Exercícios amenizam sintomas da menopausa

U Milena Costa    t 27 de agosto de 2018


A menopausa é aquela etapa da vida que todas as mulheres sabem que vai chegar. Mas é uma etapa indesejada pela maioria. Afinal os sintomas da menopausa são bem desconfortáveis. Mas não precisa ser uma etapa complicada.

Os exercícios podem amenizar os sintomas da menopausa. E esse artigo é importante não só para as mulheres entrando nessa fase da vida. Mas também para as mais jovens que já podem se preparar de agora para ter um futuro mais confortável e saudável.

menopausa

O que é a menopausa

A menopausa acontece por volta dos 40 anos, geralmente. É quando a mulher começa a parar de menstruar voluntariamente. E após a última menstruação voluntária, começa um ciclo cheio de mudanças no corpo da mulher adulta.

Os exercícios e a rotina longe do sedentarismo ajuda a manter o corpo mais resistente para todas essas mudanças. Além de ajudar no fator emocional, já que todos os sintomas da menopausa podem ser bem estressantes e desgastantes para a mulher.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como exercícios para idosos trazem muitos benefícios

Sintomas

menopausa

Os exercícios físicos tem fator emocional e também na saúde física. Ajudando a mulher na menopausa a lidar com os sintomas que no geral são:

  • Fim da menstruação
  • Ondas de calor
  • Variações no humor
  • Mudanças hormonais
  • Insônia
  • Depressão
  • Suor noturno
  • Perda óssea
  • Diminuição no desejo sexual

Por mais que falemos aqui sobre como os exercícios físicos podem ajudar a amenizar os sintomas da menopausa. É extremamente importante procurar um médico e ter um acompanhamento profissional nessa etapa da vida.

Nessa fase pode ser necessário tomar alguns suplementos e é extremamente importante cuidar da alimentação e também do psicológico. Então não abra mão do acompanhamento médico.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como emagrecer com posturas de yoga em casa

Exercícios para essa etapa

menopausa

Para a menopausa alguns tipos de exercícios podem ser mais recomendados. Embora você tenha liberdade para escolher o que mais te agrade, junto ao seu médico, claro.

  • Caminhada

A caminhada é muito recomendada nessa fase da vida, pois ajuda na reposição óssea. E como vimos perda óssea é um dos sintomas dessa fase. É possível praticar no local que mais te agradar e ainda ajuda na queima de calorias, para manter o peso ideal.

  • Hidroginástica

Outro exercício muito recomendado na menopausa. É ótimo para evitar lesões nas articulações, e ainda trabalha todo o corpo. Além de promover socialização nas aulas, o que é bom para autoestima.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre treino rápido para perder peso

menopausa

  • Musculação

Musculação é indicado sim, desde que com o acompanhamento de um bom profissional. E um treino direcionado para as suas necessidades. Ajuda a fortalecer os músculos e ossos que tendem a ficar mais frágeis nessa fase. Não tenha vergonha de procurar uma academia e se jogar nessa atividade.

  • Dança

Além de ser ótima para a coordenação motora, noção de espaço e gastar calorias. Essa atividade também é ótima para promover bem estar, melhora na autoestima e socialização. Procure aulas perto de você e um estilo de dança que mais te agrade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *