A vitamina B6 é encontrada principalmente em aveia, vísceras, gérmen de trigo e outros tantos alimentos e possui duas funções principais: ajuda no processo de respiração celular e também no metabolismo das proteínas. Como outras substâncias no nosso corpo, a piridoxina é absorvida pelo intestino delgada sendo, posteriormente, excretada pelos ruins. A diferença entre essa vitamina e as outras é que, um parte, fica retida no músculo.
Descubra quais são os riscos e malefícios da deficiência de vitamina D.
A piridoxina tem o seu papel principal como uma coenzima que, além de metabolizar as proteínas, também ajuda na quebra dos lipídeos e carboidratos. Ela também auxilia na síntese e reparação das cadeias de DNA além de atuar na produção das células do nosso sistema imunológico e também na síntese de hemácias.
A importância da piridoxina para quem faz exercícios
Dentre as funções da piridoxina está a de promover a quebra do glicogênio. Esse carboidrato é o principal polissacarídeo utilizado pelos animais como reserva de energia. O glicogênio encontra-se concentrado em dois locais do corpo: nos músculos e no fígado.
O glicogênio nada mais é do que várias e várias moléculas de glicose, todas unidas, formando um polímero. Quando a vitamina B6 se encarrega de quebrar essa enorme molécula, ela está apenas liberando glicose já que esse é o único tipo de açúcar que o nosso organismo consegue metabolizar.
Benefícios da piridoxina (vitamina B6)
Ajuda no tratamento da depressão
A vitamina B6 é uma forte aliada no combate a esse grande mal porque ela ajuda a sintetizar a serotonina. Esta, por sua vez, é um tipo de neurotransmissor (substâncias que estão presentes no sistema nervoso e ajudam na comunicação das vias eferentes e aferentes) que ajuda na liberação de certos tipos de hormônios, controlam o sono, o apetite e o ritmo circadiano. Em indivíduos depressivos é possível observar um baixo nível de serotonina.
Veja o que é e como tratar a depressão.
Prevenção e tratamento da anemia
Como já foi dito mais acima, a piridoxina ajuda na produção de hemoglobina, células presente no sangue responsáveis por carregar ferro e oxigênio. Com a redução da vitamina, haveriam menos glóbulos vermelhos circulando e, por sua vez, uma baixa nas taxas de ferro, causando a anemia.
Ajuda a passar pela menopausa
Em uma certa idade, por volta dos 55 anos em diante, a mulher passa por um período hormonal bastante complicado: a menopausa. Para reduzir os efeitos indesejáveis provocados por essa situação, muitas mulheres resolvem fazer uma reposição hormonal. Só que ela também provoca alguns efeitos colaterais e gerar sérios problemas como a tromboembolia e até desenvolver o câncer de mama. A vitamina B6 ajuda a reduzir esses riscos.
Auxilia na TPM
Quem tem uma produção excessiva de estrogênio precisa inserir a vitamina B6 na dieta por que ela ajuda a reduzir os níveis desse hormônio. O estrogênio é um hormônio feminino que se relaciona com a produção de óvulos e também com o aparecimento das características femininas.
Faz bem para as lactantes
Quem está no período de amamentação precisa suplementar a dieta com 0,5 ou 0,6 mg de piridoxina. Isso ajuda a equilibrar a balança já que a mãe não precisa de vitamina apenas apara si, mas também para o bebê que consegue essa substância através dela, ou seja, do leite materno.
Deficiência de vitamina B6
A deficiência dessa vitamina pode ser dar pela dieta, uso de medicamentos que eliminam as reservas de piridoxina ou por genética, quando a pessoa não consegue absorver a substância dos alimentos. A deficiência pode causar diversos sinais e sintomas:
- dermatite;
- anemias;
- neuropatia;
- confusão mental nos adultos;
- dermatite;
- comissuras na boca;
- adormecimento e sensação de formigamento nas extremidades;
Para diagnosticar basta realizar um exame de sangue específico e o tratamento é bem simples. É preciso que o indivíduo consuma entre 10 a 20 vezes mais piridoxina do que a quantidade normal diária que é de 1,3 mg para adultos, sejam homens sejam mulheres.
Saiba quais são os reais benefícios da vitamina B12 para a sua saúde.