Dieta do Suco Verde

U Marcos A.    t 23 de maio de 2014


O suco verde está, sem dúvida, na moda e no copo de várias celebridades que encontraram nessa bebida uma maneira rápida e saudável de perder peso e entrar em forma. O grande problema que muitas pessoas podem enfrentar é que há diversos sites e revistas que ensinam de maneira errada a usar o suco a favor da dieta. Muitas pessoas pensam que você deve passar dias só tomando suco ou que ele deve substituir alguma refeição.

Dieta do Suco Verde

Realmente, a promessa de perda de peso é enorme: 5 kg em apenas um mês e pode até funcionar. O problema é a que custo! Se você substitui uma refeição tão importante como o café da manhã por apenas um copo de suco, a longo prazo, pode levar até a um quadro de anemia. Alguns podem achar até exagerado, mas quando ingerimos em excesso um determinado nutriente acabamos reduzindo muito o consumo de outros e o organismo precisa desse equilíbrio para funcionar bem.

Objetivo do suco na dieta

Dieta do Suco Verde

O suco pode sim proporcionar o emagrecimento tão desejado. Com um mix de aipo, pepino, espinafre e couve como ingredientes básicos e misturados sempre com alguma fruta, o suco se torna uma verdadeira fonte de fibras e nutrientes importantes para a saúde. Mas você já se perguntou como o suco realmente faz você perder peso? Na verdade, o suco verde possui uma ação desintoxicante e por isso, muitos o nomearam de suco detox. A sua principal função é eliminar as toxinas do organismo que, muitas vezes, retardam o metabolismo e impedem que a sua dieta e os exercícios se tornem eficazes.

Dicas para usar o suco em conjunto com a dieta

Dieta do Suco Verde

Se é para começar uma dieta, que seja feita da maneira certa. Se você está com o organismo funcionando a todo vapor (isso dificilmente acontece) não há necessidade de investir na dieta do suco verde. Mas, há vários outros casos em que ele se faz necessário, mesmo para aquelas pessoas que não desejam perder peso:

Dieta do Suco Verde

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apenas 20% dos brasileiros conseguem manter a recomendação de 5 porções de frutas e 4 de verduras por dia. Nestes casos, acrescentar o suco verde à dieta é uma excelente opção já que incorporar os mesmos vegetais e frutas com uma salada na hora da refeição também acaba sendo bastante recusado. Como o gosto das folhas pode ser um pouco amargo, o sabor adocicado das frutas acaba reduzindo esse sabor não muito agradável.

Leia também: emagreça com a dieta da sopa.

Aumento das fibras na refeição

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Outra boa qualidade do suco verde é conseguir trazer à refeição dos brasileiros maiores quantidades de fibras. Além de reduzir os problemas com prisão de ventre, as fibras aumentam por mais tempo a sensação de saciedade e evitam que se forme o pico de insulina no sangue que é a liberação de açúcar em excesso na corrente sanguínea e que pode causar o diabetes e acúmulo de gordura nas células adiposas. E ainda tem mais: as fibras formam uma espécie de gel em volta da gordura, no aparelho digestivo, evitando que parte desse nutriente seja absorvido pelo corpo.

Bons nutrientes

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O mix de frutas e verduras transforma o suco verde num dos melhores suplementos vitamínicos que existem. Ele possui vitamina C e K, além de sais minerais como o magnésio, o ferro e o potássio. É possível acrescentar outros nutrientes para dar um upgrade como o gengibre, que tem efeito termogênico e ajuda a queimar a gordura. Outro importante benefício do suco é a presença da clorofila que age como um poderoso antioxidante eliminando os radicais livres em excesso que conseguimos com má alimentação e problemas psiquiátricos como o estresse e a ansiedade. Quando a quantidade de radicais circulantes na corrente sanguínea é muito elevado, o sangue fica ácido e o organismo torna-se mais propenso a adquirir doenças. A clorofila ajuda a deixar o sangue mais alcalino.

Conheça também a dieta detox.

Alimentação balanceada

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Não se iluda se você realmente acha que o suco fará tudo e você só vai precisar ficar sentado no sofá da sala comendo batata frita e esperando os quilos irem embora. O suco só ajuda a potencializar a perda de peso de quem tem uma boa alimentação e que faz exercícios físicos. Realmente a alimentação estará mais saudável, já que a pessoa começa a ingerir alimentos com alto valor nutricional que antes não eram consumidos. Por isso, o suco deve ser apenas uma complementação de hábitos saudáveis.

Trocar o suco pelas refeições

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Isso pode ser feito sim, mas é preciso ter alguns cuidados. Já que você optou por substituir as refeições, é importante que um especialista na área da nutrição organize uma dieta na qual os nutrientes perdidos na refeição sejam recolocadas em outras. O mais importante de uma alimentação saudável é sempre ter o equilíbrio entre os nutrientes. A quantidade de proteínas, por exemplo, no sulco verde, é mínima e se ela substituir o almoço, a perda de nutrientes será enorme com o passar dos dias.

Os excessos devem ser evitados

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Não importa se são apenas verduras e frutas inofensivas. Todo alimento em excesso causa uma grande bagunça do no organismo. Portanto, quando você sentir náusea ou uma sensação de inchaço pelo excesso de fibras, é porque está na hora de dar um tempo e partir para o plano B. Saber dosar o que come é muito importante, portanto, a quantidade máxima de suco verde que deve ser ingerida por dia é de 250 ml. Ele pode ser misturado com água, chá ou água de coco sem nenhum problema. O importante é que você se sinta bem e confortável com essa dieta e se começar a ficar de saco cheio da bebida, basta começar com as mudanças.


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