Você não vê a hora de fazer aquela tão sonhada viagem que já está pagando há meses ou então você ficou sabendo que é o indicado para uma promoção e espera ansiosamente por isso. Esse comportamento é bastante normal do ser humano. Quando estamos perto de conseguir algo que sempre sonhamos ou quando estamos frente a um desafio como um concurso público, a ansiedade toma conta do nosso corpo e da nossa mente.
Mas, tudo o que é demais é sobra e nesse caso, não é diferente. Ficar ansioso em demasia pode trazer diversos transtornos para o dia a dia como a perda do sono ou uma vontade de comer desenfreada. Alguns, chegam até a iniciar uma doença crônica ou então, desencadeiam outras patologias psiquiátricas como a depressão. Veja os cuidados necessários para não cair nessa armadilha.
Ter o controle de tudo
Grande parte das pessoas que sofrem com a ansiedade são controladoras e ficam com essa sensação justamente porque não podem controlar sempre os acontecimentos. Quando algo não depende exclusivamente de você para ser realizado, sua mente começa a trabalhar a mil por hora com pensamentos como: “e se não der certo?” ou “posso achar uma solução para o problema”? Nem tudo depende de você e é preciso se acostumar com isso.
Hora de ir dormir
Você passa o dia todo bastante ocupado e não tem tempo de pensar em como as coisas vão acontecer, mas na hora de ir dormir…os problemas jorram na cabeça como uma cascata. Isso acontece porque é justamente nessa hora que a mente se torna mais quieta e você não está com a atenção voltada a nada muito específico. Solução? Leia um livro, uma revista, qualquer coisa que faça a sua mente ficar ocupada até que esteja tão cansada e você só pense em dormir.
Oito ou oitenta
Tem gente que é assim, os extremos, nada de meio termo, ou sim ou não. Não existe “talvez” no vocabulário. E é aí que pode morar o perigo. Pessoas assim são otimistas demais ou pessimistas ao extremo. Alguns pensam que nada vai dar certo para não ter surpresas e preferem passar o tempo todo desacreditados. Outros preferem achar que tudo o que fazem sempre dará certo e podem se decepcionar muito. É preciso manter uma balança equilibrada e os pés no chão.
Tente relaxar
Você finalmente terminou tudo o que tinha para fazer e tem a tarde e a noite inteira para simplesmente não fazer nada. Mas, quando eu digo não fazer nada é nada mesmo! Procure relaxar de verdade e não faça planos do que vai fazer no dia seguinte ou daqui a duas horas. Viva o momento. Vá a praia, faça um churrasco com os amigos, assista a um filme, tire um tempo unicamente para relaxar.
Ficar sozinho
Pessoas muito ansiosas não devem ficar muito tempo sozinhas ou são capazes de explodir com tamanha agonia. Procure fazer programas com os amigos como ir numa festa ou assistir a um filme. Mas, se ninguém na sua agenda estiver disponível, o melhor que tem a fazer é procurar ocupar a mente ao máximo.
Fazendo exercícios
Está mais do que comprovado que exercícios físicos são excelentes para detonar com a ansiedade. Você aproveita o tempo da malhação para descarregar as energias ao máximo que conseguir e quando chegar em casa vai se sentir satisfeito consigo. O corpo libera endorfinas, substâncias que dão uma sensação de prazer e tranquilidade.
Confira também nosso artigo sobre os exercícios para aliviar o estresse.
Ajuda profissional
Se nenhuma estratégia está dando os resultados desejados então é porque está na hora de procurar a ajuda de um profissional. Seja um psiquiatra ou uma terapia alternativa como os florais ou a homeopatia. A psicanálise e uma sessão no psicólogo também podem ser benéficas para ajudar a controlar o problema.