Perder umas gordurinhas aqui e outras ali todo mundo quer, mas para isso é preciso fazer boas escolhas para o dia a dia. Se você não gosta de se exercitar de nenhuma maneira, a sua melhor opção é apostar numa alimentação saudável. Incluir farelo de aveia na dieta pode trazer inúmeros benefícios.aveia

Você certamente encontrará outras versões da aveia já que ela pode ser encontrada como farinha ou flocos também. O farelo é na verdade a parte de fora do grão de aveia, a casca, que é retirada na hora do refino do grão. Se você deseja usufruir dos benefícios do farelo de aveia o ideal é consumir cerca de 15 a 30 g, o equivalente a 1 ou 2 colheres de sopa. Porém, não se esqueça de tomar muita água, sem ela o farelo de aveia pode se tornar um problema.

Veja também outros alimentos que ajudam a emagrecer.

Os benefícios do farelo de aveia

Se você está procurando motivos para incluir esse alimento na sua rotina veja abaixo uma série deles que com certeza farão você aderir de imediato o farelo de aveia na sua alimentação.

Promove saciedade

Existem dois nutrientes importantes no farelo de aveia que proporciona maior saciedade: as proteínas, que demoram mais tempo para serem digeridas, e as fibras que promovem uma grande sensação de saciedade deixando o estômago “cheio” por mais tempo. As fibras aqui são as beta-glucanas, que quando em contato com a água foram um tipo de gel dentro do sistema digestivo.calcio

Receitas variadas

O farelo de aveia é excelente para quem está fazendo algum tipo de dieta para perder peso. Esse alimento é bastante versátil sendo possível fazer as mais diversas receitas com ele, sendo doces ou salgadas. Assim, não será necessário fazer grandes sacrifícios em nome da boa forma.

Melhora a constipação

Quem sofre de prisão de ventre pode passar dias sem ir ao banheiro e o desconforto é notável. Uma solução saudável para esse problema é o consumo de fibras e isso o farelo de aveia tem de sobra.  Mas lembre-se: sem água suficiente, você não conseguirá tirar muitos benefícios.

Ajuda na saúde como um todoleite

As fibras contidas no farelo de aveia ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Esse alimento está dentro do grupo de carboidratos complexos e assim consegue evitar a formação dos picos de insulina. Desta forma ajuda a prevenir contra o diabetes e ainda evita que haja formação de tecido adiposo na região abdominal. Além disso, ele também reduz os níveis de colesterol e ajuda a controlar a pressão arterial.

Aproveite e confira também nosso artigo sobre os efeitos do lipostabil.

Calorias e vitaminas do Farelo de aveia

Se algum dia alguém lhe disse que aveia é uma alimento calórico não sabia do que estava falando. 30 g do alimento tem apenas 74 kcal e ainda oferece outros nutrientes importantes para a boa manutenção da saúde: cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteínas.

Entre todos esses benefícios citados, o farelo de aveia ainda ajuda a diminuir o risco de infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral). Esse alimento é rico em gorduras como as mono e poli-insaturadas que são as responsáveis por aumentar os níveis do bom colesterol, o HDL. Este, ajuda a remover placas de gordura formadas pelo LDL da parede dos vasos sanguíneos.ACAD

O farelo de aveia ajuda na perda de peso?

Como dito mais acima,por controlar os picos de insulina, a aveia ajuda a controlar o depósito de tecido adiposo na região abdominal. De todas as versões da aveia, o farelo é a que melhor faz esse papel já que a quantidade de fibras é muito maior. Outro ponto é o fato das fibras oferecem sensação de saciedade por mais tempo evitando que você coma todo o tempo.

Quer perder peso? Veja esse guia completo que fizemos para você.

Contraindicações e riscos do Farelo de aveiaiogurte

Um dos pontos negativos da aveia é a presença de glúten. Esta substância está sendo cada dia mais evitada pelas pessoas porque se torna uma espécie de cola no sistema digestivo e vai causando pequenas inflamações na mucosa dos órgãos com o passar do tempo. Além disso, os pacientes com doença celíaca devem ficar longe dela.

Existem também outros grupos que não devem consumir a aveia, principalmente o farelo de aveia, por causa do seu elevado teor de fibras: bebês com menos de 6 meses, quem sofre da síndrome do intestino irritado ou então aquelas que possuem colite. O melhor é procurar um nutricionista para que ele possa prescrever a quantidade certa do farelo de aveia de acordo com os seus objetivos.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui