Como as cores influenciam o treino

U Fabíola Cunha    t 29 de outubro de 2016


Você já se perguntou por que algumas salas de musculação são pintadas de vermelho? Você sabia que o amarelo é uma das cores que mais causam fadiga? De acordo com psicólogos comportamentais, as cores afetam a mente e corpo de uma pessoa.

cores

Kurt Goldstein, neurologista e psiquiatra, descreveu em seu livro The Organism, como a luz entra pelos olhos e pela pele, viajando por caminhos neurológicos e afetando a glândula pineal no cérebro, o que afeta nossa corpo, mente e emoções. Por isso nos sentimos mais energizados quando expostos aos tons verdes e mais cansados quando expostos ao laranja e amarelo.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre os tipos de treino.

Cores diferentes expostas em diferentes iluminações irradiam diferentes frequências. Por isso algumas cores motivam e outras fazem com que você fique bravo, algumas elevam a pressão sanguínea e outras acalmam. Veja como elas entram no contexto da academia:

Vermelho

cores

Ele tem o maior comprimento de onda entre todas as cores. Por isso é tão poderoso. Vermelho pode revigorar e dar mais animo aos treinos. Se quiser criar um canto especial para treinos intensos, em casa, pinte as paredes de vermelho, por exemplo.

Porém, sair de casa vestindo só vermelho para treinar não é indicado, pois isso pode causar agressão e agitação, aumentando os batimentos cardíacos e elevação da pressão sanguínea. Mistura vermelho com outras cores, como branco, para manter o equilíbrio e evitar disparar comportamentos super agressivos.

Azul

cores

Se você tem como objetivo o levantamento de peso duradouro e com grande número de séries e repetições, azul é a cor mais indicada. O azul aumenta a produtividade e pode fazer com que você faça mais na academia. Além disso, seu efeito calmante, ele melhora a concentração.

Objetos azuis parecem menores e menos pesados quando comparados com objetos vermelhos, o que os torna mais indicados para pesos grandes e aparelhos avançados.

Verde

cores
O verde é uma das cores mais populares usadas em academias. Simboliza natureza, o que não apenas relaxa o corpo mas também refresca. Um estudo da Universidade de Essex provou que os participantes expostos ao verde ficavam menos cansados e experimentavam menos alterações de humor se comparados com aqueles expostos a fundos branco ou pretos.

Verde também tem um efeito de cura e aumenta a satisfação, o que pode fazer seus treinos mais prazerosos.

Rosa ou lilás

cores

Cores pasteis ajudam a acalmar a mente, com o rosa e o lilás liderando. Então se você quer decorar uma sala de yoga, onde a calma é essencial – tente o rosa ou um verde claro.

Essas cores suavizantes poder ajudar a relaxar músculos, reduzir tensão e lidar com agressividade. Mas muito rosa, ou em tons intensos, pode afetar a motivação de uma pessoa.

Tem alguma cor de sua preferência para algum exercício ou rotina de treinos? Deixe seu comentário abaixo!


Deixe uma resposta