma quantidade de carga e fazem treino de fortalecimento em um mês. Quando partem para o treino de hipertrofia você nota que o seu amigo consegue pegar quase o dobro de carga que você usa e você se pergunta o motivo disso. Afinal de contas entramos na academia ao mesmo tempo.

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Só que você não é igual ao seu amigo ou a qualquer outra pessoa. Seu organismo responde de uma maneira diferente de qualquer outro. Por exemplo, você pode até erguer menos carga, mas, pode ser, que consiga maiores resultados com a hipertrofia muscular do que pessoas que pegam muito mais carga do que você. As particularidades de cada um são muitas e você deve aprender a respeitá-las.

Siga uma rotina

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Se você não gosta de seguir rotina então esqueça a musculação. Muitos não gostam de praticar esse tipo de exercício justamente por causa da rotina que é preciso enfrentar para conseguir os resultados. O treino precisa ser realizado todos os dias, em quantidade de tempo estabelecido e ter força de vontade. Não pense muito antes de ir para a academia, simplesmente vá.

Dica: Confira os benefícios de pular corda.

A alimentação tem que mudar

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Uma boa alimentação faz parte de quase 90% de todo o processo. Ou seja, se você não está disposto a mudar o seu cardápio vai demorar para ver os resultados. Veja regras básicas para ganhar um corpo escultural que você tanto sonha:

  • substitua os carboidratos simples pelo complexo, exceto logo após o treino onde o corpo precisa de carboidrato à disposição de forma rápida;
  • as proteínas devem estar sempre presentes, principalmente antes de dormir e logo após os treinos;
  • evite doces, frituras e refrigerantes o máximo que puder;
  • gorduras apenas as boas como a presente no azeite, óleo de coco e oleaginosas;
  • frutas, legumes, hortaliças e verduras são sempre muito bem vindos;

Dica: Leia nosso artigo especial sobre alimentação adequada para quem faz musculação.

Mude o treino sempre

Como foi dito anteriormente cada organismo possui a sua particularidade. Assim, o treino que funciona para o seu amigo pode não funcionar para você. Enquanto você se acaba num treino clássico de hipertrofia (poucas repetições e muita carga) e não ganha quase nada de músculos, o seu amigo parece que já está há anos fazendo musculação.

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Provavelmente você ainda não achou o treino adequado para o seu biotipo. Existem diversos treinos focados em hipertrofia muscular como os treinos de pirâmide, que pode ser a crescente ou decrescente, que são as mais comuns. Mudar de treino, pelo meno a cada dois meses é importante. Quando o corpo se habitual a um determinado treino ele trabalha menos e, consequentemente, rende menos. Desse jeito o resultado demorar cada vez mais de aparecer.

Escolha objetivos palpáveis

É preciso planejar e sonhar com grandes conquistas, mas, tome cuidado para não correr atrás de algo impossível. Para quem quer perder peso, fazer o tipo de planejamento no qual você deve perder 10 kg em uma semana será um desperdício de tempo. Você vai ficar praticamente sem comer, vai perder um ou dois quilos e depois de uma semana vai ver que o objetivo não foi alcançado e compensar toda a sua frustração comendo ainda mais.

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Talvez você tenha feito tudo como manda o figurino mas, deu um passo maior do que a perna. Se você ganha um salário mínimo por mês como quer comprar uma BMW? O mesmo raciocínio serve para os exercícios físicos. Vá se adaptando as poucos, mude a sua alimentação ao máximo que conseguir e não se cobre tanto. Muita pressão acaba impedindo o sucesso.

O dia de descanso

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Os músculos precisam descansar para ganhar mais fibras. Parece contraditório mas, é exatamente assim que funciona. Durante a musculação ocorrem algumas microlesões musculares e é durante a recuperação delas que novas fibras se formam aumentando o diâmetro da fibra original. É dessa forma que a hipertrofia muscular acontece. Mas, para que ocorra reparação o corpo precisa descansar. Escolha um dia da semana, de preferência no meio da semana como numa quarta-feira, para não ir a academia e nem fazer qualquer outro tipo de exercício.

Mas afinal, por quanto tempo?

Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação

Tenho todas essas questões acima em mente um estudo concluiu que o tempo médio para um iniciante começar a perceber e sentir os resultados do treino são necessários, em média, pelo menos 30 dias após o começo. É um tempo bastante pequeno, mas que pode variar de pessoa para pessoa. Seguindo todas as regras ao pé da letra você vai, rapidamente, passar a amar o seu reflexo na próxima vez que se olhar no espelho.


41 respostas para “Quanto tempo leva para sentir o resultado da musculação”

  1. Muito bom, adorei.
    comecei a musculação faz duas semanas e já consigo sentir diferença. Mas acredito que não estou seguindo as regras ideais para o meu tipo de físico até por que não tem professor na academia que frequento. gostaria de saber quais as maquinas eu devo usar ou quais tipos de pesos é correto para um iniciante de 1,69 com 50 kg :3

  2. ALE disse:

    TRINTA DIAS TA DE SACANAGEM …. PRA VER RESULTADOS DE HIPERTROFIA NO MINIMO 2 ANOS DE ACADEMIA AI SIM VOCÊ COMEÇA VENDO RESULTADO APARENTE .

    • FELIPE disse:

      kkkkkk pensei a msm coisa, ja treino a 5 anos e o resultado aparente so depois de uns 2 anos, pras pessoas te olharem na rua e saber que vc realmente faz academia, é um estilo de vida

  3. Luciana disse:

    Com 1 mês de academia ver o resultado? Ah fala sério ne
    Com mais de 1 ano que vc realmente verá o resultado.

  4. geiziara jadna silva altino disse:

    tenho dois meses de academia eu gostaria de ter entendimento melhor para crescer meu musculo tomo proteina qual o meu procedimento para ganhar mais rapido em 5 meses

  5. Letícia disse:

    Como muitos personal diz, a pessoa aumenta a sua massa muscular através de bastante treino, mas o aumento da massa muscular depende muito do hormônio da pessoa tanto homem como mulher, muitos adquire massa rapidamente tendo apenas um mês ou até menos.

  6. fla serio disse:

    pessoal fala serio, em 30 dias começa a ver algum tipo de resultado e não um pessoa toda musculosa. O resultado é gradual. faça uma avaliação fisica e com 30 dias faça outra, voce vai ver um resultado que seja minimo. a cada mes se didicando os resultados vão aumentando. é preciso que vcs entendam que “COMEÇO DE RESULTADO NÃO SIGNIFOCA ESTAR COM O CORPO TODO TRINCADO.

  7. CLAUDIA disse:

    essa pratica realmente requer muito treino e paciência, mas agente se senti mas leve isso quando anda com a alimentação balanceada como estar sendo no meu caso.

  8. MARCELA disse:

    E VERDADE EU ESTOU TREINANDO A UM MES E JA VEJO PEQUENAS MUDANCAS NO MEU CORPO

  9. Cristiano disse:

    Povo lerdo demais, oque o artigo quer dizer é que com 30 dias vc consegue ver alguma melhoria no seu corpo, não q vc vai estar todo bombado e rasgadão, aprendam e interpretar textos seus asnos.

  10. Jessica disse:

    Comecei meu treino a 1 mês, e realmente consigo perceber a diferença, não é notavel para os outros, mas eu conheço meu corpo e sei que tive diferença.
    Povo que não sabe entender o que é escrito.

  11. andre disse:

    voltei a treinar! e com 3 dias já percebo que já ganhei!
    acho impressionante isso, pq as outras pessoas tbm perceberam!
    tem alguma explicação para isso?

  12. Marco disse:

    Verdade se quiser mando foto no whatsapp, to a duas semanas na academia e ja vejo mudanças, meu pau até amentou 2 cm, e com certeza vai aumentar mais se quiser mando foto de antes e depois dele no whatsapp, falou!

  13. Weliton Nunes disse:

    Ah galerinha , olha eu comecei a 3 dias e cinto que meu corpo tem algumas pequenas diferencias, como anteriormente já falaram cada um conhece seu próprio corpo, mais tbm eu estou fazendo ou seja tentando fazer uma dieta boua , isso ai galera bora lá quando pensar que não já vamos esta marombas, e não esqueça de tomar suplementos, o nome ja diz suplementos ou seja vai suplementa o seu corpo conformes suas necessidades( Proteína,carboidratos,gorduras boas), etc… ja ouvi falar que os bau d começo é o BCCA E O Pós treno. tchau falo, se gostaram comente aqui é um passando experiencia para o outro . 🙂

  14. Geysa disse:

    Com 5 meses de musculação, dieta e suplementação eu consegui eliminar 15 kgs (de 74 kgs para 59) e percebi que minha massa magra aumentou, é perceptível nas coxas, costas e braços. Muita coisa mudou e antes eu só pensava em pesar, mas agora penso em percentual de gordura, em percentual de massa magra, em medidas.
    Vou alterar minha dieta em 2016 porque não quero mais emagrecer e sim ganhar massa muscular apenas.
    Estou muito feliz. Musculação é vida! Musculação é tudo! Musculação é o que há…! Viva a musculação… heheheeee Feliz 2016!!!!! E vamos continuar firmes no objetivo !

    • Jaciene disse:

      Querida, gostaria de saber qual dieta bvc fez pra eliminar esses 15kg?
      Estou há 5 meses na academia, vou 2 3x por semana e não eliminei quase nada. Não vou mais pq não posso devido uma hérnia de disco então acabo sentido dores… Mas não consigo emagrecer! Acabo ficando frustada.

  15. Tiago disse:

    Vou começar a malhar esse mês

  16. marcos disse:

    Cara faz um mes que manho .manho todo dia comproteina complexa de 86 pulei para 90 cm digo eu me dedico sinto una enorme diferenca basta querer e ter boa jenetica.

  17. Eu vou começar a malhar segunda. Nunca malhei mais tenho coxas grosas cintura fina . Mais quero definição do abdômen sãs coxas

  18. Angela disse:

    Sim consegue ver uma mudança. Já To no 46 anos, 2 filhos e pouco exercícios por causa do trabalho. Devido a uma fratura e para meu próprio bem estar em 3 semanas e meia já estou notando diferença. Não é milagre é foco e paciência. Creio q no fim do ano estarei bem satisfeita. Não desistam se empenham. As x bate o desanimo mas quando vc chega na academia ele vem com td. Bjos a tds!

  19. willian disse:

    Lá vai…
    Pratico natação, e com um dia que fui à academia minha namorada notou visualmente que eu estava mais forte (ela não sabe que fui à academia).
    Tenho, aversão a academia, mas vou tentar malhar esse mês, indo 3 x por semana.

  20. willian disse:

    Pessoal, o meu “mais forte” citado acima só durou dois dias. Acho que se tratava de inflamação e por isso o inchaço. Não conseguia esticar e nem dobrar os braços.

  21. semmy disse:

    olá, não tenho tempo para ir a academia, mas faço exercicios em casa, malhos as pernas com agachamento e outros exercicios e o abdomen, faço a prancha. vcs acham que isto vai funcionar para que eu tenha uma definição nas coxas e um abdomen mais chapado?

  22. Karine disse:

    Fala sério… as pessoas têm um sério problema de interpretação de texto.
    Começar a ver algum resultado pode significar disposição física, saúde, bem estar, etc… Estou na academia há duas semanas e já estou vendo resultados nestes sentidos, tenho muito mais disposição, sem falar que já sinto meus músculos mais firmes, menos flacidez muscular, e a cada dia sei que será um novo resultado, não podemos perder o foco!

  23. Renan disse:

    Galera, faço musculação a 5 meses notei muitas diferenças , ganhei massa e peso , estava com 50 kg e fui para 61 kg ,com acompanhamentos como hipercalórica , creatina , e why , foco , parei de beber fazem 5 meses e mudei minha alimentação . De agora em diante cada dia são novos resultados

  24. Oi gnt , to fazendo exercícios em casa ,já tem seis dias , e já estou notando a diferença !
    Estou mais firminha!

  25. Benedita disse:

    Já malho a um ano e até agir nada ! Tono bcaa e proteína tbm ! Mas continuou do mesmo jeito! O que devo fazer ? Eu melhor 5 dias por semana

  26. LUIS KROTZ disse:

    Faz 6 anos que estou fazendo academia e até agora nada de resultados. Já estou pensando em desistir mesmo, afinal falta de treino e de tempo não foi.

    • raviguiana machado disse:

      bom dia LUIS KROTZ, Tenha calma, procure uma orientação com um profissional ver se você esta fazendo os exercício corretamente. NÃO desista, saiba que com o passa dos meses você vai nota sim a diferença.cada organismo responde de um jeito. desistir e para os fracos e você não e a sim !!! e lembre-se que temos que envelhecer com saúde, retenha nesses comentário o que e somente bom e delete o que não nos edifica. foi um prazer em responder suas duvidas beijos.

  27. Foi Ele quem disse:

    Estudos dizem que pra ter um abdômen chapado teria que consumir 3 latinhas de cerveja por dia kk

    zueira eu nem completei 30 dias de academia, mas do que eu sentir a diferença é os outros sentirem tbm então da mais motivação pra continuar no pain no gain

  28. Sarah disse:

    Estou treinando há 1 mês e meio e já sinto diferença no meu corpo, minhas pernas e braços estão mais torneados.Estou mudando a minha alimentação, pois quero eliminar 3kg, mas já estou feliz. Só que tem uma coisa BEM IMPORTANTE: GENÉTICA! Não adianta enganar não, tem umas mulheres que já malham faz um tempo e nem parece, umas magras demais e outras com o corpo sem forma bonita, só que acho que o instrutor tem que ter noção na hora de conscientizar o aluno, não adianta falar pra pessoa que o corpo vai ficar maravilhoso.

  29. silvana disse:

    Excelentes dicas parabéns!

  30. Loira35 disse:

    Estou treinando há 4 meses, agora que comecei a ver os resultados, 8 kg eliminados, os resultados surgem de maneira bem lenta….. Treino 5 vezes na semana, treino pesado, sem ficar conversando fiado.
    Também tirei 70% do açucar do meu cardápio…. vale a pena.

  31. raviguiana machado disse:

    estou com 2 meses que estou frequentando uma academia já noto pequenas diferenças!!! em 2 meses estava com o peso 64 quilos. agora estou com 60 quilos. e de cintura estava com 85centimetros e agora estou com 74 centímetros de cintura… estou muito feliz com o resultado, perdendo peso com saúde, frequento uma ótima academia na minha cidade com orientação dos professores.

    obs: cada organismo responde de um jeito, por isso tenham calma com o passa dos meses vocês vão notar a diferença em seus corpos.

  32. Breno santos disse:

    Olá gostaria de saber qual o peso certo pra mim e em mais ou menos quanto tempo vou ver resultados tenho 1.74 tenho 16 anos.?

  33. Shayva disse:

    Realmente precisa de ao menos 4 meses de treinos sérios e constantes para se ver algum músculo mais saliente, aqui no no artigo transpareceu um conceito exagerado da realidade, foi ufanismo. No início há um evidente emagrecimento derivado do fim do sedentarismo e que pode ser confundido com “aumento” da musculatura, que fica mais evidente com o sumiço da gordura nos gordinhos, nos magros nada muda. Dieta de reforço à base de proteínas ( whey ) é fundamental apenas para idosos e vegetarianos, quem come carne e tem sobrepeso deve apenas se controlar e parar de comer como animal esfomeado. O exercício continuado vai eliminando a gordura do corpo aos poucos e a aparência vai ficando evidentemente mais saudável. Para ter músculos saltados de macho forte precisa puxar ferro pesado e mesmo tomar bomba, sem bomba o máximo que se chega é a um corpo como do Neymar ou Cauã Reymond. Atletas profissionais de sucesso e sérios, monitorados em exames periódicos, não apresentam os corpos e veias saltadas que vejo na minha academia, sinal que o diferencial e devido aos anabolizantes que são uso comum e disseminado. O conceito de carga mais pesada é variável de pessoa para pessoa, também as metas estéticas desejadas são diferentes, para saber avaliar se está treinando bem basta verificar se a região trabalhada fica doída após o treino, a dor significa que o treino foi ótimo e que vc está no caminho certo. se fosse fácil TODOS seriam musculoso, comprar um carro para ser mais vistoso é muito mais fácil e acessível a qualquer um no crediário. Atletas reclamam de dor, quem treina bem tem ela sempre como companheira de seu progresso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *