A importância dos probióticos para a saúde

U Fabíola Cunha    t 29 de setembro de 2016


Todos temos mais de um trilhão de bactérias vivendo em nosso intestino e isso é uma parte crucial da nossa saúde. Eles auxiliam na quebra dos nutrientes ingeridos, na imunidade, humor e muito mais.

probióticos

O que acontece é que nem sempre essa turma está disposta a cooperar: 90% das bactérias intestinais são boas e 10% ruins. O problema começa quando essa proporção se altera. Alimentação, stress, uso de antibióticos e exercícios (ou falta de) alteram esse equilíbrio delicado, mas o uso de probióticos é uma das ações benéficas para reestruturar a vida dentro do seu intestino.

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O que são probióticos?

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Um probiótico é uma coleção de organismos vivos importantes para o saúde digestiva. Há milhões de espécies desses bichinhos, cada uma com função diferente. No mercado há cápsulas, géis e pó, bebidas prontas, iogurtes, além de alimentos como kimchi, sauerkraut e miso.

Para muitos especialistas, os probióticos são as vitaminas do futuro. A relação deles com um metabolismo ativo e um sistema imunológico resistente explica porque atletas e alta performance ou amadores devem se preocupar com aquela taxa citada acima: 90 por 10.

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Muita gente, por motivos culturais, nem pense no intestino como um órgão importante, que deve ser cuidado sempre. Mas a questão é que quando ele funciona direito, você absorve mais nutrientes, como vitaminas e minerais, que lutam conta os radicais livres, eliminam gordura, etc. As bactérias boas também ajudam o organismo a sintetizar as vitaminas do complexo B que você tanto necessita para disposição, entre outras funções.

Crescimento e fortalecimento muscular, alta performance e recuperação rápida: tudo isso passa pelo seu intestino, ou melhor, pela saúde dele! Mesmo que seja direcionada para a saúde digestiva exclusivamente, a ingestão de probióticos pode auxiliar no seu bem-estar e qualidade de vida, caso você sofra de diarreia ou constipação crônica, Síndrome do Intestino Irritável ou qualquer outra doença crônica.

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Para uma saúde intestinal, é preciso ao menos 5 tipos diferentes de probióticos presentes no organismo – normalmente são 30 os tipos que habitam nosso corpo. Um outro grande benefício comprovado é o aumento da imunidade. Os cientistas ainda não sabem muito bem como, mas um estudo de 2015 comprovou que a parede interior do intestino responde à presença de bactérias boas, como lactobacilos, aprimorando sua capacidade de resistir às agressões ambientais – ingestão de alimentos e líquidos que perturbam a ordem por ali.

Como os atletas de alta performance sabem, a intensidade com que treinam é um fator que deprime o sistema imunológico, então a ingestão de probióticos pode ajudar a rebater essa constante deficiência imune. Consultar um médico sobre o assunto, tanto para conhecer sua real necessidade de suplementos com probióticos quanto para saber quais produtos são mais indicados, é o melhor a fazer.


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