Pão Low Carb – Benefícios e uma Receita Simples

Certamente você já ouviu falar de pão low carb, certo? Pois bem, este é um dos alimentos mais tradicionais da culinária de “baixo carboidrato”. Afinal, o pão é um alimento considerado essencial na vida do brasileiro. Por mais que o pão tradicional tenha diversos tipos de ingredientes maléficos para a saúde, há sim uma forma de substituí-lo por algo mais saudável.

O pão low carb é uma alternativa para quem está fazendo algum tipo de dieta para emagrecimento ou controle alimentício, em busca de uma rotina mais saudável, mas que não consegue abrir mão do pão tão facilmente. E nós sabemos o quanto isto pode ser difícil, principalmente no início da jornada.

Somos contra qualquer tipo de dieta radical do tipo que simplesmente elimina todos alimentos do cardápio para emagrecer com rapidez. Além de isso não ter efetividade, possui efeito contrário: faz mal!

Por isso, hoje entenderemos alguns dos principais benefícios do pão low carb e como ele pode se encaixar na sua rotina, sempre com acompanhamento de um profissional de nutrição, claro.

Acompanhe.

pão low carb
Pão low carb – Foto: Freepik

Pão low carb – Quais os benefícios?

O pão low carb traz uma série de benefícios para sua saúde, desde que utilizado da forma certa e com indicação de um profissional de saúde. E vale ressaltar justamente este quesito: jamais faça qualquer tipo de dieta por conta própria, ok? Sempre busque auxílio nutricional para que você tenha um cardápio balanceado e equilibrado.

Simplesmente cortar ou substituir alimentos do dia para a noite pode ser um erro muito grave. Principalmente quando isto for feito de forma radical ou sem compensações. Afinal, cada alimento fornece um tipo de nutriente ou vitamina diferente para o corpo. E desequilibrar isso pode deixar seu organismo uma “bagunça”.

Dito isso, podemos entender melhor os benefícios do pão low carb, que são basicamente os seguintes:

  • Auxilia no emagrecimento;
  • Ajuda a saciar a fome;
  • Previne doenças e proporciona saúde;

Entenderemos cada item de forma detalhada a partir de agora. Vamos lá?

Auxilia no emagrecimento

O primeiro excelente benefício do pão low carb, é o auxílio no emagrecimento. Sim, este tipo de pão é um dos principais aliados neste processo. E não porque ele emagrece. Mas sim, porque ele ajuda a saciar a fome (falaremos disso adiante) e ajuda a saciar sua vontade de pão convencional. Ou seja, comer bem é também sinônimo de emagrecimento.

O low carb, na “tradução”, significa baixo carboidrato. E para quem já possui algum entendimento um pouco mais aprofundado sobre o tema, sabe que os carboidratos em exagero tem apenas uma função no organismo: estocar energia. E leia-se energia como gordura.

Com o passar do tempo, o consumo exagerado de carboidrato faz com que você engorde. Principalmente se não há nenhum tipo de atividade física sendo praticada.

Leia também: Emagrecer rápido é saudável? O que considerar para isso?

pão low carb
Pão low carb sendo preparado – Foto: Freepik

Ajuda a saciar a fome

Conforme já mencionamos anteriormente, o pão low carb ajuda você a saciar sua fome. E isto tem ligação direta com sua saúde e emagrecimento. Alimentos com ingredientes de potencial nutritivo baixo (como as farinhas de forma geral), fazem você sentir fome poucas horas depois de comer. Já alimentos com fibras mais nutritivas, fazem você sentir menos fome. E isto é ótimo, pois no longo prazo, você estará comendo menos, sem abrir mão da qualidade dos alimentos.

Este é um fator “indireto” do emagrecimento. Pois, simplesmente deixar de comer não é o caminho mais indicado para quem quer emagrecer. É preciso comer. Mas é preciso comer certo, nos momentos certos e, principalmente, nas quantidades certas.

Leia também: Como seguir uma dieta? Aprenda aqui

Previne doenças e proporciona saúde

E por fim, um dos melhores benefícios proporcionados pelo pão low carb: prevenção de doenças! Sim, os baixos níveis de carboidrato fazem com que você come somente o suficiente. Eliminando, assim, as chances de ter diabetes, aumentar os triglicerídeos e outros tipos de doenças relacionadas a gordura no sangue.

Receita simples de pão low carb

Até aqui, já entendemos uma série de benefícios deste tipo de pão com carboidratos baixos. Mas, e como você mesmo pode fazer na sua casa? Para te ajudar, separamos uma receita super simples e prática, que não levará mais de 15 minutos para ser feita. Então, papel e caneta na mão para anotar os ingredientes e o modo de fazer. Veja abaixo.

pão low carb
Pão low carb saindo do forno – Foto: Freepik

Os ingredientes são:

  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa (bem rasinha) de fermento químico em pó;
  • 3 colheres (sopa) de água;
  • 1 xícara de farinha de amêndoas;
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro;
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado;

Modo de preparo:

  1. Você vai começar batendo todos os ingredientes no liquidificador. Neste primeiro momento, deixe o fermento fora da mistura;
  2. Depois de bater tudo, acrescente o fermento e bata um pouco para que ele dissolva no restante da massa;
  3. Coloque toda a massa em um recipiente (de preferência, antiaderente) e untado;
  4. Agora basta levar o seu pão low carb para o forno, por cerca de 25 minutos em uma temperatura de 200 graus. Monitore o pão sempre, pois cada forno pode assar de um “jeito” diferente. O importante é tirar quando o pão estiver douradinho, ok?

Lembre-se sempre de manter uma dieta saudável. E isto não significa que você deve radicalizar e fazer loucuras nos alimentos. O pão low carb é uma ótima forma de saciar a fome sem acumular excessos de energia no corpo. Mas tudo isso não tem efeito positivo algum se você não contar com ajuda profissional de um nutricionista.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui