Malhando em Casa – Vantagens e Desvantagens

U Marcos A.    t 9 de janeiro de 2014


Muitas pessoas obesas têm vergonha de ir para uma academia, pois acreditam que serão alvo de olhares perversos e desencorajadores. Isso se acumula na lista de mil e uma desculpas que as pessoas costumam dar para não praticar exercícios, o velho “não tenho tempo” é a mais ouvida dentre todas e você acaba acreditando na própria mentira. Mas e se você parasse de se preocupar um pouco menos com a sua aparência e se preocupar muito mais com a sua saúde?

Malhando em casa

Porque fazer exercícios físicos?

As pessoas muitas vezes se fazem essa pergunta e a resposta está pronta na sua mente: porque faz bem para a saúde. Mas não se trata apenas da saúde física. A saúde mental também tem muito a ver com a forma que você se vê na frente do espelho. Isso pode causar graves transtornos psíquicos como a depressão, ansiedade, bulimia e anorexia. E as mulheres são os principais alvos de todas essas cobranças.

Malhando em casa

Os benefícios da atividade física

Num mundo onde as modelos e as atrizes de corpos perfeitos imperam na capa das revistas e na TV, todos querem conseguir um corpo bonito e torneado desesperadamente. Mas um corpo bonito não é sinônimo de boa saúde assim como um corpo cheio de gordura acumulada não é. O importante é tentar ver o exercício como uma forma de melhorar a bom funcionamento do seu organismo e parar de se preocupar com resto. Assim você fica menos ansioso e vai perder peso antes do que imagina. Veja alguns importantes benefícios que você pode adquirir com uma nova rotina:

EX3

  • Aumento da confiança;
  • Melhora da postura;
  • Aumento da força;
  • Menor propensão à adquirir lesões;
  • Menor estresse e ansiedade;

Treinando em casa

Você não precisa necessariamente pegar carona e ir para onde todo mundo vai. Não há necessidade entrar numa academia para ter uma vida saudável. Isso pode ser feito ao ar livre ou em casa (aqui, a desculpa de não ter tempo se elimina). Você pode, inicialmente, usar o próprio peso do corpo como uma forma de exercício. Existem vários treinos, se não quase todos, que podem ser realizados sem nenhum peso adicional.

Malhando em casa

Depois de algum tempo fazendo isso você vai sentir a necessidade de um desafio maior e o peso do próprio corpo será pouco. Ainda assim, não é necessário investir numa academia. Vá a alguma loja esportiva e adquira pesos de mão (halteres), barras e discos, faixas de resistência (que são perfeitas para levar para qualquer lugar, assim você poderá se exercitar mesmo se estiver viajando), bola de estabilidade, também conhecida como bola suíça e a barra corporal que ajuda na estabilidade corporal e na postura.

Vantagens e Desvantagens de Malhar em Casa

Tudo nessa vida tem seus prós e contras e o treinamento realizado em casa não é diferente. Entre as vantagens estão facilidade de encontrar tempo disponível, não precisa pegar trânsito ou se preocupar com estacionamento, os constrangimentos pelo seu corpo acabam, é de graça e não precisa fazer nenhum tipo de revezamento para usar o equipamento. Agora vem as desvantagens de um treino realizado em casa:

Malhando em casa

  • A quantidade de distrações são maiores e seu exercício será interrompido com maior frequência;
  • Não há nenhum profissional para te indicar a maneira certa de realizar os exercícios;
  • O espaço pode não ser muito grande;

Arranjar desculpas para sair de casa e finalmente começar a cumprir as promessas de ano novo é muito fácil e depois de certo tempo vira um hábito horrível. Existem várias outras opções como natação, dança, aulas de aeróbica, treinamento funcional, treinamento suspenso, crossfit ou pilates. Esses são apenas alguns poucos exemplos da grande quantidade de formas diferentes que você pode se exercitar. Agora só falta a força de vontade para fazer desse 2014 um ano diferente.


Deixe uma resposta