Como montar o seu cardápio semanal

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Todos nós sabemos o quanto a alimentação é importante para quem pratica qualquer tipo de atividade física. Não importa se você faz musculação, pratica corrida ou faz os dois. Ter uma alimentação compatível com o seu estilo de vida é essencial para manter a saúde em dias e alcançar os objetivos.

Porém, é muito complicado conseguir manter uma dieta saudável hoje em dia. Falta muito tempo, nos sentimos cansados na maioria das vezes e é muito mais fácil comer algo já pronto e que só basta colocar no micro-ondas do que preparar algo na cozinha.soja

É justamente por causa dessa falta de tempo que precisamos ter um planejamento para conseguir manter a vida em ordem e a saúde também. Quando nos planejamos no trabalho e colocamos horários para as nossas tarefas do dia a dia conseguimos fazer aquilo que estava programado, na maioria das vezes. Porque não fazer isso também com o nosso cardápio?

Dica: Confira também nossas dicas de alimentação correta para quem pratica musculação.

Por onde começar?

Primeiro, escolha um dia da semana no qual você esteja mais aliviado dos afazeres e não esteja tão preocupado com horários para cumprir. Para a maioria das pessoas, o domingo é o dia ideal. É nesse dia, ou em qualquer tro que desejar, que você começará a organizar o seu cardápio e fará as suas compras no supermercado.

 

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Outra boa dita e consultar um profissional, que neste caso deve ser o nutricionista. Apenas ele está habilitado para prescrever dietas e com certeza é muito mais fácil seguir uma orientação segura do que gastar horas na frente do computador procurando dietas prontas e que não se adequam ao seu perfil.

Sabe por que seguir a orientação de um especialista é importante? Porque, certamente, você não se lembrará de colocar todos os grupos alimentares nas refeições, principalmente no almoço e no jantar. Por exemplo, para o almoço e jantar é interessante sempre ter no prato saladas, legumes, tipos diferentes de carne (com cortes diferentes e, de preferência, grelhadas) e como não poderia faltar, os carboidratos.

O que não pode faltar e o que deve ser evitadosalada

Você já deve ter uma ideia do que você deve ou não comer e do que é ou não saudável para o seu organismo. Por exemplo, frutas, hortaliças, carnes magras, frutas, oleaginosas, leguminosas e carboidratos complexos não podem faltar. Já alimentos como frituras, açúcar refinado, embutidos e enlatados são bons exemplos do que não se deve colocar no cardápio.

Como conservar a comida?

Os legumes, frutas e hortaliças devem ser guardados na geladeira, pois o frio retarda o processo de oxidação. Porém, temperaturas muito baixas também não são adequadas e, portanto, não devem ficar próximos ao congelador. Ajustando o termostato do seu eletrodoméstico em 10° é o ideal e isso você pode ter naquela gaveta que fica na parte inferior da geladeira.salada

Quais são as vantagens de se planejar?

O planejamento já começa no momento de fazer as compras do mercado. Pegue a lista de alimentos que a nutricionista lhe passou e vá com ela dentro da bolsa. As vantagens de se planejar também quando se trata de alimentação são muitas:

  • a variação dos alimentos e dos grupos alimentares será maior;
  • você economiza dinheiro quando vai ao mercado já sabendo o que precisa comprar;
  • o tempo vai render como nunca porque agora você já tem todos os ingredientes em casa e não precisará ir ao supermercado fora de hora;
  • é mais fácil fugir das tentações quando já sabemos o que vamos comer;
  • Você notará que estará mais focado em manter um ritmo de vida saudável;

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Agora que você já sabe o que fazer e como fazer ficar só no papel não vai adiantar. Começar a praticar esse comportamento pode ser o mais difícil, porém você também notará que rapidamente ele se tornará um hábito e que a sua vida está muito mais fácil.

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