Existem duas coisas muito importantes na hora do treino: menter-se sempre bem hidratado e consumir os nutrientes adequados no momento certo. Depois de uma hora de treino é indicado ingerir algum alimento que contenha boas quantidades de carboidrato ou então o organismo vai usar a sua proteína como fonte de energia. Dessa forma, todo o seu trabalho para fazer o músculo crescer vai por água abaixo.
A ingestão de bebidas esportivas pode ser uma ótima opção para quem quer repor as energias de forma rápida durante o treino, sem precisar parar numa lanchonete para comer. Além de ser muito mais prático, não deixa o estômago cheio permitindo que você continue a atividade física sem precisar parar para esperar a digestão do alimento.
Qual o tipo de carboidrato certo?
Todos nós sabemos que a fonte de energia mais comum é a glicose. Mas será que não haveria outros tipos de carboidrato que seriam mais adequados ao treinamento muscular? Estudos foram feitos comparando-se a maltodextrina com a glicose para saber qual chegava à corrente sanguínea mais rapidamente. Infelizmente o resultado não deu em muita coisa. Chegou-se a conclusão de que ingerir glicose ou a maltodextrina não faria diferença quanto ao tempo de absorção.
Mas há um carboidrato que estudos já comprovaram sair mais rapidamente do estômago indo em direção à corrente sanguínea. A maioria das bebidas energéticas contém grandes quantidades de glicose, sacarose, frutose, xarope de milho com alto teor de frutose e também contém maltodextrina.
Concentração de carboidratos
A água é sem dúvidas o melhor líquido que existe. Mas, para quem precisa repor as energias ela não é a mais indicada. Uma solução pobre em glicose leva apenas 20 minutos para sair do estômago enquanto que bebidas com alta concentração de carboidratos levavam cerca de até 2 horas para serem digeridas. Assim, você terá uma maior quantidade de glicose disponibilizada por minuto oferecendo mais energia para um longo treino. A quantidade ideal é de pelo menos 50 gramas de açúcar por hora.
Quando for comprar a sua bebida esportiva certifique-se da quantidade de glicose que ela contém. A maioria delas possui um teor de 2,5 g de açúcar para cada 100 ml. Se você tomar pelo menos 200 ml a cada 15 minutos só vai ter consumido 20 gramas de açúcar. Estudos recentes sugerem uma quantidade bem maior, em torno de 50 g para cada hora de treino.
Um treinamento de endurance exige uma ingestão de pelo menos 625 ml para cada hora de exercício se você quiser tirar algum benefício do treino. O ideal é que para cada 100 ml haja pelo menos 11 gramas de carboidratos para se beneficiar do seu valor energético. Por isso, fique de olho nas faixas nutricionais que aparecem nas garrafas.
Efeitos colaterais
Além do açúcar, existem outros ingredientes nas bebidas esportivas que são utilizadas para dar mais energia e deixar o indivíduo mais alerta. É o caso da cafeína. Todos nós sabemos que essa substância em excesso pode causar sérios problemas de saúde, entre eles problemas cardíacos como o aumento da frequência cardíaca.
O uso dessas bebidas não é aconselhável para aqueles que estão na fase na puberdade. Isso porque o hormônio do crescimento, que está em altas taxas nesse período, prejudica o metabolismo da cafeína. Assim, o jovem podem apresentar dor de cabeça, insônia, náusea, vômito, irritabilidade e ansiedade.