Sinais de que faltam proteínas na sua dieta

U Fabíola Cunha    t 25 de outubro de 2016


Em tempos de suplementos alimentares de proteínas e alimentos consumidos para aumento muscular, é difícil acreditar que muitas pessoas que frequentam as academias e treinam sério sofrem de deficiência protéica. Mas isso acontece e alguns sinais que o corpo dá indicam esse problemas.

Você não progride

proteínas

Se você está treinando bastante e comendo de forma saudável, com frutas e vegetais, mas ainda assim não vê progresso, algo está faltando e é bem provável que seja a proteína.

Seu corpo usa proteínas para muitas funções e infelizmente construção muscular não é prioridade para o organismo. Então se você não come o suficiente, o corpo não vai ser capaz de construir músculos pois a proteína que ele recebe será necessária em outros locais para, basicamente, manter você vivo e se movendo. Os bíceps ficam para depois, diz o corpo.

Confira também o nosso artigo sobre a dieta para ganhar massa muscular.

Ferimentos que cicatrizam devagar

proteínas

Ferimentos que se curam devagar são um sinal de proteínas insuficientes na dieta. Deficiência de vitaminas também causa esse problema, mas esse sinal é quase sempre relacionado à baixa ingestão protéica.

Lesões frequentes

proteínas

Recuperar-se após o treino é crucial para progredir em sua próxima sessão e se você está constantemente lesionado, pode considerar a adição de mais proteínas em sua dieta. Elas são essenciais para cura e reparação de tecidos.

Doenças frequentes

proteínas

O sistema imunológico do corpo depende bastante da proteína ingerida para funcionar. Sem ela, o corpo não consegue produzir células brancas do sangue, que são usadas para defender o corpo dos invasores como bactérias e vírus.

Perda muscular

proteínas

Apesar da perda muscular poder ser resultado de exercícios do tipo cardio em excesso, pouca proteína também é causa disso. A perda muscular é um dos sinais mais expressivos de que você está ingerindo menos proteínas que deveria. O nível de gordura corporal também aumenta – com menos músculos o corpo precisa queimar menos calorias para funcionar.

Perda de cabelo

proteínas

 

Apesar de muitos fatores serem relacionados à perda de cabelo, a deficiência de proteína pode ser um deles. Cabelo, pele e unhas não são prioridades quando o corpo está com deficiência de algum nutriente. Queda de cabelo no banho e unhas quebradiças vão aparecer.

Mas lembre-se que não adianta ir comendo tudo o que vê pela frente em busca de proteínas: escolher as que fazem bem para o organismo como um todo, como as proteínas vegetais, é a melhor pedida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *