Cigarro atrapalha desempenho de quem pratica atividade física

U Milena Costa    t 12 de setembro de 2018


O cigarro é uma droga e disso todo mundo sabe, mas tem quem concilie ele com exercícios. Isso não é nenhum pouco indicado. Vamos explicar nesse artigo sobre como isso é muito ruim para a sua saúde e como o cigarro atrapalha muito seu desempenho nas suas atividades.

Se você quer fazer atividades físicas, mas fuma, então é bom ler esse artigo também. Assim você conhece os riscos antes de fazer qualquer coisa. O mais ideal para todo mundo antes de fazer exercícios é procurar o médico, e principalmente nesses casos.

Cigarro

Fumantes no Brasil

12% dos homens no Brasil são fumantes e 8% das mulheres também. A taxa ainda não agrada, mas caiu consideravelmente dentre de 25 anos. Hoje existe muito mais informação sobre como essa prática é prejudicial à saúde.

Mas como todos bem sabem houve uma época em que era algo legal. O cigarro agrava e também causa doenças respiratórias, cardiovasculares e também é vilão em relação ao câncer. Além de triplicar o risco de derrame cerebral.

Conciliar cigarro e atividade física é uma péssima ideia

Cigarro

Muita gente não sabe, acha que se está fazendo atividades físicas então já não está tão mal. O que é um grande equivoco. Médicos apontam que os exercícios moderados até podem combater um pouco os radicais livres.

Porém quem gosta de malhar, correr e fazer atividades com mais desempenho, esses não podem conciliar com o cigarro.

As atividades físicas, principalmente as mais intensivas, puxam muito do organismo e nos fazem respirar mais fundo, assim fumar antes ou depois da atividade pode agravar os efeitos do cigarro. Tendo em vista que a pessoa vai estar consumindo mais toxinas.

Além disso o cigarro afeta até 30% a capacidade cardiovascular do fumante. O que significa que o desempenho na academia ou outras atividades físicas será muito inferior ao que poderia ser.

E nem adianta querer exagerar na atividade tentando compensar, você provavelmente só vai se lesionar e passar mal. Afinal o problema está no seu sistema cardiovascular.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ter mais disposição treinando de manhã

Trocar cigarro por exercícios

Muita gente fuma por causa do estresse. Na verdade o estresse que as pessoas sentem ao não fumar é o vício falando. O que significa que é bom para o organismo você tentar se livrar do cigarro para poder fazer uma atividade física.

Exercícios físicos são ótimos para combater o estresse, trazem uma sensação de bem-estar. Mas o ideal é procurar o médico na hora de querer fazer a troca do cigarro pela atividade física.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a influência da meditação no corpo humano

Parar de fumar

Cigarro

Se você leu até aqui então provavelmente quer deixar de fumar e se sentir mais saudável. Por isso vamos te dar algumas dicas para largar o cigarro. Lembrando que realmente é algo complicado e o mais indicado é buscar suporte de especialistas.

  • Jogue cigarros e isqueiros fora
  • Se alimente bem
  • Evite cafeína e bebidas energéticas ou álcool
  • Vá a lugares onde é proibido fumar
  • Se cerque de pessoas que incentivem você a largar o cigarro
  • Se mantenha ocupado para não pensar no cigarro – pode ser fazer um trabalho voluntário, passear ou brincar com o cachorro, ir a lugares legais como o cinema, saia com os amigos e familiares-.
  • Seja positivo – não é fácil, mas você consegue sim-.

Procure um médico

Cigarro

O mais importante é procurar um médico. Tanto para quem quer parar de fumar, quanto para quem pensa em fazer atividades físicas e é fumante. E principalmente para quem é fumante e já pratica exercícios físicos.

Não deixe para depois e não gaste seu tempo conversando com pessoas que te aconselham a continuar assim. Essas pessoas definitivamente não querem seu bem. Então procure um médico, ele vai recomendar o melhor para você.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *