Saiba mais sobre os Suplementos Vitamínicos

U Marcos A.    t 1 de março de 2014


Entre dos adeptos dos exercícios físicos, principalmente da musculação, é muito comum encontrar aqueles que fazem uso de diversos tipos de suplementos, entre eles os vitamínicos. Mas chega um momento que essa prática se torna abusiva e pode até prejudicar a saúde caso você esteja ingerindo essas substâncias em excesso. O caso pode se tornar tão grave que um desequilíbrio no organismo por conta da grande quantidade de vitaminas pode causar desde problemas renais até o câncer.

Suplementos vitamínicos

A verdade que há por trás das vitaminas

O que os cientistas e médicos defendem, é na verdade, o que nós já sabemos desde que nascemos, mas não seguimos: tudo o que precisamos para viver bem e com saúde pode ser encontrado numa alimentação equilibrada e saudável. Em 1970 Linus Pauling publicou um livro no qual dizia que os suplementos vitamínicos poderiam curar diversas doenças. Ele afirmou que ingerir 3 mil miligramas de vitamina C por dia curaria a gripe e até curava o câncer. Isso nunca foi comprovado, mas as pessoas tomaram isso como uma verdade e desde então muitos possuem esse péssimo hábito de ingerir altas doses de vitamina de maneira descontrolada.

Suplementos vitamínicos

A população está tão obcecada pelo consumo dessas substâncias, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) consegue mostrar números assustadores. Em 2013 foi identificado que as vendas de suplementos vitamínicos superaram a a casa dos 7,6 milhões. Isso tudo porque as vitaminas são famosas por conter antioxidantes e assim, ajudam a combater os radicais livres no nosso organismo, responsáveis por causar o envelhecimento e poder causar o câncer.

As vitaminas

Os alimentos são ricos nos mais diversos tipos de vitaminas, mas não é possível encontrar todas elas condensadas em apenas uma fruta ou verdura. É por isso que as pessoas preferem tomar os suplementos, porque eles são mais práticos e mais fáceis de serem ingeridos. É uma maneira fácil de levar para os nutrientes necessários para o organismo. Mas, na maioria das vezes, o mais fácil não é o mais correto. Ingerir grandes quantidades de vitamina A sem que haja uma deficiência no organismo, pode causar cirrose, por exemplo.

Suplementos vitamínicos

Veja agora a lista das vitaminas necessárias para a boa manutenção das atividades do organismo e em quais alimentos é possível encontrá-las:

  • Vitamina A: fígado, folhas verdes, ovos e laticínios;

  • Vitamina D: leite, cereais, gema do ovo, peixes e exposição ao sol;

  • Vitamina E: verduras, margarina, gérmen de trigo, gema do ovo e óleo vegetal;

  • Vitamina K: folhas verdes, soja e óleo vegetal;

  • Complexo B: alimentos integrais, batata, queijo, fígado, peixe, ovos, carne, nozes e leite;

  • Vitamina C: frutas cítricas, tomate, couve, batata e pimentão verde;

Desperdício

A primeira coisa que você deve ter em mente é que, quem possui um cardápio variado não precisa ingerir nenhum tipo de suplemento. Mesmo aqueles que não possui uma alimentação extremamente saudável e que come de tudo, pode encontrar a mesma vitamina em diversos outros alimentos. Por exemplo, são necessárias 90 miligramas de vitamina C para o homem e 75 para as mulheres e em apenas uma laranja é possível encontrar 50 miligramas dessa vitamina. Mas mesmo que você não goste da fruta ou do suco, esse mesmo nutriente pode ser encontrado no couve ou no tomate. Se houver um excesso na ingestão dessa vitamina você pode ser vítima dos cálculos renais. Assim, mesmo que você pense que não está consumindo as vitaminas necessárias, você está.

Suplementos vitamínicos

As quantidades diárias de vitaminas que precisamos por dia são muito pequenas e portanto, muito fáceis de serem supridas. Outro bom exemplo são os alimentos que contém vitamina A. Eles oferecem, indiretamente, o betacaroteno que é uma fonte de antioxidantes e estes, são capazes de combater os radicais livres e retardar o envelhecimento. Mas vitamina não é sinônimo de milagres. Não dá para combater o tempo apenas ingerindo vitamina A. O excesso será eliminado pela urina ou então irá se acumular e causar problemas no fígado.

Suplementos vitamínicos

Grupos específicos

Existem sim pessoas que precisam de uma suplementação vitamínica como as grávidas que necessitam de uma dose a mais de ácido fólico ou os vegetarianos que precisam adquirir a vitamina B12 de outras fontes que não seja a carne. Que pratica musculação ou é atleta precisa de uma avaliação de profissionais específicos para que seja receitada uma quantidade exata de nutrientes que acabam não sendo suficientes apenas através da alimentação. Cuidar da saúde não é apenas uma necessidade, mas sim um dever.


Deixe uma resposta