Alimentação Correta Para Quem Faz Musculação

U Marcos A.    t 30 de junho de 2014


Tudo no nosso corpo só funciona bem se ele tiver uma boa fonte de nutrientes e nós conseguimos isso através dos alimentos. São eles que vão dar uma boa base de energia para nos manter bem durante o tempo dos exercícios. Para garantir um bom treino e resultados eficazes tanto em treino aeróbico quanto na musculação é preciso seguir algumas regras.

Carboidratos Complexos antes

Alimentação correta na musculação

O ideal é ingerir algum alimento que tenha baixo índice glicêmico antes dos treinos, pois o organismo demora mais tempo para digerir esse tipo de carboidrato e assim, você vai ter energia sendo liberada para o organismo por mais tempo e de maneira gradual. Os carboidratos simples são consumidos rapidamente e logo viram depósito de gordura, o que não é nada vantajoso para fazer um bom treinamento. Boas opções são frutas ou raízes como a mandioca (aipim) e a batata doce porque têm muitas fibras.

Muita água

Alimentação correta na musculação

Durante os treinos lembre-se de beber água constante mente, não apenas quando está com sede. Todas as funções do corpo, inclusive as contrações musculares, precisam de água para acontecer e se você esperar até o último minuto para hidratar o organismo, pode sofrer uma grande perda no desempenho muscular. Portanto, a garrafa de água tem que ser sua fiel companheira.

Carboidratos simples depois

Alimentação correta na musculação

Depois de um certo tempo de treino, cerca de 50 a 60 minutos, é preciso parar e comer algum tipo de alimento que tenha um alto índice glicêmico. Ao final desse período, o corpo para de consumir gordura como fonte de energia e passa a pegar as proteínas presentes no organismo para suprir o gasto energético. Como a intenção é ganhar massa muscular, esse processo deve ser evitado consumindo um carboidrato simples que irá fornecer energia rapidamente para o organismo. Um lanche legal e rápido para depois da academia é um pão francês branco com alguma carne dentro como atum ou peru.

Confira também nossas dicas de alimentos que ajudam a ganhar músculos.

Comer de maneira fracionada

Alimentação correta na musculação

Nada de fazer aquela “serra” no prato no momento da refeição principal e passar longas horas sem comer até o jantar. Dar longos intervalos sem se alimentar é uma porta aberta para um ataque de fome, pois aumenta o hormônio chamado grelina que traz a sensação de fome. Portanto, divida as 3 refeições principais em pequenas 6 porções diárias para não comer mais do que deve.

Muitas vitaminas

Alimentação correta na musculação

Nosso corpo não precisa apenas de proteínas para construir músculos. Elas são os principais nutrientes, mas sem os coadjuvantes não servem de muita ajuda. Precisamos de todas as outras substâncias que os alimentos possam nos oferecer, em especial as vitaminas, encontradas nas frutas e verduras. E não vale substituir o alimento natural por suplementos. De acordo com pesquisas, os alimentos são mais facilmente absorvidos pelo sistema do que os tais suplementos.

Mude as regras do jogo

Alimentação correta na musculação

Ficar sempre comendo de maneira rígida, seguindo uma linha dura pode ser desgastante e estressante, por isso, é muito saudável que você separe um dia da semana para ter um pouco mais de liberdade alimentar. Não é para enfiar o pé na jaca, é apenas para sair da rotina sem ser completamente irresponsável e sair um pouco da rotina.


7 respostas para “Alimentação Correta Para Quem Faz Musculação”

  1. Luis disse:

    Gostei do texto, simples e direto. Bom, sei que nas frutas encontramos vitaminas, mas onde encontramos, nos alimentos, carboidratos complexos e senples? Tem algum site que você possa me indicar para eu ver uma lista bem completa desses alimentos?

  2. Eu disse:

    Você poderia ter indicado alguns exemplos dos alimentos citados.

  3. Marcelo Batista disse:

    Uma alimentação saudável e correto para quem quer pegar massa muscular

  4. Marcia Falcão disse:

    Iniciei na academia dia 1/2 mas não fui orientada na mudança de hábitos e alimentação mas conversando com pessoas que frequentam há mais tempo e tambem pesquisas na internet observei que alimentação é essencial para obter os resultados e não lesionar músculos etc, só precisariater orientação do cardápio para o dia a dia, se puderem me auxiliar eu agradeço, inclusive indicar um nutricionista de atleta.fui me informar pque só consegui ir 3 dias e nos outros dias estava totalmente cansada com dores e sem ânimo. Obrigada

  5. Academia Novo Hamburgo disse:

    Fazia tempo que estava procurando um artigo que explicasse sobre alimentação para quem faz musculação de uma forma tão simples e informativa, obrigado!

  6. Joao Santis disse:

    Bha.Fico lembrando no quartel kkk a comida la estava totalmente errada. Será que os milicos ficam musculosos porque fazem de conta que comem o grude do refeitório?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *