Como engordar de forma saudável?

Sim, você leu “engordar” no título acima. Uma parcela da população não está lutando contra os quilos a mais, mas sim contra o peso abaixo do ideal.

Aí você pode pensar que comer lanches, frituras, sorvete e fazer um arrastão na confeitaria mais próxima é o indicado para ganhar peso, não é? Bom, isso pode até aumentar o peso, mas de forma pouquíssimo saudável, até mesmo arriscada para o organismo (muitas pessoas magras não ficam atentas a sinais de doenças cardiovasculares, diabetes ou  hipertensão porque acham que isso só ocorre com quem está acima do peso).gordoEntão como garantir a ingestão de calorias saudáveis, com nutrientes e gorduras boas? Veja só alguns alimentos indicados:

AbacateABACATE

Essa fruta contém 2 gramas de fibra por colher e tem alto teor de proteínas: são 2 gramas por porção de 100 gramas. A cada 100g encontramos 18g de gorduras, mas apenas 20% disso é gordura saturada. Outros 45% são monoinsaturada e os 35% restantes do tipo polinsaturadas, ricas em ômegas 3 e 6.

Castanha-do-parácastanha para

A castanha-do-pará contém selênio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e cobre. Fornece boas doses de vitamina E as vitaminas do complexo B e possui até um pouco de vitamina C. Como uma unidade de castanha do pará possui 27 calorias, ela pode ser uma opção mais calórica para quem quer beliscar algo durante o dia com a intenção de ganhar peso (mas não passe de 10 unidades por dia, pois o selênio pode tornar-se tóxico em grandes quantidades).

Batatabatata doce

Considerada uma vilã das dietas de emagrecimento, a batata é uma boa fonte de fitoquímicos, que ajudam a proteger as células e evitar doenças e envelhecimento precoce. E é rica em vitamina C: 150 g de batata com casca tem 27 mg da substância – quase metade da nossa necessidade diária. Uma batata média de 150 gramas contém aproximadamente 26 gramas de carboidrato. Dê preferência ao alimento cozido, assado, em forma de purê. E não deixe de investir na batata-doce!

Aveiacalcio

A aveia é um ótimo alimento, com alto teor calórico: em 80g  há 300 calorias, em média – 8% delas na forma de gordura. A fibra solúvel reduz o LDL (colesterol ruim). Apesar de calórica, ela tem um índice glicêmico baixo, sendo um carboidrato absorvido lentamente pela corrente sanguínea.

Feijãofeijão

Uma xícara de feijão carioca tem 206 calorias e 1 xícara de feijão preto, 227 calorias. Claro que se você acrescentar itens como bacon e calabresa no preparo do alimento, as calorias (e gorduras) aumentam. O feijão está na mesma família dos legumes, que também inclui lentilha e ervilha. É rico em fibra solúvel, o que traz vários benefícios à saúde.

Evite o sedentarismo!ioga

Mesmo que esteja tentando engordar, opte por alimentos que promovam o ganho muscular (massa magra) e não o ganho de gordura corporal. Não deixe de praticar exercícios, apenas escolha treinos que aumentem a massa muscular, ao invés daqueles que queimam quantidades grandes de calorias. Em caso de dúvida, procure um nutricionista ou educador físico para orientações específicas para seu corpo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Mais conteúdo Similar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui