Corrida de rua faz bem? Saiba aqui

Será que corrida de rua faz bem para saúde? Será que você terá algum benefício físico logo nos seus primeiros treinos? Bom, estas são perguntas que vamos responder a partir de agora. Porém, já podemos adiantar que a prática regular de exercícios físicos é extremamente importante e fundamental para uma vida mais saudável e mais leve.

E é pautado neste critério que entenderemos mais a seguir. Acompanhe!

Para ler depois: Corrida na chuva faz mal para a saúde?

corrida de rua faz bem
Foto: Freepik

Corrida de rua faz bem para saúde?

Corrida de rua faz bem para a sua saúde? A resposta é simples e direta: depende! Pois é, se você esperava um “sonoro” sim, saiba que isto não necessariamente é verdade. Afinal, tudo depende de uma série de critérios para que sua saúde fique em dia.

E, inclusive, se você não correr da forma certa ou mesmo não consultar um médico antes, pode ser que a corrida de rua seja maléfica para sua saúde.

Por isso, nossa primeira recomendação, é: entenda seu corpo e sua mente. Isto fará um diferencial enorme na hora montar um treinamento de corridas. Afinal, se você não entender como funciona seu corpo, alguns probleminhas podem surgir, como:

Logo, se você não considerar tudo isso na hora de correr, saiba que a corrida pode não trazer todos os benefícios que ela oferece pra você.

Por outro lado, se você estiver em dia com seu corpo e mente, saiba que sim, a corrida pode ser uma excelente aliada para diversas coisas boas. Por exemplo:

  • Queimar energias e gorduras acumuladas
  • Acabar com o sedentarismo
  • Evitar doenças cardíacas
  • Fortalecimento muscular e resistência
  • Saúde mental mais equilibrada

Colocando todos estes fatores (positivos e negativos) na balança, podemos começar a entender um pouco mais como iniciar a prática de forma mais saudável. Acompanhe.

corrida de rua faz bem
Foto: Freepik

Como correr na rua de forma eficiente

Para correr na rua de forma eficiente, você precisa, acima de tudo, estar preparado ou preparada. Não só fisicamente, mas também, psicologicamente. Afinal, a mente é peça chave em qualquer exercício físico, não é mesmo? Pois bem, queremos te ajudar a se preparar para sua primeira saída! Veja como abaixo.

O tênis é mais do que importante

Ter um tênis para corridas é fundamental. De nada adianta você vestir o primeiro que vir na sua frente. O tênis que você optar em usar é fator decisivo para futuros problemas no joelho ou até mesmo na coluna.

Corrida de rua faz bem? Faz. Mas, é preciso respeitá-la e se adaptar de acordo com o que o exercício pede. Você não sairá correndo 10km na primeira vez. E uma das preparações mais importantes a se fazer, é ter um tênis que amorteça seu peso.

As roupas precisam ser confortáveis

Assim como as roupas para malhar precisam ser confortáveis, as roupas para corridas também precisam. Imagine você, querendo superar um recorde pessoal e o que está atrapalhando é uma camisa apertada ou mesmo uma bermuda que não fica firme na cintura. Ruim, não é? Encontre peças que se adaptem ao seu corpo e tire o máximo proveito do seu treino.

corrida de rua faz bem
Foto: Freepik

Não esqueça da hidratação

A importância da hidratação é tão grande, que você fica refém dela para conquistar grandes objetivos em um treino. A água é fundamental para transportar nutrientes e minerais pelo corpo. Sem ela, você dificilmente conseguirá ter mais do que uma ou duas corridas em bom desempenho.

Detalhe: é importante se hidratar antes e depois da corrida, não somente durante, ok? Tenha o hábito de tomar muita água durante o dia para que seu corpo sempre esteja em dia neste sentido.

Consulte um médico regularmente – Inclusive, antes de começar a correr

E, por último, jamais esqueça da consulta médica. Corrida de rua faz bem, mas depende de uma série de fatores em conjunto para que realmente o treino seja positivo. Afinal, de nada adianta machucar seu joelho para “curar” outro problema. Este é apenas um exemplo dos muitos problemas que a corrida pode criar, caso você não se cuidar da forma certa com as recomendações que fizemos acima.

Fale com seu médico para que ele recomende quais os seus limites e, assim, você poderá ficar muito mais tranquilo mentalmente. E, consequentemente, realizar seus treinos de uma melhor forma.

Leia também: Corrida: por que o primeiro quilômetro é tão difícil?

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui