Novas Maneiras de Aumentar o Metabolismo

U Marcos A.    t 6 de março de 2014


Acelerar o metabolismo é algo que muitas pessoas buscam para para conseguir perder gordura em menos tempo. Para isso elas recorrem aos alimentos termogênicos como o café, gengibre, chá verde entre outros ou composições sintéticas como o Lipo 6 ou oxyelite. Mas agora a ciência descobriu outros métodos que podem te ajudar a perder peso de maneira mais rápida e sem precisar recorrer a substâncias desconhecidas e que podem causar efeitos colaterais.

Como funciona a queima de gorduras

Tudo o que fazemos, desde tarefas simples como respirar até as mais difíceis como atividades físicas, necessita de combustível. Essa energia é retirada dos alimentos que ingerimos todos os dias e a fonte principal são os carboidratos. Ele é o primeiro da fila a ser consumido, logo em seguida vem a gordura e por fim, as proteínas. Mas Muitas vezes ingerimos uma quantidade tão grande de carboidratos como pão, biscoito e macarrão, que o corpo nem precisa usar a gordura para se manter. Os carboidratos em excesso são armazenados dentro das células do tecido adiposo formando a famosa barriga.

Novas maneiras de aumentar o metabolismo

Quanto mais o nosso metabolismo acelera, mais rapidamente o corpo consome calorias e assim você consegue perder peso de maneira mais rápida. Os carboidratos já não se acumulam em grande quantidade e agora é mais fácil queimar a gordura que antes não seria requisitada para ajudar nas funções básicas do organismo.

Novas maneiras de aumentar o metabolismo

Sabe-se também que 70% do que consumimos de alimentos durante o dia é usado para manter o metabolismo basal. Esse tipo de metabolismo é o que utiliza energia para funções básicas como pensar ou respirar. Os outros 30% fica dividido para utilizar durante a digestão, atividades físicas que vão desde passar roupa até corrida e a absorção de nutrientes pelo organismo que precisa em média de 10% das colorias consumidas.

A novidade

A grande diferença agora é porque os cientistas encontraram uma maneira de interferir na ação do metabolismo. A administração de certas bactérias, enzimas e proteínas pode modificar a forma do metabolismo atuar no corpo, acelerando-o ou retardando-o dependendo do objetivo. Outra grande novidade é o fator genético que já era sabido que interferia no ganho ou na perda de peso, mas ainda não sabíamos como. Os cientistas descobriram que existem alguns genes específicos que aceleram ou deixam mais lento o metabolismo do indivíduo.

Novas maneiras de aumentar o metabolismo

O perfil genético influencia muito nessa questão. Ele é capaz de indentificar de que maneira o organismo absorve ou não os nutrientes dos alimentos. Também consegue verificar como o corpo transforma esses alimentos em energia e quais seriam os mais indicados para cada indivíduo de acordo com o seu mapa genético. Comer os alimentos certos na hora certa é outro método já conhecido e completamente aprovado pelos médicos e cientistas. Mesmo comendo gordura, é possível obter uma perda de peso satisfatória e com saúde.

Novas maneiras de aumentar o metabolismo

Treinos intervalados com alternância de velocidade

Essa é outra dica para quem pratica exercícios físicos e precisa perder peso e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Mudando a velocidade e os movimentos, o músculo é treinado para consumir mais oxigênio e isso aumenta a necessidade de degradar açúcar e gordura para captar energia dos alimentos. Dessa maneira o metabolismo fica elevado mesmo horas depois de ter praticado os exercícios e gerando picos de intensidade, o corpo gasta mais energia para voltar ao estado de repouso constantemente. Os exercícios aeróbicos como corrida, natação e bicicleta são os mais indicados entre os aeróbicos e na musculação, você obterá esses efeitos se fizer o chamado circuito, no qual não há intervalos de um exercício para o outro. Uma dica é malhar mais as coxas do que outros músculos, pois elas necessitam de mais calorias que as outras partes do corpo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *