Nervo ciático inflamado: Causas, tratamentos e exercícios

U Milena Costa    t 15 de agosto de 2018


Se você é iniciante em atividades físicas pode já ter ouvido alguém falar do nervo ciático.  Quem já conheceu alguém ou passou por isso, sabe que nervo ciático inflamado não é fácil. Mas calma, a gente vai falar um pouco sobre isso e ensinar alguns exercícios que ajudam a recuperar o nervo.

Vale ressaltar que se você está passando por esse problema deve receber acompanhamento médico. Esse artigo é informativo e o que nós queremos é que nossos leitores aprendam mais sobre o corpo e como se cuidar. Mas é sempre importante ter o acompanhamento médico.

Nervo ciático

Causas da inflamação do nervo ciático

Para começar é bom falar dos sintomas. O nervo ciático se estende da coluna até os pés. A lombalgia, aquela dor na lombar é um dos primeiros sinais. Mas dores na parte interior das coxas e panturrilha, assim como formigamento também são sinais de inflamação do nervo ciático.

Geralmente os mais idosos apresentam esse problema. Mas algumas outras coisas também são causas frequentes de inflamação nesse nervo. Algumas são:

  • Carregar muito peso
  • Usar salto por períodos muito longos
  • Sedentarismo
  • Postura ruim
  • Desvios na coluna
  • Obesidade
  • Pode acontecer também na gravidez
  • Traumas

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como finalmente sair do sedentarismo

Recuperação

Nervo ciático

Geralmente a recuperação dura de uma semana até 15 dias. Mas nos casos mais sérios onde a dor aguda pode incapacitar o paciente, então pode levar mais tempo. Por volta de 3 meses, podendo demorar mais. Por isso é muito importante evitar esse problema. Se sentir algo é recomendado procurar o médico logo o início do problema.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como afinar a cintura com exercícios localizados

Tratamentos

Nervo ciático

A cirurgia se tornou cada vez menos recomendada. Sendo usada apenas em casos muito graves, onde é muito necessária. O mais indicado mesmo é usar medicamentos e exercícios que ajudam a melhorar o nervo ciático.

Fisioterapia, repouso e medicamentos podem ser usados ao longo da recuperação. É importante ter o acompanhamento médico para que o especialista recomende o tratamento ideal para o seu caso.

Se você está sentindo uma dorzinha nada de se tratar sozinho. Esse artigo é apenas informativo e você deve procurar a ajuda de um médico para fazer o tratamento correto.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre como aliviar dores nas costas com yoga

Exercícios para recuperar nervo ciático

posturas de yoga

Deitado de costas no chão, você deve manter os braços colados no chão. Respire tranquilamente e contraia o abdômen. Com as pernas flexionadas e as solas dos pés no chão, levante uma perna. Essa perna deve fazer o ângulo de 90° no ar.

Depois levante a outra perna para acompanhar a primeira. Mantenha 30 segundos no ar e depois desça uma perna de cada vez para a posição inicial. O próximo exercício será ainda deitado no chão.

Com as pernas ainda flexionadas e as solas dos pés no chão, dobre uma perna lateralmente. Deixando o seu pé apoiado na outra perna. Então você irá erguer a perna que serve de apoio, segurando alguns segundo e depois repetindo com a outra.

Esses exercícios são de alongamento e podem ajudar quem tem dores nas costas. Mas não devem ser feitos se a pessoa estiver com muita dor. Sempre lembrando que o ideal é procurar o médico e fazer o tratamento mais indicado para o seu caso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *