Conheça alguns alimentos com gorduras saudáveis

U Fabíola Cunha    t 7 de abril de 2017


Você tem medo de ingerir gorduras? Não está sozinho. Comidas gordurosas são as vilãs que nunca saem de moda. Enquanto ovos e chocolate vivem sendo colocados do lado bom e ruim, é só falar que um alimento tem alto teor de gorduras e pronto: ele é vilão.

Porém, como já mostramos na matéria Alimentos com baixo teor de gordura que enganam, as opções “low fat” não são mais saudáveis. É preciso saber administrar e encontrar as melhores fontes de gordura para integrar o cardápio.

Abacate

abacate

Queridinho das musas fitness, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que elevam os níveis de bom colesterol e reduzem o nível de mau colesterol. Além disso, ainda é riquíssimo em proteína.

Manteiga ghee

gorduras saudáveis

Rica em Ômega 6 e Ômega 3, ácidos graxos essenciais que não são produzidos pelo corpo humano. Vitaminas, minerais (selênio, um antioxidante poderoso) são outras vantagens dessa manteiga, que não contém lactose e pode ser usada para passar na torrada ou para cozinhar.

Óleo de coco

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Para cozinhar ou aplicar diretamente no cabelo e pele, o óleo de coco é fundamental para quem busca gorduras saudáveis. É rico em ácidos graxos de cadeia média, fáceis do corpo digerir, mas que não são imediatamente guardadas em forma de gordura no organismo. Dê preferência ao óleo virgem.

Azeite Extra Virgem

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Com alto teor de gordura monoinsaturada e antioxidantes, esse alimento ajuda a melhorar memória e função cognitiva, além de ser um excelente antiinflamatório. Sem refinamento, o azeite extra-virgem é melhor protegido em garrafas escuras e não tem no rótulo palavras como light, puro ou mistura. Quer saber mais sobre esse alimento completo? Veja nossa matéria Azeite de Oliva: os benefícios e como consumir.

Macadâmias

macadamia

Muita gente torce o nariz para a macadâmia pela quantidade de calorias que ela contém. Apenas 2 unidades somam 120 calorias. Porém, a quantidade de benefícios é muito grande: rica em antioxidantes, ela contém, em 100g, 100% dos níveis diários recomendados de tiamina, 21% dos de piridoxina, 15% dos de niacina e ácido pantotênico, 12% dos de riboflavina e 3% dos de ácido fólico. Além destas, ela também possui pequenas quantidades de vitaminas C e E.

 


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