Alimentos ricos em proteínas vegetais

Muitas pessoas ainda associam alimentos ricos em proteína às carnes, mas cada vez mais as proteínas vegetais estão sendo usadas por aqueles que optaram pelo vegetarianismo ou veganismo. E mesmo os que não abandonaram os alimentos de origem animal preferem baixar a quantidade de carne consumida por questões de saúde.

Embora o mercado ofereça produtos com base vegetal ricos em proteínas como suplemento para praticantes de exercícios, é sempre bom conhecer melhor alimentos que fornecem boas quantidades dos nutrientes.

Mas onde estão as proteínas vegetais em grande quantidade? Veja abaixo uma lista de alimentos que são ótimas fontes desse nutriente essencial:

Sojasoja

Uma xícara de soja cozida tem aproximadamente 28g de proteína, a mesma quantidade encontrada em 150g de frango. Uma xícara de soja tem 17g de carboidratos e 15g de gorduras (58% delas essenciais).

Edamameedamame

É a soja verde, dentro da vagem. Contém 22g de proteínas em uma xícara. Pode ser adquirida congelada em supermercados e cozida para acompanhar outros alimentos.

Lentilhaslentilha

Contém cerca de 18g de proteínas por xícara cozida, com 230 calorias. São ricas em fibras, zinco e ferro, o que ajuda o organismo a funcionar corretamente, do intestino ao sistema imunológico.

Brócolisbrocolis

Uma xícara desse vegetal tem 2,6g de proteína, além da grande quantidade de vitamina C e K. Com isotiocianatos, o brócolis também protege a parede do estômago contra bactérias. Além de ser rico em fibras, é claro.

Ervilhaservilha

Uma xícara de ervilhas contém 9g de proteínas. Também são uma boa fonte de vitamina A, C, tiamina, fósfora e ferro. Também contêm 5,5g de fibras em uma xícara.

Aspargoaspargo

A cada 100g desse vegetal, encontram-se 2,4g de proteínas. O aspargo também tem poder diurético, o que ajuda na eliminação de líquidos. Vitamina K, potássio e antioxidantes completam os benefícios desse legume.

Semente de abóboraabobora

São 5g de proteínas a cada 30g dessas sementes que muitas vezes jogamos fora após preparar a abóbora (mais da metade contida em um ovo). Torradas, as sementes de abóboras garantem uma boa alternativa para os perigosos salgadinhos.

Feijão da Chinafeijão

Talvez pouco conhecido no Brasil, o feijão da China contém 2,5g de proteínas a cada xícara cozida, além de lecitina (reguladora do colesterol ruim) e zinco.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui