Alimentos que Parecem, mas não são Saudáveis

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No corre-corre frenético do dia fica bastante difícil seguir a risca todas as recomendações médicas para ter uma boa saúde, entre elas estão a prática de exercícios físicos e seguir uma alimentação balanceada. A rotina de atividades físicas deixa o tempo um pouco mais apertado do que o normal, mas, ainda assim, é possível manter o corpo em dias, ainda mais com tantas modalidades diferentes que se encaixam na agenda e no gosto das pessoas. Difícil mesmo é manter uma alimentação livre de conservantes e excesso de sódio, pois, para muita gente, a opção dos enlatados, caixinhas e biscoitos prontos são as únicas. Mesmo tentando ser bastante saudável e comprando no supermercado os alimentos apenas da sessão dos lights, diets e alimentos integrais, não há como fugir dos malefícios das comidas prontas.

Recomendamos que você leia também nossas dicas de alimentação saudável durante os exercícios e também nosso artigo especial sobre os alimentos certos para você perder peso.

Chocolates Dietchoco

É bem complicado conseguir fugir da tentação dos chocolates, principalmente nessa época de páscoa. Mesmo tendo a opção do ovo diet, é preciso saber exatamente qual o conteúdo da substância. Mesmo tendo uma porcentagem a menos de algum ingrediente, ele aparece delicioso, não acha estranho? Pois é, o segredo aí é que para compensar a redução de açúcar, é acrescentado muito mais gordura do que no chocolate comum e você acaba ingerindo uma considerável quantidade de calorias, sem saber que o tiro está saindo pela culatra. Chocolate diet é bom para os portadores de diabetes e se esse não é o seu caso, melhor escolher o meio amargo que é muito mais saudável.

Sucos de caixinhas

Quem acha que eles são uma mão na roda e não fazem mal para saúde levanta a mão. O hábito de trocar o refrigerante pelo suco é muito bom, mas pelo suco natural e não pelo industrializado. O suco de caixinha contém muito açúcar, sódio e uma quantidade considerável de conservantes que podem atrapalhar o bom funcionamento do nosso organismo. A quantidade de vitaminas perdidas no processo é absurda e mesmo adicionando mais desses nutrientes depois, não há como equiparar em valor nutritivo a uma fruta. Se você não tem tempo para fazer o suco próprio da fruta então, opte por comprar as polpas congeladas. O processo de resfriamento impede que grande parte das vitaminas sejam perdidas.suco

Os sucos naturais são, sem sombra de dúvidas a melhor opção, principalmente para aquelas que não têm o hábito de comer de 5 a 6 porções de frutas por dia. Dá pra compensar na hora de fazer o suco. Mas atenção: a bebida deve ser ingerida, pelo menos, entre 30 e 60 minutos depois de ser preparada, depois desse tempo ela começa a perder suas propriedades mais benéficas. Outra dica é bater o suco e não retirar as fibras, que além de reduzir a fome, eliminam parte da gordura abdominal e ainda ajuda pessoas com problemas de constipação, a popular prisão de ventre.

Bebidas Esportivassuco

Aqui, o cuidado deve ser redobrado. Sabe a história do whey que diz uma coisa no rótulo, mas, na verdade, oferece outra? Essa é a mesma dessas bebidas. Fora isso, muita gente utiliza-a de forma desregrada, sendo que a sua finalidade é apenas a de reposição de nutrientes após uma hora de exercícios intensos. São boas quantidades de sódio e potássio, que se ingeridas sem a real necessidade podem acarretar muitos problemas ao organismo como a formação de cálculos nos rins.

Cereal Matinalcereal

Se você come isso todo o dia no café da manhã ou dá isso para o seu filho achando que ele está sendo bem nutrido, então é melhor parar. O problema é que os cereais não têm um gosto muito comum então o que a indústria de alimentos faz? Dá sabor a eles da pior maneira possível, deixando-os muito mais calóricos num processo chamado de flavorização. É por causa dele que você pode encontrar, na prateleira dos supermercados, cereais de sabor chocolate, mel e tantos outros. A melhor maneira de consumir esse alimento é na sua forma mais pura e como ele não tem um sabor muito agradável dá pra misturar em alguns outros alimentos como no iogurte ou sucos.

Chás enlatadostea

Os chás são feitos quase que da mesma maneira que os refrigerantes, com grande quantidade de açúcar ou adoçantes. Eles têm o seu lado bom: possuem um nutriente chamado de flavonoides, que são antioxidantes e combatem os radicais livres. Mas, também possuem a sua outra metade da moeda não tão boa assim: podem conter grande quantidade de cafeína, que aumenta a ansiedade e pode causar problemas cardíacos como a arritmia.

Barras de Cerealgranola

Quem é que não compra um monte delas e todo dia anda com uma dentro da bolsa? Esse comportamento se tornou muito clássico entre os praticantes de atividade física já que os cereais são bons para o organismo é as barras são bastante práticas. Ficar de olho no rótulo para ver a quantidade de sódio e gordura saturada é muito importante, pois esses valores podem variar muito. Mas, o que realmente preocupa os nutricionistas é a substância que faz a “liga” entre os cereais, que muitas vezes é feita com base em xarope de glicose, muito calórico como se sabe.

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