Emagreça com a farinha de amora

U Marcos A.    t 24 de novembro de 2015


A cada dia que passa as pessoas estão procurando meios para emagrecer de forma saudável. Elas estão em busca de alimentos que ajudem na perda de peso e que não prejudiquem a saúde. Uma ótima alternativa a isso é procurar os emagrecedores naturais como a farinha de amora, por exemplo.

Essa farinha, como não poderia deixar de ser, é feita a partir da amora, um aglomerado de frutas menores mais encontradas em região de clima frio. Ela é desidratada e moída, se transformando na farinha. Um dos seus componentes responsáveis pela perda de peso é o fato de ter muitas fibras solúveis.

Emagreça com a farinha de amora

Composição da farinha de amora

Aqui podemos encontrar os mais diversos nutrientes: vitamina C e K, alguns minerais como o potássio, selênio e zinco. Um ponto forte da farinha de amora é o fato dela contar uma quantidade significativa de antocianinas, um poderoso agente antioxidante. Dessa forma, ela consegue trabalhar na prevenção e no tratamento de várias doenças.

Mas atenção! A farinha é mais calória se comparada à fruta. Isso acontece porque a fruta tem grande quantidade de água, que não está presente na farinha. Além disso, esta possui uma concentração muito grande da fruta. Assim, enquanto a fruta oferece 10 calorias em 25 g, a farinha de amora possui, nessa mesma dose, 32.5 calorias.

Emagreça com a farinha de amora

Os benefícios da farinha de amora

Ação antioxidante

Existem algumas substâncias conhecidas chamadas de antioxidantes. Elas ajudam o nosso organismo a eliminar os radicais livres que, por conta da nossa alimentação cheia de produtos industrializados e nada saudável, estão sempre em maior quantidade do que deveriam. A antocianina é o principal agente antioxidante presente na farinha de amora. Ela consegue melhorar a função cardíaca, vascular e retarda o envelhecimento celular.

Reduz o colesterol

Existem 2 tipos principais de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). A fibra solúvel que tem na farinha de amora chamada de pectina, impede que parte da gordura presente no alimento seja absorvida pelo organismo. Isso evita que a gordura vá parar no sangue e acabe se acumulando nas paredes dos vasos desenvolvendo doenças crônicas como a hipertensão arterial.

Emagreça com a farinha de amora

Age na prevenção do diabetes

Pela farinha de amora ter grande quantidades de fibras, ela reduz a absorção de glicose pelo corpo, fazendo com isso seja realizado numa velocidade bem menor. Assim, os picos de insulina, que acontece quando há muito açúcar disponível na corrente sanguínea, não se formam.

Quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos (açúcares), o pâncreas produz uma grande quantidade de um hormônio conhecido por insulina. Ela, por sua vez, é a responsável por armazenar o açúcar que não será utilizado para a produção de energia, dentro das células.

Emagreça com a farinha de amora

Porém, depois de um certo tempo, os tecidos orgânicos vão se tornando mais resistentes a ela. Desta forma, o pâncreas passa a produzir mais insulina para efetuar a função de remanejar o açúcar para dentro das células. É por causa dessa crescente produção de insulina que se desenvolve a doença crônica chamada de Diabetes.

Garante maior saciedade

Por ter grandes taxas de pectinas (fibra solúvel), a farinha de amora proporciona sensação de saciedade por mais tempo. Isso acontece de duas formas. Uma delas é pelo fato das fibras impedirem que o açúcar seja rapidamente absorvido pelo nosso corpo, reduzindo a fome.

Emagreça com a farinha de amora

A outra forma é que as pectinas, por serem solúveis, elas aumentam de tamanho quando chegam ao estômago. É como se fossem esponjas que incham e ocupam um bom espaço dentro desse órgão. Os sinais de saciedade são enviados para o cérebro rapidamente e você se sente saciado por mais tempo.

Melhora a função intestinal

Os nossos órgãos do sistema digestivo possui um movimento em mão única chamado de movimento peristáltico. Ele ajuda a empurrar o bolo alimentar através do corpo para que seja expulso o que não for benéfico. Como as fibras formam um tempo de gel ao redor deste bolo, isso facilita a passagem dele através do intestino.

Emagreça com a farinha de amora

Auxilia na perda de peso

Além de provocar maior saciedade, as fibras presentes na farinha de amora, reduz a absorção das gorduras dos alimentos. É como se a gordura se “cola-se” à pectina. Esta, por sua vez, carrega a gordura consigo impedindo que seja absorvida pelo corpo, transformando-se em gordura localizada.

Como consumir a farinha de amora

A farinha de amora tem um sabor mais doce e por isso pode ser utilizada em bolo, sobremesas, doces, vitaminas e shakes. Também é ótima para ser ingerida com iogurtes, frutas e cereais. A quantidade ideal que deve ser consumida por dia fica entre 20 ou 25 gramas.

Consumir uma porção maior de farinha achando que, por causa disso, os seus efeitos serão potencializados pode ser um verdadeiro tiro pela culatra. Por ser calórica, comer farinha de amora em quantidades maiores que a indicada pode proporcionar o aumento de peso. Também pode causar constipação intestinal já que contém muitas fibras.

Outras farinhas

Como você pode imaginar, existem outras farinhas naturais no mercado como a farinha de berinjela, a farinha de maracujá, a de banana verde e outras. Em comparação à farinha de amora, a de maracujá possui quase as mesmas propriedades, exceto o fato de ser antioxidante. O mesmo acontece com a farinha de banana verde.

Contraindicações da farinha de amora

Não há contraindicações para o consumo normal, lembrando que é necessário beber muita água já que a pectina absorve muitos líquidos quando dentro do corpo. O alerta aqui fica para os diabéticos que não devem ingerir a farinha de amora antes de consultar o seu médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *