Dicas para preparar alimentos de forma mais saudável

U Milena Costa    t 1 de junho de 2018


A parte difícil para muita gente em ser saudável é preparar alimentos de forma saudável e saborosa. Mas isso não é impossível, e algumas dicas podem te ajudar a preparar alimentos saborosos e reduzir coisas que não são saudáveis.

Nesse artigo você confere 6 dicas que vão te ajudar demais a ter uma alimentação mais saudável. Assim você consegue alcançar seus objetivos com muita saúde e se sentir mais disposto e feliz.

Troque frito por assado

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Ao invés de fritar alimentos no óleo, leve-os ao forno. Você vai conseguir alimentos muito mais saudáveis e com valor nutricional. Muitas vezes estamos sem tempo e precisamos comer algo na rua. Nessas horas se você precisa mesmo comer algo como um pastel, opte pelo assado e não o frito.

Em casa você pode ter melhor controle disso. Basta buscar receitas que adaptem os alimentos que você gosta fritos, de forma mais saudáveis. Assim você prepara alimentos assados muito mais saudáveis e até mais saborosos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre carne e saiba se quem malha deve comer ou pode substituir

Vá alimentado ao mercado

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Quando vamos ao mercado com fome compramos mais coisas e mais comidas gordurosas. Isso por que estamos com fome queremos algo rápido e mais pesado. Ir alimentado ao mercado vai te ajudar a se ater a sua lista de produtos saudáveis.

Assim você consegue comprar os ingredientes mais saudáveis e preparar alimentos mais saudáveis. Pois não está sendo controlado pelo desejo e pela fome.

Prepare pratos mais naturais

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Busque colocar mais saladas e vegetais nas suas refeições. Se você gosta muito de industrializados pode parecer difícil, mas é totalmente possível. Comece quem sabe trocando um refrigerante ou suco industrializado por um suco feito em casa da fruta.

Depois você pode incluir uma salada e um purê de batata substituindo boa parte da massa. Que você provavelmente costumava consumir. Com o tempo vai conseguir incluir vegetais cozidos ou até mesmo inclui-los no preparo de alimentos como feijão e arroz.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 8 coisas que te impedem de emagrecer

Horários das refeições

Assim você consegue consumir alimentos mais saudáveis. Se você não suporta o sabor, coloca-los batidos no liquidificador no caldo do seu feijão é uma boa ideia.

Retire a pele do frango

A pele do frango é rica em gordura saturada que aumenta o colesterol ruim. Se você costuma consumir a pele do frango, principalmente frita. Não é uma boa ideia. Uma boa ideia para consumir de uma forma mais saudável é empanando no forno. Tornando a pele de frango mais saudável.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como enrijecer a barriga flácida

Troque sal por temperos naturais

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Muito sal não é bom para a hipertensão e não é bom para a saúde no todo. O ideal é reduzir o consumo de sal, principalmente para os jovens evitarem problemas no futuro. Ainda mais se você tem histórico familiar.

Então uma boa ideia para preparar alimentos de forma mais saudável é trocando o sal por temperos naturais. Alho, cebola, limão, coentro e até pimenta, são temperos naturais ótimos que substituem a necessidade do sal.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como organizar seus horários de refeições 

Use iogurte natural para molhos

A maionese industrializada é utilizada em muitos molhos, seja para saladas ou outros acompanhamentos. Mas não é preciso usar apenas maionese, você pode utilizar o iogurte natural, por exemplo. Existem diversas receitas de molhos com iogurte, muito simples geralmente requerem poucos ingredientes além do iogurte, em sua maioria temperos.


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