Se você é daqueles que não passa o dia sem tomar um leite com achocolatado ou uma vitamina, vai gostar de saber que essa opção cheia de açúcar pode ser trocada por outra muito mais saudável: o cacau em pó. Ele também pode ser utilizado para fazer bolos, biscoitos e outras receitas que você preferir.
Mas não confunda as coisas. Estamos aqui para falar dos benefícios do cacau e não dos alimentos que são feitos com ele como os chocolates. Todo mundo gosta de comer, mas os chocolates, ou a grande maioria deles, possuem grandes quantidades de açúcar e gordura e pouca de cacau que é a parte mais benéfica. Portanto, se for comer essa delícia dê preferência àqueles que possuem grande porcentagem da fruta como o chocolate meio amargo e amargo.
Benefícios do cacau em pó
Existe uma grande lista com todos os benefícios do cacau. Ele é rico em vitamina C e E e sais minerais como o sódio, o ferro, o potássio, fósforo e cálcio. Além de tudo isso, também apresenta uma boa porção de fibras. Por tudo isso o cacau também é considerado um alimento funcional. Veja abaixo o que todos esses nutrientes juntos são capazes de fazer pela nossa saúde.
Ação antioxidante
Os flavonoides encontrados no cacau ajudam a retardar o envelhecimento celular e ainda eliminam os radicais livres em excesso no organismo. E não é apenas isso. Esse nutriente também ajuda a controlar a pressão arterial e previne contra doenças cardiovasculares pois tem ação vasodilatadora.
Termogênico
O cacau contém uma pequena quantidade de cafeína. No chocolate comum não podemos sentir isso porque o teor de cacau neles é muito pequeno. Mas o cacau em pó natural tem um sabor um pouco amargo conferido pela cafeína que existe nele. Como muitos sabem, essa substância é estimulante do sistema nervoso central e aumenta a temperatura do corpo fazendo o metabolismo queimar energia mais rápido.
Veja também sobre o efeito termogênico do Chá Matchá.
Melhora o humor
O cacau é rico em magnésio. Em apenas 50 g há aproximadamente 275 mg de magnésio, quantidade diária suficiente para homens e mulheres em fase adulta ou ainda na adolescência. Esse mineral estimula a produção de alguns neurotransmissores que proporcionam prazer como a serotonina.
Como consumir o cacau em pó
A primeira dica que você precisa saber é que o cacau não deve ser consumido na mesma refeição com outros alimentos que tenham cálcio. Existem uma substância, o ácido oxálico, presente no cacau que se liga ao cálcio e dificulta a absorção do mesmo pelo organismo. Outro detalhe é o alto teor de gordura saturada presente no cacau, assim é preciso tomar cuidado quanto ao excesso.
Descubra qual a diferença entre o leite fermentado, o iogurte e a bebida láctea.
Fora isso você pode polvilhar o cacau em iogurtes ou frutas. Lembrando que o cacau não é doce então você pode incrementar a receita usando mel, açúcar mascavo ou algum tipo de adoçante. Não existe uma quantidade ideal e justamente pelo sabor não é interessante usar muito.
Boa matériamas, faltou a dosagem para ca da situação