Muito tem se falando em manter uma dieta saudável e equilibrada.Finalmente as pessoas se deram conta de como ter uma alimenta rica em bons nutrientes faz diferença na nossa saúde e tem na forma física. Entre os alimentos que ganharam destaque temos o azeite de oliva.

Saiba porque a Dieta do Mediterrâneo é a melhor para perder peso.

O azeite é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto de uma árvore muito famosa, principalmente, por causa da bíblia, a oliveira. Para os que moram na região do Mar Mediterrâneo o azeite é tão importante que é conhecido como “ouro líquido”.AZT

Os tipos de azeite de oliva

Só podemos chamar um óleo de azeite de oliva se ele foi extraído exclusivamente da azeitona. Desta forma, não pode haver nenhum tipo de mistura com outros tipos de óleo. Quando se fala em azeite de oliva, a sua qualificação leva em conta o seu processo de extração. Assim temos:

  • Azeite extravirgem: possui ácido oleico numa porcentagem não superior a 1%. É a melhor opção para o consumo pois é o que apresenta melhores propriedades antioxidantes.
  • Azeite virgem: aqui você encontrará um óleo de sabor mais marcante graças à presença do ácido oleico não superior a 2%.
  • Azeite virgem corrente: possui ácido oleico com quantidade não superior a 3,3%.

Os benefícios do azeite de oliva

Faz bem ao coração

Os agentes antioxidantes presentes no azeite reduzem as taxas de LDL, um colesterol ruim que se acumula nas paredes dos vasos reduzindo a sua elasticidade e o o espaço dele, aumentando a pressão sanguínea. É o que se chama de aterosclerose e pode causar diversos problemas como o infarto cardíaco ou então o AVC (acidente vascular cerebral).Azeite

Protege o cérebro

Alguns estudos já começam a apontar os benefícios das substâncias antioxidantes diretamente no cérebro. Por retardar o envelhecimento celular, elas ajudam a manter as funções cognitivas estáveis e também ajuda na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o Parkinson.

Bom para os ossos

O consumo diário de azeite de oliva deixa os nossos ossos mais fortes, menos propensos a fraturas e a osteoporose. Acredita-se que a vitamina K presente o óleo tenha uma relação direta com a saúde do ossos.azeite

Ajuda na perda de peso

Quem quer emagrecer e perder gordura pode acrescentar azeite de oliva na dieta. Muitos devem estar se perguntando se isso não é uma loucura, afinal de contas, o azeite não deixa de ser uma gordura. Isso ocorre porque ele ajuda a promover maior sensação de saciedade e com isso você come menos porque sente menos fome.

Previne o diabetes

Quando estamos passando por alguma doença ou quando há algum tipo de inflamação no nosso corpo, a insulina não consegue fazer o seu trabalho da melhora maneira e assim, o pâncreas precisa sempre secretar mais quantidade desse hormônio. Assim, como o azeite também é um agente antioxidante, essas inflamações diminuem e o trabalho da glândula também.canola

Veja como a Dieta do Mediterrâneo ajuda na prevenção do diabetes.

Como consumir o Azeite de oliva

Quantidade ideal

Apenas duas colheres de sopa por dia ou 30 g de azeite de oliva já é o suficiente para que qualquer pessoa consiga aproveitar todos os benefícios desse alimento. Tente substituir o azeite pela manteiga e outras gorduras como o óleo de soja.

Porém, não se esqueça que tudo em excesso é sobra. Até mesmo um óleo saudável como o azeite pode causar problemas de saúde se consumido em quantidades superiores às ideais.Azeite de oliva: os benefícios e como consumir

Como consumir o Azeite de oliva?

Aqui a imaginação e a criatividade podem tomar conta. Por exemplo, em vez de passar manteiga ou margarina no pão que tal colocar um fio de azeite? Você também pode colocá-lo na salada ou mesmo regar a sua refeição.

Veja essas dicas de como usar menos óleo na sua alimentação.

Muitos ainda ficam na dúvida se o azeite de oliva pode ser colocado para ser aquecido em frituras, por exemplo. Há estudos que afirmam que as cadeias moleculares se desfazem e produzem os mesmos efeitos de uma gordura comum.canola

Já outras pesquisas defendem que se o óleo não for aquecido a temperaturas muito elevadas, não há problemas. Pelo sim e pelo não, melhor usá-lo in natura.

Como armazenar o Azeite de oliva

Na hora de comprar prefira os recipientes de vidro com cor escura ou então de alumínio e que estejam acondicionados em locais arejados. Na hora de guarda em casa deixo-o distante da luz do sol ou mesmo do calor do fogão. Coloque o azeite num ambiente fresco para manter os seus benefícios.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui