A canela é uma conhecida antiga da cozinha, desde a época das grandes navegações ela já fazia parte do arsenal de temperos que ajudavam a conservar os alimentos por mais tempo. Se você ainda se lembra um pouco das aulas de história também vai lembrar que a canela fazia parte do grupo das especiarias da Índia.
Ela tem um sabor marcante e por isso é muito utilizada na gastronomia tanto em bebidas quanto em pratos mais elaborados. Após muitas pesquisas, descobriu-se que a canela é fonte de muitos benefícios e pode até mesmo ser considerada um alimento funcional pois ajuda a prevenir doenças.
Saiba também todos os benefícios que o cravo da índia tem para oferecer.
Os benefícios do chá de canela
O chá pode ser feito a partir das duas formas nas quais a canela é encontrada, ou seja, em talo ou em pó. O chá já consegue oferecer vários benefícios como auxiliar na perda de peso, reduzir as taxas de colesterol (LDL, o colesterol ruim) e retardar o envelhecimento. Esta última propriedade é devido a grande quantidade de antioxidantes que a canela oferece.
Ele também é termogênico, acelerando o metabolismo e ajudando a queimar algumas calorias a mais. Mas, não se esqueça: os termogênicos só funcionam se você estiver fazendo algum tipo de atividade física. Também é um anti-inflamatório natural e por reduzirem os níveis de colesterol, removendo placas de ateroma da parede dos vasos, conseguem melhorar o sistema circulatório.
Para aqueles que praticam musculação e que gostam de praticar treinos intensos, a canela pode ser uma boa parceira. Ela possui substâncias como o tanino e a sacarose que ajudam a aliviar as dores musculares que persistem no pós-treino.
Qual a melhor forma de consumir a canela?
Não existe uma forma específica de consumir a canela, mas quem quer garantir todas as suas propriedades precisa dar preferência às versões em pó ou em talo em detrimento da versão em chá. A versão em pó ou talo possui alguns diferenciais:
- ajuda no tratamento de gripes e resfriados;
- auxilia na digestão;
- é um estimulante natural;
- combate o cansaço;
- contém cálcio;
- e alivia dores musculares;
É preciso ter atenção também nas quantidades ingeridas diariamente e saber que a canela em pó costuma ser mais concentrada do que a versão em talo. Assim, bastam 6 gramas de canela em pó por dia para conseguir todos os seus benefícios. A versão em sachê pode ser consumida em até duas xícaras por dia.
Descubra como o óleo de cártamo pode ajudar na perda de peso.
Riscos e efeitos adversos
O excesso de canela aumenta a sensibilidade e pode causar irritação nas paredes do estômago. Por ser termogênica pode provocar taquicardia e deve ser evitada dias antes de fazer cirurgia, pois ela pode inibir os efeitos de medicações anticoagulantes. Para que esses efeitos sejam evitados o ideal é procurar a ajuda de um profissional ou perguntar a sua nutricionista o que é mais ideal para você.
Contraindicações
O chá de canela não é indicado para gestantes ou lactantes já que possui efeitos termogênicos e pode provocar aborto ou passar certas substâncias pelo leite materno que não são adequadas à criança. Quem faz uso de medicamentos para controlar a pressão arterial ou anticoagulantes também deve evitar o consumo do chá de canela.