Farelo de aveia: ótima opção para quem quer emagrecer

U Marcos A.    t 25 de maio de 2015


Perder umas gordurinhas aqui e outras ali todo mundo quer, mas para isso é preciso fazer boas escolhas para o dia a dia. Se você não gosta de se exercitar de nenhuma maneira, a sua melhor opção é apostar numa alimentação saudável. Incluir farelo de aveia na dieta pode trazer inúmeros benefícios.

Farelo de aveia: ótima opção para quem quer emagrecer

Você certamente encontrará outras versões da aveia já que ela pode ser encontrada como farinha ou flocos também. O farelo é na verdade a parte de fora do grão de aveia, a casca, que é retirada na hora do refino do grão. Se você deseja usufruir dos benefícios do farelo de aveia o ideal é consumir cerca de 15 a 30 g, o equivalente a 1 ou 2 colheres de sopa. Porém, não se esqueça de tomar muita água, sem ela o farelo de aveia pode se tornar um problema.

Veja também outros alimentos que ajudam a emagrecer.

Os benefícios do farelo de aveia

Se você está procurando motivos para incluir esse alimento na sua rotina veja abaixo uma série deles que com certeza farão você aderir de imediato o farelo de aveia na sua alimentação.

Promove saciedade

Existem dois nutrientes importantes no farelo de aveia que proporciona maior saciedade: as proteínas, que demoram mais tempo para serem digeridas, e as fibras que promovem uma grande sensação de saciedade deixando o estômago “cheio” por mais tempo. As fibras aqui são as beta-glucanas, que quando em contato com a água foram um tipo de gel dentro do sistema digestivo.

Farelo de aveia: ótima opção para quem quer emagrecer

Receitas variadas

O farelo de aveia é excelente para quem está fazendo algum tipo de dieta para perder peso. Esse alimento é bastante versátil sendo possível fazer as mais diversas receitas com ele, sendo doces ou salgadas. Assim, não será necessário fazer grandes sacrifícios em nome da boa forma.

Melhora a constipação

Quem sofre de prisão de ventre pode passar dias sem ir ao banheiro e o desconforto é notável. Uma solução saudável para esse problema é o consumo de fibras e isso o farelo de aveia tem de sobra.  Mas lembre-se: sem água suficiente, você não conseguirá tirar muitos benefícios.

Ajuda na saúde como um todo

Farelo de aveia: ótima opção para quem quer emagrecer

As fibras contidas no farelo de aveia ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Esse alimento está dentro do grupo de carboidratos complexos e assim consegue evitar a formação dos picos de insulina. Desta forma ajuda a prevenir contra o diabetes e ainda evita que haja formação de tecido adiposo na região abdominal. Além disso, ele também reduz os níveis de colesterol e ajuda a controlar a pressão arterial.

Calorias e vitaminas do Farelo de aveia

Se algum dia alguém lhe disse que aveia é uma alimento calórico não sabia do que estava falando. 30 g do alimento tem apenas 74 kcal e ainda oferece outros nutrientes importantes para a boa manutenção da saúde: cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteínas.

Entre todos esses benefícios citados, o farelo de aveia ainda ajuda a diminuir o risco de infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral). Esse alimento é rico em gorduras como as mono e poli-insaturadas que são as responsáveis por aumentar os níveis do bom colesterol, o HDL. Este, ajuda a remover placas de gordura formadas pelo LDL da parede dos vasos sanguíneos.

Farelo de aveia: ótima opção para quem quer emagrecer

O farelo de aveia ajuda na perda de peso?

Como dito mais acima,por controlar os picos de insulina, a aveia ajuda a controlar o depósito de tecido adiposo na região abdominal. De todas as versões da aveia, o farelo é a que melhor faz esse papel já que a quantidade de fibras é muito maior. Outro ponto é o fato das fibras oferecem sensação de saciedade por mais tempo evitando que você coma todo o tempo.

Quer perder peso? Veja esse guia completo que fizemos para você.

Contraindicações e riscos do Farelo de aveia

Farelo de aveia: ótima opção para quem quer emagrecer

Um dos pontos negativos da aveia é a presença de glúten. Esta substância está sendo cada dia mais evitada pelas pessoas porque se torna uma espécie de cola no sistema digestivo e vai causando pequenas inflamações na mucosa dos órgãos com o passar do tempo. Além disso, os pacientes com doença celíaca devem ficar longe dela.

Existem também outros grupos que não devem consumir a aveia, principalmente o farelo de aveia, por causa do seu elevado teor de fibras: bebês com menos de 6 meses, quem sofre da síndrome do intestino irritado ou então aquelas que possuem colite. O melhor é procurar um nutricionista para que ele possa prescrever a quantidade certa do farelo de aveia de acordo com os seus objetivos.


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